Sailor Moon: 10 coisas que você precisa saber

Capa da Publicação

Sailor Moon: 10 coisas que você precisa saber

Por Raphael Martins

Misturando elementos de garotas mágicas e das séries Super Sentai, Sailor Moon se tornou um dos maiores sucessos da história dos animes e mangás, se tornando uma referência do gênero Shoujo e influenciando incontáveis obras até hoje.

Ainda na década de 90, as guerreiras lunares entraram no coração do público e nunca mais saíram, continuando uma trajetória de sucesso que já dura quase 30 anos. Conheça melhor essa obra inesquecível nesta lista!

Imagem de capa do item

O mangá

O mangá de Sailor Moon começou a ser publicado em 1992 na antologia Nakayoshi, um tipo de versão da Shonen Jump mais voltado para meninas.

Ele é uma continuação de Codename: Sailor V, primeiro mangá da autora Naoko Takeuchi, que expandiu o conceito apresentado nele e trouxe um grupo de guerreiras que lutavam como um time ao invés de apenas uma heroína solitária, com fortes inspirações no gênero Super Sentai.

O mangá durou 18 volumes (12 na edição revisada) e terminou em 1997, com 60 capítulos.

O anime

O anime e o mangá de Sailor Moon foram desenvolvidos praticamente ao mesmo tempo e a origem de um está ligado diretamente ao outro.

Quando a Toei Animation demonstrou interesse em adaptar Codename: Sailor V para anime, a editora Kodansha pediu que Naoko Takeuchi mudasse o conceito da obra, acrescentando mais guerreiras, expandindo a história e construindo uma nova mitologia.

Estreando apenas um mês depois do início do mangá, o anime e é bem diferente da obra impressa, tanto no traço artístico quanto no tom, que era bem mais leve e engraçado. Até mesmo as personalidades das guerreiras eram ligeiramente diferentes na versão animada. Também há muitos fillers, arcos inexistentes no mangá para estender ainda mais a história.

Imagem de capa do item

As fases

A ideia original tanto da Toei Animation quanto de Naoko Takeuchi era fazer apenas uma temporada, mas o sucesso foi tanto que não dava para parar por aí.

A série clássica teve cinco temporadas: Sailor Moon, Sailor Moon R, Sailor Moon S, Sailor Moon Super S e Sailor Moon: Sailor Stars. Cada fase trazia novos inimigos, novos elementos e novos objetos de transformação para serem convertidos em brinquedos de sucesso.

Ao todo a série clássica tem 200 episódios, que foram ao ar entre 1992 e 1997, mesmo tempo de duração do mangá.

Imagem de capa do item

Os filmes

Como todo anime de sucesso, Sailor Moon ficou popular demais para se resumir apenas às telinhas da TV, ganhando filmes para o cinema.

Ao todo, três filmes foram lançados: Sailor Moon R: The Movie, Sailor Moon S: The Movie e Sailor Moon Super S: The Movie, estes produzidos para o cinema e com orçamentos muito maiores que os da série de TV. Além deles, outros cinco curta-metragens foram feitos pela Toei Animation.

Um novo longa-metragem animado, chamado Sailor Moon Eternal, está programado para estrear em 11 de setembro de 2020 nos cinemas japoneses.

O vídeo não está mais disponível.

Live Action

Uma adaptação de Sailor Moon com atores foi produzida no Japão em 2003 pela Toei Company. Trata-se de um legítimo tokusatsu, feita da mesma maneira que as séries Super Sentai e Kamen Rider.

A versão com atores tem várias diferenças em relação ao mangá. A Sailor Venus, por exemplo, é uma famosa cantora pop ao invés de uma simples colegial. Também são apresentados vários personagens inéditos tanto no anime quanto no mangá, como a vilã Dark Sailor Mercury e a Sailor Luna.

A série teve 48 episódios e mais dois especiais para a TV.

Imagem de capa do item

Crise de identidade

O amor da heroína Usagi Tsukino é Mamoru Chiba, alter-ego do herói Tuxedo Mask. Mas esta não era a única identidade secreta do rapaz, que vivia mudando de personalidade.

Além de Tuxedo Mask, ele também já foi o Cavaleiro da Lua, um herói em trajes árabes que lutava para proteger Usagi; Endymion, príncipe do Reino Dourado e vida passada de Mamoru; e Rei Endymion, identidade assumida pelo rapaz quando ele se casa com Usagi e se torna imortal.

Também há um Endymion maligno, manipulado pelo mal durante a primeira temporada e inimigo das Sailors.

Imagem de capa do item

Haruka e Michiru

Há duas personagens da série que são tão populares quanto as cinco guerreiras principais: Haruka Tennou e Michiru Kaiou, que lutam sob a identidade de Sailor Urano e *Sailor Netuno**.

As duas foram alvo de muita polêmica nos anos 90. No Japão, elas são abertamente um casal, algo que foi censurado nos demais países onde a série foi exibida. Nos Estados Unidos e aqui no Brasil, por exemplo, elas eram apresentadas como primas.

As duas personagens se tornaram um símbolo de amor verdadeiro nos animes e prepararam terreno para outros casais do mesmo sexo que vieram depois, sofrendo com a polêmica para que suas antecessoras não passassem pelo mesmo.

Sailor Moon Crystal

Em 2012, ano de comemoração dos 20 anos da franquia, a Toei Animation anunciou uma nova série animada estrelada pelas guerreiras: Sailor Moon Crystal, que tinha a proposta de ser uma adaptação mais fiel ao mangá.

Com um traço lembrando muito mais o de Naoko Takeuchi, o anime estreou em 5 de julho de 2014, trazendo *Kotono Mitsuishi, a voz original de Usagi, novamente ao papel, mas com o resto do elenco substituído por novos dubladores.

Até o momento, a série conta com três temporadas.

Imagem de capa do item

A autora

Naoko Takeuchi, a autora de Sailor Moon, nasceu em 1957 em Kofu, no Japão. Começou a escrever mangá aos 18 anos, sendo premiada pelas maiores editoras do país pelas histórias curtas Yume Ja Nai e Love Call.

Seu primeiro mangá foi The Cherry Project, e tão logo ele terminou, a autora começou a escrever Codename: Sailor V, que serviu como pontapé inicial para a criação de Sailor Moon, sua obra mais conhecida e que a transformou em uma mangaká famosa.

Ela é casada com outro famoso autor de mangás, Yoshihiro Togashi, criador de Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter.

O vídeo não está mais disponível.

No Brasil

Por aqui, Sailor Moon chegou em 1996, indo ao ar pela extinta Rede Manchete, que só exibiu a primeira temporada. A série só retornaria ao nosso país em 2000, quando o Cartoon Network começou a exibir Sailor Moon R. As séries seguintes também foram ao ar no canal.

Há duas dublagens de Sailor Moon no Brasil: a da primeira temporada, feita pelo estúdio Gota Mágica e com Marli Bortoletto no papel principal; e a das temporadas seguintes, feita na BKS e onde Daniela Piquet deu voz à protagonista.

O mangá, assim como suas histórias paralelas e Codename: Sailor V, foi publicado no Brasil pela editora JBC.