15 séries de TV que redefiniram a cultura pop

Capa da Publicação

15 séries de TV que redefiniram a cultura pop

Por Jaqueline Sousa

Para muitas pessoas, as séries de TV são o tipo de entretenimento perfeito. Além da grande diversidade de gêneros, são elas que, muitas vezes, nos acompanham ao longo do trajeto até o trabalho ou nos momentos de lazer, por exemplo. 

Tem para todos os gostos: seja drama, comédia ou fantasia, não é de hoje que as produções seriadas garantiram uma posição de destaque não somente na indústria, como também em nossas vidas. Muitas delas até redefiniram a cultura pop e a maneira como nos relacionamos com esse formato audiovisual. 

Pensando nisso, nesta lista vamos te apresentar as 15 séries de TV que marcaram, de alguma forma, a história da cultura pop! Será que a sua favorita está entre elas?

Imagem de capa do item

Game of Thrones

Não dá para falar sobre esse assunto sem automaticamente associá-lo ao sucesso estrondoso de Game Of Thrones. Inspirada pela obra literária do escritor George R. R. Martin, a série da HBO reuniu milhares de pessoas vidradas na frente da televisão, a cada domingo, ao longo de oito temporadas. Assistir à produção era basicamente um requisito básico se você quisesse contribuir com a principal pauta em questão na época.

Apesar do final controverso, não dá para negar que Game of Thrones redefiniu a cultura pop. Mas não ficou só por isso: a série impactou significativamente a percepção do público em relação ao gênero de fantasia, entregando uma trama épica, ambiciosa e com ares cinematográficos.

Com direito a dragões, à busca pelo poder do Trono de Ferro e a personagens icônicos, como Daenerys Targaryen e Cersei Lannister, Game of Thrones pode ser facilmente designada como um sinônimo de fenômeno, no sentido mais puro da palavra.

Onde assistir: HBO Max.

Imagem de capa do item

Lost

Você pode até nunca ter assistido a Lost, mas certamente já ouviu muito sobre como os fãs odiaram o final da série. Assim como Game of Thrones, a história sobre os sobreviventes de um acidente de avião, que vivem em uma ilha misteriosa, também reuniu milhares de telespectadores diante da televisão durante seis temporadas.

Por contar com uma trama enigmática, a série abriu portas para que as discussões acaloradas sobre teorias, por exemplo, ganhassem força, ao mesmo tempo que as mídias sociais também começavam a se tornar mais presentes na vida das pessoas.

Eram tantos mistérios e questões em aberto que a série mudou a forma como o público se relacionava com as produções televisivas, deixando sua marca na cultura pop.

Onde assistir: Globoplay e Star+.

Imagem de capa do item

Arquivo X

Se tem uma série que também merece estar nesta lista é Arquivo X. Criada por Chris Carter, a produção de ficção científica estreou no início dos anos 1990 e deixou sua marca na história da televisão e da cultura pop, além de influenciar tramas semelhantes posteriormente.

Seja pela icônica música de abertura ou pela frase “a verdade está lá fora”, é fato que os personagens Fox Mulder e Dana Scully ficaram imortalizados no imaginário do público. Ao todo, foram 11 temporadas, que mostraram as investigações da dupla de agentes do FBI a respeito de situações inexplicáveis, conhecidas como Arquivo X.

Onde assistir: Star+.

Imagem de capa do item

Jornada nas Estrelas

Poucas franquias da indústria conquistaram tanto prestígio e relevância como a clássica Jornada nas Estrelas. A história de ficção científica apresentou ao mundo o icônico Spock, imortalizado na pele do ator Leonard Nimoy, além de revolucionar a forma como a televisão norte-americana encarava a temática.

A série original foi precursora ao mostrar, lá em meados dos anos 1960, personagens de etnias diferentes, com um enredo que também tratava da evolução humana diante dos avanços tecnológicos e viagens espaciais. O sucesso do programa foi tanto que, hoje em dia, Jornada nas Estrelas, ou apenas Star Trek, é um dos maiores fenômenos culturais do mundo. Afinal, vida longa e próspera!

Imagem de capa do item

Família Soprano

Sabe aquela série que você ama atualmente e que tem um protagonista de caráter duvidoso, geralmente associado aos famigerados anti-heróis? Então, elas devem - e muito - a um programa de TV específico: Família Soprano. Foi a partir da história do chefão da máfia Tony Soprano que a distinção clássica entre heróis e vilões caiu por terra, cedendo lugar para personagens com personalidades ambivalentes.

Mas o legado da família Soprano não se limitou a apenas isso, já que a série criada por David Chase redefiniu a forma como programas de televisão eram feitos. A HBO apostou em um drama ambicioso e diferente de tudo o que vinha sendo produzido desde então. Não é à toa que ela ainda é considerada uma das melhores séries já feitas.

Onde assistir: HBO Max.

Imagem de capa do item

Breaking Bad

Seguindo os passos de Família Soprano, Breaking Bad foi outro grande fenômeno da história da televisão. A trama acompanha o professor de química Walter White que, após receber o diagnóstico de um câncer de pulmão, entra para o mundo do crime ao criar um império de metanfetamina.

Apesar do enredo aparentemente simples, o criador Vince Gilligan conseguiu manter a consistência do programa com personagens interessantíssimos e uma trama envolvente, que foram impulsionados pelo início da popularidade do streaming.

Onde assistir: Netflix.

Imagem de capa do item

Mad Men

Já que estamos falando sobre séries protagonizadas por anti-heróis, Mad Men é outra produção que foi fruto do sucesso de Família Soprano. Criada por Matthew Weiner, as sete temporadas do programa de TV acompanharam a vida do publicitário Don Draper e a rotina de sua agência.

Além de retratar a década de 1960 de um jeito marcante, a série conquistou seu espaço na vida dos telespectadores ao focar em seus personagens, especialmente os femininos, e fugir da mesmice da indústria com um formato narrativo consistente.

Onde assistir: Globoplay, Amazon Prime Video e HBO Max.

Imagem de capa do item

Black Mirror

“Isso é muito Black Mirror” é uma frase que ficou extremamente popular entre o público para designar situações anormais, geralmente relacionadas à tecnologia. Obviamente, ela surgiu a partir do sucesso da série britânica Black Mirror, uma antologia de ficção científica que explora temáticas do gênero de um jeito obscuro e, muitas vezes, pessimista.

A relação entre homem e máquina não é um assunto relativamente novo, mas a série conseguiu proporcionar ao grande público reflexões acerca da modernidade e dos avanços tecnológicos que impactam a nossa própria vida, em pleno século XIX.

Onde assistir: Netflix.

Imagem de capa do item

The Office

Feita a partir do formato “mockumentary”, ou documentário falso, a comédia The Office garantiu sua posição de influência na cultura pop ao trazer um humor inteligente e um jogo de câmeras que virou sua marca registrada.

Apesar de ser um remake da série britânica homônima, a produção estrelada por Steve Carell conquistou o público com personagens construídos a partir de tipos sociais que você facilmente poderia encontrar no seu ambiente de trabalho.

Onde assistir: Amazon Prime Video e Star+.

Imagem de capa do item

Friends

Ainda no universo das sitcoms, não dá para não mencionar Friends. Mesmo que a série não seja revolucionária no quesito narrativo, basta olhar para o sucesso da produção entre o público para entender o porquê ela deixou sua marca na cultura pop.

Com início em 1994, o programa acompanhou, ao longo de 11 temporadas, a vida e a rotina de um grupo de seis amigos. Por mais simples que o enredo pareça, a série conseguiu cativar os telespectadores por meio de seus personagens, eternizando símbolos como a moldura amarela.

Onde assistir: HBO Max.

Imagem de capa do item

The Walking Dead

Inspirada pela série de quadrinhos criada por Robert Kirkman, a série The Walking Dead também vem impactando significativamente a cultura pop desde sua estreia. Usando um apocalipse de zumbi como pano de fundo, a produção acompanha um grupo de sobreviventes, liderados pelo policial Rick Grimes, enquanto procuram um local seguro para se estabelecerem.

A série foi responsável por popularizar a figura do zumbi entre os telespectadores, na televisão, misturando o terror com os dramas da vida humana.

Onde assistir: Netflix e Star+.

Imagem de capa do item

Os Simpsons

A série animada Os Simpsons estreou lá em 1989 e, desde então, continua deixando sua marca na história da televisão e da cultura pop. A produção logo se tornou um grande fenômeno entre o público, influenciando outros programas animados e garantindo uma posição de prestígio na indústria.

Até o momento, o programa já conta com 33 temporadas, que seguem acompanhando a vida da família Simpson. Além disso, os episódios e participações especiais também são outros elementos que tornam a série tão querida pelos telespectadores hoje em dia.

Onde assistir: Star+.

Imagem de capa do item

Twin Peaks

A pergunta “Quem matou Laura Palmer?” atormentou tanto os fãs de Twin Peaks que também deixou sua marca na história da cultura pop. Criada por David Lynch, em 1990, o programa apresentou ao público uma trama misteriosa e repleta de elementos sobrenaturais, tornando-se um dos maiores clássicos da televisão.

Além disso, o grande mistério da série foi praticamente a porta de entrada para a era dos spoilers, já que muita gente não queria descobrir o segredo antes de assistir aos episódios.

Onde assistir: As duas primeiras temporadas de Twin Peaks estão disponíveis no Amazon Prime Video, enquanto a terceira temporada, que é um revival lançado em 2017, está disponível na Netflix.

Imagem de capa do item

RuPaul's Drag Race

Sim, RuPaul’s Drag Race é, na verdade, um reality show, mas merece um lugar de destaque nesta lista exatamente por causa de seu impacto na história da televisão mundial. Ao todo, já são 14 temporadas que acompanham as competições de drag queens que estão em busca do estrelato.

O programa logo se tornou um grande fenômeno na indústria televisiva, batendo recordes de audiência e abrindo espaço para uma maior diversidade na TV, especialmente com uma arte performática tão vibrante e incrível.

Onde assistir: Netflix e Amazon Prime Video.

Imagem de capa do item

Buffy, a Caça-Vampiros

Buffy, a Caça-Vampiros mantém sua posição de importância na cultura pop justamente por ter sido extremamente popular na época de sua exibição. Estrelada pela atriz Sarah Michelle Gellar, o programa revolucionou a TV por apresentar uma protagonista feminina forte (algo que não era explorado na época) e que, como o nome já diz, era também uma caçadora de vampiros.

Foi unindo temáticas sobre os dramas da juventude com uma atmosfera sobrenatural que Buffy conquistou os telespectadores e influenciou novas produções do gênero, garantindo seu legado na história da televisão.

E para você, qual série redefiniu a cultura pop? Não deixe de comentar!