Capa da Publicação

Sombra e Ossos: Tudo sobre a nova série de fantasia da Netflix

Por Melissa de Viveiros

Uma adaptação dos livros de Leigh Bardugo, Sombra e Ossos promete ser um dos grandes lançamentos da Netflix para este ano, trazendo um novo mundo de fantasia para as telinhas. Esta será a primeira vez em que o mundo criado por Bardugo receberá uma versão em live action, que começou a ser desenvolvida em 2019, e conta com uma equipe com alguns sucessos no currículo.

Mas do que trata a história? Quando a série chega? O que se sabe do elenco? Isso e mais você ficará sabendo nesta lista que preparamos com tudo que você precisa saber sobre a nova grande aposta da Netflix!

Teaser e Sinopse

Além do teaser lançado pela Netflix, que você pode assistir acima, a sinopse da série foi disponibilizada. Nela, é dito que a série nos levará a um mundo dividido pela guerra onde conhecermos Alina Starkov, uma soldado e órfã que revela um poder extraordinário que poderá ser a chave para a libertação de seu país.

A partir daí, Alina deixa tudo que conhece para treinar como parte de um exército de soldados mágicos de elite conhecidos como Grisha, conhecendo um mundo luxuoso onde as pessoas nem sempre são o que parecem. Há, ainda, muito mais que ameaça o mundo de Alina, desde uma equipe de criminosos carismáticos até a ameaça monstruosa conhecida como Dobra das Sombras, e Alina descobrirá que é preciso mais do que magia para sobreviver.

Imagem de capa do item

Um mundo de fantasia diferente

De acordo com a própria autora dos livros, Sombra e Ossos se passa em um tipo muito diferente de mundo de fantasia. O mundo do Grishaverse não é baseado na Inglaterra Medieval, e se parece mais com a Rússia Imperial, com rifles ao invés de espadas.

Enquanto o Reino de Ravka é inspirado na Rússia, Ketterdam, a cidade em que Six of Crows se passa tem inspiração em uma mistura de Amsterdam, Antwerp, Las Vegas, Londres e da velha Nova York, de acordo com a autora.

Sendo um mundo de fantasia, a história conta com batalhas épicas e magia, mas Bardugo enfatiza que, mais importante que isso, a história é sobre as pessoas e os relacionamentos entre elas:

"É uma história sobre pessoas que tiveram que ouvir que não importam provando o quanto são capazes."

Imagem de capa do item

A produção

O showrunner da série é Eric Heisserer, que escreveu roteiros para A Chegada e Bird Box.

Além disso, a produção também conta com Jeremy Webb (Doctor Who, The Umbrella Academy), Mairzee Almas (Outlander, Jessica Jones), Lee Toland Krieger (You, O Mundo Sombrio de Sabrina) e Dan Liu (The Walking Dead) como diretores de episódios da primeira temporada.

David J. Peterson (Game of Thrones, The Witcher) será o responsável por criar as línguas fictícias de Grishaverse.

Imagem de capa do item

O elenco

O elenco de Sombra e Ossos é composto por atores mais e menos conhecidos, sendo a protagonista Alina Starkov interpretada por Jessie Mei Li (All About Eve), que ainda tem poucos papéis em sua carreira. O General Kirigan, conhecido como Darkling, no entanto, será interpretado por Ben Barnes (Justiceiro), um ator bastante conhecido.

Além de Ben Barnes e Jessie Mei Li, Sombra e Ossos trará Archie Renaux (Body of Water) como Malyen Oretsev, Sujaya Dasgupta (Casualty) será Zoya Nazyalensky, Daisy Head (Anjos da Noite: Guerras de Sangue) interpretará Genya Safin, Simon Sears (Enforcement) será Ivan, Zoë Wanamaker (Harry Potter e a Pedra Filosofal) interpretará Baghra, Kevin Eldon (The Last Kingdom) terá o papel de O Apparat, Julian Kostov (24: Viva Um Novo Dia) será Fedyor Kaminsky, Luke Pasqualino (Expresso do Amanhã) interpretará David Kostyk, Jasmine Blackborow (Aamir) será Marie e Gabrielle Brooks (O Black Hole!) será Nadia Zhabin.

Kaz Brekker, Inej Ghafa, Jesper Fahey, Nina Zenik e Matthias Helvar são personagens importantes de Six of Crows, sendo que a história do livro é contada a partir do ponto de vista de cada um deles. Na série, eles serão interpretados por Freddy Carter (Pennyworth), Amita Suman (Doctor Who), Kit Young (Endeavour), Danielle Galligan (Game of Thrones) e Calahan Skogman (Blood Puppet! Christmas '94), respectivamente.

Imagem de capa do item

Diferenças na história

Apesar de ser baseada nos livros de Bardugo, Sombra e Ossos promete ser bastante diferente do material original. Isso porque a série pretende adaptar a trilogia Grisha e a duologia Ketterdam ao mesmo tempo, enquanto nos livros uma se passa depois da outra, tendo personagens diferentes como foco e até mesmo se passando em locais diferentes embora sejam parte do mesmo universo.

Nas palavras da própria autora, de acordo com o What's On Netflix, Sombra e Ossos será "radicalmente diferente dos livros, mas da maneira mais incrível". Bardugo disse ainda que a série será "praticamente uma fanfic com um grande orçamento".

A autora defendeu a adaptação ao falar do processo criativo para colocar Sombra e Ossos e Six of Crows acontecendo no mesmo período temporal, afirmando que a essência dos personagens e das histórias foi mantida.

Para reafirmar sua opinião, Bardugo disse: "Eric e nossa equipe de roteiristas e diretores construíram algo completamente novo que ainda assim permanece de acordo com os personagens e com o coração das histórias."

Imagem de capa do item

Episódios

Já foi confirmado que a primeira temporada de Sombra e Ossos terá oito episódios. Além disso, o título original dos episódios está disponível no IMDb, que os lista da seguinte maneira:

Episódio 1: A Searing Burst of Light

Episódio 2: We’re All Someone’s Monster

Episódio 3: The Making at the Heart of the World

Episódio 4: Otkazat’sya

Episódio 5: Show Me Who You Are

Episódio 6: The Heart is an Arrow

Episódio 7: The Unsea

Episódio 8: No Mourners

Enquanto todos os outros episódios tem nomes em inglês, o quarto episódio tem título em russo, que significa "Recusa".

Imagem de capa do item

Data de lançamento

A produção de Sombra e Ossos começou em outubro de 2019, e terminou em fevereiro de 2020. A série, então, entrou em período de pós-produção.

Apesar de algumas filmagens adicionais terem ocorrido no ano passado, o lançamento da série não parece ter sofrido atrasos, e Sombra e Ossos estreia dia 23 de abril de 2021, na Netflix.

Imagem de perfil
Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_