Capa da Publicação

Sandman: Conheça todos os personagens confirmados na série Netflix

Por Melissa de Viveiros

Lançada originalmente como uma série que foi de 1989 a 1996, Sandman se tornou uma das obras mais aclamadas quando se trata de graphic novels. Seu alcance foi tamanho que, além de ter papel em popularizar a mídia, a história de Neil Gaiman é considerada extremamente influente no gênero de fantasia como um todo.

Apesar de múltiplas iniciativas para adaptar a trama em filmes e séries, nenhuma delas foi de fato desenvolvida até a versão da Netflix. Com diversos nomes do elenco confirmados, a produção deve chegar à plataforma ainda este ano, finalmente trazendo a história Sonho para as telinhas.

Para quem não conhece a obra, apresentaremos aqui um pouco sobre todos os personagens que estarão na série. Já para aqueles que tem familiaridade com a obra, nesta lista você poderá conferir quem já foi confirmado na produção até agora!

Imagem de capa do item

Sonho

Sonho é o protagonista de The Sandman. Ele é um dos Perpétuos, seres extremamente antigos e poderosos que personificam conceitos básicos do universo. Como seu nome indica, o personagem é a personificação dos sonhos e histórias, de tudo aquilo que não faz parte da realidade.

Ele já foi chamado por diversos nomes, como Morpheus, Oneiros e mesmo Sandman, entre outros. Seu domínio é o Sonhar, reino para onde todas as criaturas são levadas quando sonham, seja ao dormir ou durante devaneios. Em geral, ele aparece como um homem esguio e alto, mas sua aparência varia de acordo com quem o vê. Na série da Netflix, ele será interpretado por Tom Sturridge.

Imagem de capa do item

Lúcifer

Uma adaptação do anjo caído bíblico, Lúcifer Morningstar é uma das múltiplas versões feitas pela DC. Sua introdução ocorre em The Sandman (vol. 2), onde o personagem havia reinado sobre o Inferno por bilhões de anos, mas se entedia de sua existência. Assim, ele decide abandonar seu reino.

Fisicamente, a aparência de Lúcifer foi baseada em David Bowie, de acordo com exigências do próprio Gaiman. Embora tenha sido interpretado por atores anteriormente, dessa vez será Gwendoline Christie quem viverá o personagem. Apesar das reclamações de parte do público, os anjos apresentados na obra não são definidos como pertencendo até um ou dois gêneros. Assim, Lúcifer não foi necessariamente modificado, permanecendo de acordo com o que está presente no material original.

Imagem de capa do item

Lucienne

Na obra original, Lucienne era Lucien, bibliotecário chefe do Sonhar. A versão da plataforma de streaming parece manter a função do personagem, colocando-a como uma das habitantes do castelo de Sonho, bem como uma guardiã confiável para o reino. Ela guarda uma coleção de todos os livros que já foram imaginados, independente de terem sido publicados ou mesmo escritos.

Em relação à aparência, Lucien é um homem alto e magro, que possui orelhas pontudas. Na série da Netflix, Lucienne será interpretada por Vivienne Acheampong.

Imagem de capa do item

Roderick Burgess

Roderick Burgess é um homem rico, de origem inglesa, cujo maior feito é capturar Sonho. Um mágico e um charlatão, o personagem se determina a se provar como o maior mágico de sua época, buscando a imortalidade por meio da captura de um dos Perpétuos. Embora não capture Morte, como desejava, ele consegue manter Sonho preso.

Fisicamente, Roderick é um homem branco e careca, com rosto enrugado e marcas de idade. Na série, quem viverá o personagem será Charles Dance.

Imagem de capa do item

Coríntio

A primeira aparição do Coríntio acontece em The Sandman #10. O personagem é um pesadelo criado por Sonho, mas que de acordo com ele não cumpre seu propósito original. Nas palavras de Sonho, ele teria sido "criado para ser escuridão, e o medo da escuridão em todos os corações humanos. Um espelho negro, deito para refletir tudo sobre si mesma que a humanidade se recusa a confrontar." Ao invés disso, o personagem se torna um serial killer, o que não cumpre esses objetivos.

A parte mais notável de sua aparência é sua falta de olhos. No lugar dos globos oculares, ele possui "bocas", que aparecem como fileiras de dentes atrás de suas pálpebras. Na versão da Netflix, quem interpretará o personagem será Boyd Holbrook.

Imagem de capa do item

Cain e Abel

Cain e Abel são outros dois personagens com inspirações bíblicas. No mundo de Sandman, eles são sonhos que personificam os irmãos da história presente na Bíblia. Assim, eles são o primeiro assassino e a primeira vítima, que permanecem em um ciclo onde Cain mata Abel, mas este nunca permanece morto.

Asim Chaudhry interpretará Abel na versão da Netflix, enquanto Sanjeev Bhaskar será Cain.

Imagem de capa do item

Morte

A Morte é outra dos Perpétuos, sendo uma das personagens mais conhecidas e adoradas de Sandman. Além de personificar o fim da vida e encerramentos, ela tem a tarefa de guiar aqueles que faleceram recentemente até sua nova existência. Ironicamente, ela é uma figura cheia de vida, bem diferente de representações típicas da morte como algo terrível, maligno ou sério e triste.

Ela aparece como uma jovem mulher, considerada muito bonita. Os elementos mais notáveis de seu visual são a pintura que remete ao Olho de Hórus em um de seus olhos, bem como o colar com um ankh como pingente. Em sua versão live-action, a personagem será encarnada por Kirby Howell-Baptiste.

Imagem de capa do item

Desejo

Desejo também é parte dos Perpétuos, e possui uma longa rivalidade com Sonho. A personagem personifica todas as vontades dos mortais, bem como dos imortais, além de possuir um lado um tanto cruel.

A figura possui em si tanto o masculino quanto o feminino, podendo se apresentar como homem, mulher, nenhum ou ambos. A versão da plataforma de streaming será vivida por Mason Alexander Park.

Imagem de capa do item

Desespero

Desespero é irmã gêmea de Desejo, e diferente da maior parte dos Perpétuos, já teve duas encarnações. As duas versões inclusive possuem algumas diferenças, como o fato de a primeira ser muito mais confiante e falante que a segunda. Esta última é mais fria, possuindo uma inteligência sutil. É ela quem aparece ao longo da história principal de Sandman.

Fisicamente, ela tem baixa estatura, sendo uma mulher obesa que está sempre nua. Sua pele é acinzentada e seus dentes são irregulares e serrilhados. Donna Preston será sua intérprete na série.

Imagem de capa do item

Johanna Constantine

Johanna Constantine foi outra personagem que gerou muitas discussões entre a parte do público pouco familiar com a obra de Gaiman. Ela não é uma versão alternativa de John Constantine, e sim uma de seus antepassados. Uma aristocrata e aventureira, seu caminho eventualmente se cruza com o de Sonho, o que a leva a resgatar Orfeu, filho do protagonista.

No material original, ela é uma mulher branca, com cabelos loiros encaracolados. Na série, o papel de Johanna será de Jenna Coleman.

Imagem de capa do item

Ethel Cripps

Ethel era uma amante de Roderick, sendo também parte do culto místico liderado por ele. Eventualmente, a personagem o abandona, fugindo com outro membro do grupo, ao lado de quem rouba todos os artefatos de Sonho que o culto possuía. Mais tarde, ela deixa seu segundo amante, levando consigo o amuleto de proteção que ele usava. Ela também é a mãe de John Dee.

A produção da Netflix deve mostrar diferentes momentos da vida de Ethel. Isso porque duas atrizes foram confirmadas para encarná-la, sendo Niamh Walsh sua versão jovem e Joely Richardson sua outra intérprete.

Imagem de capa do item

John Dee

O já mencionado John Dee é um personagem que teve origem nos quadrinhos da DC muito antes de sua aparição em Sandman. Criado em 1962, ele é um supervilão da editora que aparece no segundo volume da obra de Gaiman. Com o rubi do amuleto que pertencia a sua mãe, ele tinha a capacidade de manipular os sonhos de mortais adormecidos.

Tanto sua mente quanto seu corpo acabam enfraquecendo por causa do uso da pedra. A série contará com David Thewlis vivendo o personagem.

Imagem de capa do item

Rose Walker

Rose Walker é uma mulher que possui uma conexão especial com o Sonhar. Eventualmente, ela busca se reconectar com sua família, seu caminho acaba se cruzando com o de Coríntio, bem como com alguns dos Perpétuos.

Nos quadrinhos, Rose é uma mulher jovem, de cabelos loiros e pele clara. No live-action, ela será encarnada por Kyo Ra.

Imagem de capa do item

Gilbert

Gilbert aparece na mesma parte da trama da qual Rose participa. Um amigável escritor, ele acompanha a personagem quando ela tenta encontrar seu irmão, o que leva seu caminho a se cruzar com o de Coríntio. Mas há muito mais sobre ele do que pode parecer inicialmente.

Quem o interpretará na produção da Netflix será o ator Stephen Fry.

Imagem de capa do item

Unity Kincaid

Outra personagem relacionada à trama de Rose, Unity é a avó da moça. Uma mulher mortal, ela estava destinada a formar uma conexão única com o Sonhar, sendo capaz de conectar os sonhos de outras pessoas. Esse poder, no entanto, poderia destruir todo o reino, motivo pelo qual Sonho teria que matá-la. Diversos acontecimentos impedem que ela se torne capaz disso, no entanto.

Nos quadrinhos, ela é uma senhora de idade avançada. Sandra James-Young irá encarná-la na série.

Imagem de capa do item

Matthew, o Corvo

O Corvo é um mensageiro de Sonho. Originalmente, Matthew era um homem mortal, que estava no Sonhar quando morreu. Assim, ele se tornou parte do reino, e Sonho ofereceu transformá-lo em um corvo, oferta que ele aceitou.

Sendo um corvo, o personagem não terá um intérprete em cena. Quem dará voz a ele, porém, será o ator Patton Oswalt.

Imagem de capa do item

Lyta Hall

Hippolyta "Lyta" Hall é filha da Mulher Maravilha da Era de Ouro com Steve Trevor, um general aposentado das forças aéreas. A personagem se casou com Hector Hall, um amigo de infância que atuou ao seu lado como herói. É por meio dele que ela eventualmente se envolve com o Sonhar durante o período em que Sonho é capturado. Por estar grávida quando foi ao reino, permanecendo lá por algum tempo, seu filho acaba se formando como parte do Sonho**, o que o torna conectado ao local.

Ela será vivida pela atriz Razane Jammal.

Imagem de perfil
Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_