Silent Hill: 10 monstros mais assustadores da franquia

Capa da Publicação

Silent Hill: 10 monstros mais assustadores da franquia

Por Raphael Martins

No mundo dos games, poucos títulos são tão assustadores quanto Silent Hill, franquia de horror da Konami que desde o PlayStation 1 nos tem feito dormir com dificuldade e ter princípio de taquicardia a cada encontro inesperado em um corredor escuro.

A cada novo título, as criaturas contra as quais lutamos – ou fugimos – parecem ficar ainda mais bizarras e medonhas, nos fazendo perguntar como a mente humana consegue conceber seres assim.

Nesta lista, separamos algumas que de fato nos renderam vários pesadelos. Se você acha que faltou alguma, fala pra gente nos comentários… se tiver coragem, é claro.

Imagem de capa do item

Nurse

Tendo feito sua estreia em Silent Hill, a Nurse, ou simplesmente "enfermeira", é um dos monstros mais icônicos da série, tendo inclusive aparecido na adaptação para o cinema.

Com um vestido sujo de enfermeira, o rosto enfaixado e movimentos corporais perturbadores, a Nurse causa nos jogadores, no mínimo, desconforto.

Seu visual um tanto sensual tem uma justificativa: essa criatura representa as frustrações sexuais de um homem que não consegue mais se sentir atraído por sua outrora bela esposa.

Imagem de capa do item

Mannequin

Esta é mais uma criação de Silent Hill 2. Os manequins são fáceis de destruir, o problema mesmo é ter coragem para se aproximar deles.

Do tronco para cima, o que se vê é mais um par de pernas, prontas para te enfiar a porrada. Pode parecer engraçado falando assim, mas a visão de uma dessas coisas se aproximando de você no escuro não é algo muito saudável. E onde tem quarto vazio com quinquilharia velha, tem um desses manequins do mal.

Imagem de capa do item

Robbie the Rabbit

À primeira vista, Robbie, o mascote do parque de diversões Lakeside não é nem um pouco assustador, é só uma roupa de coelho colorida. Mas sua presença constante em Silent Hill 3, sempre coberto de sangue, causa nervosismo.

O que será que tem dentro? Um cadáver estropiado, um monstro prestes a atacar ou apenas uma roupa vazia? E se ele se levantar? O bicho guarda suas surpresas, e por isso passou a aparecer em vários jogos da franquia a partir do terceiro.

Imagem de capa do item

Asphyxia

"Perturbador" é a única palavra que nos vem à cabeça na hora de definir essa criatura, mas ainda assim ela não lhe faz justiça. Talvez "grotesco" seja mais adequado.

O Asphyxia é uma quimera humana feita com partes de vários corpos fundidos em um, com muitos braços e uma cauda igualmente feita de membros humanos, este é um dos inimigos mais perigosos de toda a série.

Sério, olha pra essa coisa. Não dá vontade de dar meia volta e correr até os pulmões pegarem fogo e estourarem??

Imagem de capa do item

Grey Child

Este aqui é pequeno, mas não é menos asssustador ou mortal. Fruto da manifestação dos poderes da paranormal Alessa Gillespie, as Grey Childs são pequenas, rápidas e carregam facas, que usam para cortar e perfurar seu personagem.

Outro aspecto perturbador desse monstro é o som que ele produz, um misto de risada e algo que não conseguimos definir em palavras. De tão assustador, esse monstro acabou sendo censurado nas versões japonesa e europeia do game.

Imagem de capa do item

Gum Head

Vindo de Silent Hill 4, o Gum Head é nojento só de olhar. Ele parece um zumbi, só que pelado, com o corpo derretido, sem rosto e com um tumor crescendo em seu peito, como se fosse uma outra cabeça se formando. Eca!

Eles representam o ódio que Walter Sullivan sentia dos adultos quando era mais novo, tendo sido abandonado por seus pais ainda bebê e crescido em um orfanato onde foi muito maltratado.

Imagem de capa do item

Memory of Helen Grady

Este chefe de Silent Hill: Origins é bem difícil de se matar, sendo uma versão repulsiva e perturbadora da mãe de Travis Grady, protagonista do jogo.

Esta criatura parece ter saído diretamente de um dos filmes da série Hellraiser. Seu corpo nu é crivado de ganchos por toda parte, enquanto sua boca está sempre aberta por mais ganchos, que puxam sua mandíbula. Boa sorte na hora de enfrentar isso aí, você vai precisar.

Imagem de capa do item

Vatiel

Usando uma máscara costurada em seu rosto que parece ter sido feita com sua própria pele, Valtiel é visto constantemente espreitando Heather Mason, uma das heroínas do game. Ele parece estar muito interessado no corpo dela, já que ele aparece carregando seu corpo para a escuridão sempre que o jogador morre.

Valtiel é uma criação dos deuses sombrios da Ordem, um culto que serve como antagonista de vários games da série, esse monstro não deve ser subestimado nem por um segundo. Um descuido e você já era.

Imagem de capa do item

Needler

Lembrando uma espécie de "aranha humana", o Needler lembra bastante um homem dando à luz a uma criatura demoníaca, tendo pernas afiadas como uma foice. Várias delas, aliás.

Essa criatura causa arrepios só de olhar. Quando você a vê pela primeira vez, então, é uma sensação de medo indescritível que sobe pela espinha. Silent Hill: Homecoming pode não ser um dos mais assustadores da série, mas merece créditos por ter esse monstro como um dos inimigos.

Imagem de capa do item

Pyramid Head

É claro que não podia faltar ele, o ser mais temido e icônico de toda a franquia Silent Hill: o aterrorizante Pyramid Head.

Com um corpo musculoso e uma pirâmide enferrujada cobrindo sua cabeça, esse monstro usa uma espécie de "saia" que mais parece feita de pele humana e carrega por aí uma gigantesca espada, que ele vai usar para te rasgar no meio se você bobear.

Para piorar, ele aparece aleatoriamente durante o jogo e às vezes nem mesmo ataca, fica só te olhando como um animal selvagem olha para sua presa.

Nem mesmo os outros monstros são poupados de seu sadismo e violência: em seu primeiro encontro com ele, no game Silent Hill 2, o Pyramid Head e visto tentando violentar sexualmente um pobre manequim. Bizarro é pouco.