Saiba tudo sobre os McGuffins e descubra 10 filmes que utilizam um!
Saiba tudo sobre os McGuffins e descubra 10 filmes que utilizam um!
McGuffins, resumidamente, são objetos que fazem a trama do filme acontecer. Um “dispositivo de enredo”, em termos mais chiques. O McGuffin pode assumir diversas formas, desde um objeto, até uma pessoa ou lugar.
Atualmente, muito filmes têm utilizado desse conceito em suas narrativas. O termo “McGuffin” foi cunhado pelo icônico diretor Alfred Hitchcock e passou a ser difundido fortemente na indústria do cinema, sendo utilizado com frequência por cineastas e críticos. George Lucas, criador da franquia Star Wars já deu algumas declarações sobre esse artifício de roteiro, afirmando que normalmente o público não se importa muito com ele, mas deveria.
Embora muito se discuta sobre a verdadeira definição do termo e coisas do tipo, McGuffins acabam sendo sempre objeto que fazem a narrativa se desenrolar. Sem eles, não teríamos a história. Já lembrou de alguns filmes que usam um McGuffin? Quem sabe eles não estejam em nossa lista…confira o 10 filmes que dependem de um McGuffin para que sua trama aconteça.
Vão faltar alguns (afinal, só cabem 10), então, sinta-se a vontade para contribuir nos comentários.
Imagens: Divulgação

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (a Arca do título)
Como o próprio nome do filme indica, a tal Arca Perdida é o McGuffin da vez, sendo um objeto de desejo dos vilões e do próprio Indiana Jones, fazendo com que a disputa pela sua posse faça a trama do filme se desenrolar.

Star Wars: Uma Nova Esperança (planos da Estrela da Morte)
Imagine que a princesa Leia não tenha escondido os planos da arma imperial conhecida como Estrela da Morte em R2-D2. Logo, a rebelião jamais saberia do ponto fraco na arquitetura da arma, Luke Skywalker nunca teria achado os androides e o império prevaleceria tranquilamente. Em resumo: não teríamos o filme.

Pulp Fiction (a maleta misteriosa)
Ao decorrer de Pulp Fiction, a gente nunca descobre o conteúdo da maleta que é responsável pelo andamento da trama do filme. Pelo brilho refletido por ela quando aberta, a melhor aposta é que sejam diamantes ou algo de valor inestimável. Ainda assim, é a elusiva maleta que da o pontapé na narrativa de Vincent Vega e Jules Winnfield.

Liga da Justiça (As Caixas Maternas)
Pelos trailers, já da pra perceber que as caixas maternas de Liga da Justiça serão uma parte importante do filme, assim como eram nos quadrinhos. Pois bem, essas caixas, sem as quais não teríamos uma história, também são McGuffins.

O Resgate do Soldado Ryan (Soldado Ryan)
Como explicamos na introdução, às vezes um McGuffin pode vir na forma de um humano. É o caso do Soldado Ryan em "O Resgate do Soldado Ryan". Passamos praticamento o filme todo acompanhando soldados resgatarem Ryan, aquele que ficou pra trás na linhas inimigas. O soldado é a força motriz que coloca as coisas em movimento na trama, sem Ryan, sem filme.

Necronomicon (franquia Evil Dead)
O McGuffin da franquia Evil Dead é o livro dos mortos que atende pelo nome de Necronomicon. É através dele que surgem os problemas sobrenaturais de Ash Williams e é através dele que esses problemas podem ser resolvidos.
O livro dos mortos já rendeu três filmes, um derivado, diversas histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos e uma série de televisão. Tudo que uma franquia precisa é de um bom McGuffin.

Se Beber Não Case (Doug)
O casamento de Doug faz com que ele, junto de três amigos, viagem para Las Vegas para sua despedida de solteiro. Então Doug desaparece e os eventos do filme têm início. Todas as confusões e situações extremas do filme ocorrem por causa da ausência de Doug e da busca pelo mesmo. Assim, temos mais um caso de McGuffin humano nos filmes.

Marvel (Joias do Infinito)
A manopla do infinito do Universo Marvel é obviamente um McGuffin. Aliás, não só a manopla em si, como suas joias. É graças a elas que os eventos de inúmeros filmes despontam e a narrativa caminha para seu clímax em Vingadores: Guerra Infinita.

Missão Impossível 3 (O Pé de Coelho)
Está aí um filme que brinca bem com o conceito de McGuffin. Nele, toda a trama é centrada na busca de um objeto confidencial que atende por Pé de coelho. No entanto, nunca é revelado ao protagonista do que se trata, nem ao espectador, por mais vital que seja para propelir a trama.

O Um Anel (Senhor dos Anéis)
Dispensando apresentações, toda essa saga ambientada no universo fantástico de Tolkien envolve a obsessão dos personagens por um anel e seu poder. Com o objeto sendo o combustível da trama, a sua destruição é o sinônimo de vitória dos protagonistas e o triunfo do lado bom da história.