Saiba tudo sobre as cores dos Sabres de Luz de Star Wars

Capa da Publicação

Saiba tudo sobre as cores dos Sabres de Luz de Star Wars

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Star Wars tem um universo rico e cheio de detalhes. Através dos anos, nos aventuramos nas histórias dos Sith e dos Jedi, e nos encantamos com suas principais armas, os Sabres de Luz. Feitos para defesa e ataque, os Sabres são armas refinadas e letais, e requerem anos de prática e treinamento.

As cores dos Sabres possuem um grande impacto na cultura pop – mas você sabia que não existem apenas sabres verdes, azuis e vermelhos? Aqui, nós separamos uma grande variedade de cores utilizadas pelos usuários da Força em seus Sabres de Luz, e tudo o que você precisa saber sobre eles!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

A origem dos cristais

O que caracteriza a cor de um Sabre de Luz não é necessariamente a personalidade nem o lado da Força que seu dono está, mas sim o cristal utilizado em seu núcleo.

E muito embora a cor dos cristais não signifique muita coisa, eles ajudam a identificar determinados grupos, como os Jedi, os Sith e outros usuários da Força.

Alguns também são mais raros de se encontrar e podem resultar em um sabre mais poderoso.

Além dos cristais, os Sabres de Luz também podem ser construídos à partir de outros materiais como Diamantes, Pérolas e Pedras Kunda. O material utilizado reflete em diferentes propriedades do Sabre - como efeitos prismáticos, a presença de uma aura em torno da lâmina e até mesmo a habilidade de consumir gases tóxicos no ambiente.

Imagem de capa do item

Montando o Sabre

Durante o seu treinamento, o Padawan passa pelo processo de construção de seu primeiro Sabre de Luz e, para isso, deve encontrar um cristal adequado para o processo.

Durante sua jornada, o cristal acaba atraindo o aprendiz, o que faz com que aquele determinado cristal seja escolhido.

Em outros casos, quando os Jedi são levados ao Lado Sombrio, muitos abandonam seu sabre e vão atrás de cristais vermelhos. Em casos mais raros, um Jedi ou um Sith pode "purificar" ou "corromper" o cristal de seu sabre através dos poderes da Força.

Imagem de capa do item

Azul: Os protetores da honra

O Sabre de Luz azul é conhecido por ser o mais comum utilizado pelos Jedi e por outros usuários do Lado Luminoso da Força.

Geralmente são utilizados por Jedi Guardiões que defendem o interesse da República e concentram seu treinamento no combate e domínio do uso do Sabre de Luz.

Comumente utilizado por heróis mais aventureiros e por Jedi mais novos, que defendem a honra e os ideais da Força.

Usuários famosos: Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi, Rey e Leia Organa

Imagem de capa do item

Verde: Os sábios

Já o Sabre verde é bastante utilizado por cavaleiros conhecidos como Jedi Consulares.

São Jedi que procuram trazer o equilíbrio ao universo através de disciplinas mentais mais focadas no uso da Força e menos no combate. Esses Jedi, geralmente, são enviados em missões diplomáticas da República.

A cor verde também está atrelada a Mestres Jedi mais velhos e mais sábios, embora isso não seja necessariamente uma regra.

Usuários famosos: Qui-Gon Jinn, Yoda, Ahsoka Tano, Luke Skywalker

Imagem de capa do item

Vermelho: O Lado Sombrio

Os Sabres vermelhos estão normalmente associados ao Lado Sombrio da Força - embora alguns poucos Jedi como Adi Gallia utilizem Sabres de Luz vermelhos.

Os cristais vermelhos não são encontrados naturalmente em nenhum lugar conhecido do universo. Como os Jedi tinham acesso às cavernas de cristais, quando os Sith iniciaram sua jornada de destruição às fontes dos cristais acabaram tendo de desenvolver um Cristal Sintético para a produção de seus próprios Sabres de Luz, por isso eles possuem a coloração avermelhada.

Usuários famosos: Darth Vader, Kylo Ren, Darth Sidious, Darth Maul

Imagem de capa do item

Amarelo: Os Sentinelas

O Sabre de Luz amarelo é uma variação mais incomum, que é vista principalmente como sendo utilizada pelos guardiões dos Templos Jedi.

No universo expandido, esse sabre também é utilizado por Jedi Sentinelas que patrulham o universo desmascarando trapaças e combatendo injustiças. Esses Jedi tentam trazer o máximo de inimigos para o Lado Luminoso e possui um treinamento equilibrado sendo versado tanto em combate quanto no domínio e uso da Força.

Em Star Wars: A Ascensão Skywalker, é revelado que Rey adquire um Sabre de Luz com uma coloração amarela/dourada, o que pode ser um indício da inclusão dos Jedi Sentinelas no cânone principal.

Usuários famosos: Rey, Guardiões dos Templos Jedi

Imagem de capa do item

Laranja: Os Jedi sombrios

Durante muito tempo, os Sabres de Luz laranjas existiram no Universo Expandido, mas só agora entraram no cânone oficial da franquia, através do jogo Jedi Fallen Order.

Os cristais laranjas são encontrados em planetas extremamente quentes e justamente por isso acabam adquirindo essa coloração.

No Universo Expandido, esses Sabres eram geralmente utilizados por aqueles que sobreviveram à Queda da Ordem Jedi, quando os Jedi perderam o acesso à Caverna de Cristais de Ilum e tiveram de encontrar outras fontes para seus Sabres de Luz. Eles também eram utilizados por Jedi Sombrios e alguns Sith.

Usuários famosos: Cal Kestis, Anja Gallandro, Freedon Nadd

Imagem de capa do item

Roxo: Entre dois extremos

O Sabre roxo geralmente caracteriza usuários que fizeram parte do Lado Sombrio da Força por um tempo, mas acabaram passando para o Lado Luminoso.

Muitos desses Jedi decidem partir em uma jornada para encontrar um cristal natural e construir um novo Sabre de Luz que simbolize a sua própria transformação. Geralmente, eles são atraídos por cristais roxos.

Há também o caso de Mace Windu - mas o Sabre do personagem só é roxo porque Samuel L. Jackson queria algo que o diferenciasse no meio das sequências de batalha.

Usuários famosos: Mace Windu, Ki-Adi-Mundi

Imagem de capa do item

Branco: Além dos Sith e dos Jedi

Uma cor bem única, o Sabre branco geralmente mostra cavaleiros que não seguem a Ordem Sith e nem a Ordem Jedi. Um exemplo disso é Ahsoka Tano, que "purifica" os cristais de dois Sabres vermelhos, tornando-os brancos. Essa é uma prova de sua maestria sobre a Força, e como ela se torna além das noções dos Sith e dos Jedi.

Outra versão da história diz que os cristais brancos geralmente são encontrados em Alderaan e são utilizados pelos Cavaleiros Imperiais, que por sua vez juram lealdade ao servir o Imperador, mas são completamente contrários ao uso do Lado Sombrio da Força. Apesar disso, eles não seguem os preceitos do Lado Luminoso e são vistos como uma espécie de "Lado Cinza" pela Nova Ordem Jedi.

Usuários famosos: Ahsoka Tano, Cavaleiros Imperiais

Imagem de capa do item

Darksaber: Uma arma fatal

O Sabre de Luz negro - também conhecido como Darksaber - é uma arma ancestral cuja origem está envolvida em diversos mistérios. Sabe-se que ela foi criada por Tarre Vizsla, o primeiro Mandaloriano a seguir a ordem Jedi.

Diferente dos Sabres de Luz tradicionais, a lâmina do Darksaber é achatada e vai afinando até sua ponta, além da textura e do próprio punho se assimilarem à uma espada tradicional.

Sua coloração escura é envolta por uma aura esbranquiçada e dizem que é impossível olhar para sua luz por muito tempo.

O Sabre foi mantido no Templo Jedi após a morte de Tarre, mas foi roubado pelos membros do Clã Vizsla. A arma é uma espécie de símbolo de liderança para os Mandalorianos.

Usuários famosos: Tarre Vizsla, Pre Vizsla, Sabine Wren

Imagem de capa do item

Outras cores do espectro

Com a compra da franquia pela Disney, muitas histórias foram tiradas do cânone e jogadas no "Universo Legends" - que basicamente, diz respeito a histórias que podem ou não ter acontecido. São lendas.

No Universo Legends, muitas outras cores de Sabre de Luz foram descobertas, como prata, dourado, ciano, viridiano e até mesmo bronze. Ainda não se sabe se essas cores serão trazidas algum dia para o cânone oficial da saga, que inclui os filmes, as séries de TV, e os novos jogos, livros e quadrinhos.