Shazam! – 10 coisas que você precisa saber sobre o Capitão Marvel!

Capa da Publicação

Shazam! – 10 coisas que você precisa saber sobre o Capitão Marvel!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

Origem!

Quando os pais do jovem William Joseph (Billy) Batson foram mortos por seu assistente Theo Adam (mais conhecido como o nefasto Adão Negro), ele foi separado de sua irmã Mary e enviado para viver com seu tio. Infelizmente, seu tio o mandou embora e roubou sua herança. Vivendo nas ruas, Billy sobreviveu vendendo jornais até que um dia um homem encapuzado o levou para uma parte do metrô que nunca havia visto antes. Um trem maravilhoso os aguardava, coberto de hieróglifos e runas. Billy e o estranho foram parar em uma caverna que abrigava estátuas dos Sete inimigos mortais do Homem. Lá Billy conheceu o antigo Mago Shazam, que protegeu a humanidade dos Sete inimigos mortais por milhares de anos. Shazam veio observado Billy e como ele lidou com as provações e dificuldades de sua vida. Shazam ficou impressionado com altruísmo e otimismo irreprimível do jovem. Ele determinou que Billy era digno do poder dos Sábios, e assim o garoto foi escolhido para se tornar mais recente campeão de Shazam, sendo a ele concedidos os poderes dos antigos sábios: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio sempre que ele falava o nome do Mago (SHAZAM!) em voz alta.

Imagem de capa do item

Aspectos Físicos!

Como Billy, o personagem tem 1,52 metros de altura e 56 quilos, porém ao se transformar no Capitão Marvel sua altura passa a ser de 1,83 metros e seu peso dobra para 112 quilos. Sua cor de pele, dos olhos e do cabelo se mantém as mesmas em ambas as versões. Sua aparência foi baseada na do ator Fred MacMurray, um ator americano muito popular na época.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades!

Quando o jovem Billy Batson fala o nome do mago, um raio mágico carregado com o poder dos sábios transforma Billy no herói adulto, Capitão Marvel. Como o Capitão Marvel, ele é possui a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.

Imagem de capa do item

S de Salomão!

S é para a sabedoria de Salomão. A sabedoria de Salomão dá a Billy grande conhecimento, percepção, compreensão e discernimento. Por meio místicos, Salomão é realmente capaz de falar com Billy durante seus momentos de necessidade. Ela também dá a Billy muitas habilidades intelectuais, algumas conhecidas e outros ainda desconhecidas. Algumas destas habilidades específicas são memória fotográfica e o conhecimento avançado de estratégia de guerra e táticas.

Imagem de capa do item

H de Hércules!

A força de Hércules da ao personagem uma das maiores e mais extensas forças físicas das HQs. Com ela, Capitão Marvel consegue erguer corpos com massas gigantescas e destruir materiais extremamente resistentes. Por seu nível de força ser tão grande e perigoso, Billy Batson constantemente o limita, assim ele geralmente só usa a força necessária para realizar o que a tarefa ou desafio exige. Devido a isso, ele não é visto frequentemente movendo objetos de escala planetária embora realizar tais tarefas esteja dentro de suas habilidades

Imagem de capa do item

A de Atlas!

A é para o vigor de Atlas, o Titã que suporta os céus sobre os ombros. Isso significa que ele não precisa dormir ou comer quando está como Capitão Marvel, além de ter resistência praticamente ilimitada. Devido à resistência de Atlas, o Capitão Marvel não fadiga durante ou depois de qualquer esforço, não importa o quão extenuante ou o seu tempo de duração.

Imagem de capa do item

Z de Zeus!

Z é para o poder de Zeus, o mais poderoso dos deuses, embora se relâmpago não cause dano ao Capitão, oponentes que estejam no raio de alcance do mesmo podem ser feridos. Também já foi mostrado que ele pode fazer pequenas alterações em sua aparência por usar o poder de Zeus: certa vez, a fim de poder abrir uma conta no banco, ele se disfarçou como seu pai usando seus poderes. Ele também pode lançar relâmpagos,raios, como ataque. A extensão do poder de Zeus não é conhecida, mas sabe-se que o torna imune à magia.

Imagem de capa do item

A de Aquiles

A é para a coragem de Aquiles, o maior herói da Guerra de Tróia. Isto concede-lhe uma força interior e confiança. Tal coragem o leva a proteger qualquer outra pessoa antes de si mesmo.

Imagem de capa do item

M de Mercúrio

M é para a velocidade de Mercúrio, o mais rápido dos deuses. Isso concede ao Capitão Marvel a velocidade de um deus e o poder de voar. Estima-se que sua velocidade seja tão extensa quanto a de Flash ou Superman, chegando a mover-se tão rápido que sua habilidade foi confundida com teletransporte.

Imagem de capa do item

Reino do Amanhã!

Como a maioria dos personagens em Reino do Amanhã, o Capitão Marvel se aposentou há anos. Na verdade, o Marvel desapareceu cedo, como era um dos heróis mais puros e nobres, foi difícil para Billy se adaptar ao mundo sombrio ao seu redor. O Capitão falou a palavra mágica pela última vez, e a vida de Billy Batson foi normal novamente. Infelizmente, dada a imaturidade do jovem Billy e suas perspectivas bastante ingênuas sobre o mundo, ele acabou crescendo com uma visão retorcida do mundo. Em uma sociedade que passou a ver super-heróis como monstros indesejáveis, Billy tem vergonha do que foi um dia, e esconde seus poderes profundamente dentro de si. O Billy adulto é um dos principais defensores dos direitos humanos, e vive de psicoses esquizofrênicas.

SPOILERS A PARTIR DAQUI!

Ele é manipulado por Lex Luthor a atacar a prisão do Superman, que tenta o parar mas não consegue. Os dois então se enfrentam, resultando na vitória do Capitão, que vence após usar seu raio repetidas vezes, porém o Superman agarra boca de Billy antes que ele possa dar o último grito, enquanto uma bomba cai sobre a área. O Homem de Aço explica que cabe a Billy decidir se ele deve ou não impedir a explosão, já que ele é ambos, humano e Super Herói. Superman então voa para parar a bomba, mas Billy o impede, gritando SHAZAM pelas últimas vezes. A bomba explode matando muitos metahumanos, mas salvando a maioria dos bons. No final, Billy fez a escolha certa, salvando a humanidade. Ele é saudado como um herói e sua capa é pendurada como uma bandeira na ONU.

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown