RPG de Mesa: Tudo o que você precisa saber antes de começar a jogar

Capa da Publicação

RPG de Mesa: Tudo o que você precisa saber antes de começar a jogar

Por Matheus Takahashi

Jogar RPG de mesa é uma das melhores atividades que existem, e é tão bom quanto jogar um RPG no videogame. Há muitos fatores que favorecem isso, como a interação com os amigos e/ou colegas de mesa, interpretar seus personagens e viver praticamente qualquer tipo de aventura precisando apenas de uma ficha, alguns dados e muita imaginação.

Porém, organizar uma mesa não é uma tarefa tão fácil, exigindo um certo preparo para fazer a experiência ser a melhor possível. Dito isso, separamos algumas dicas para você começar a jogar RPG de mesa, tanto como jogador quanto como mestre.

Imagem de capa do item

Sistema de Jogo

Algo fundamental para começar a jogar RPG é entender o sistema de jogo, que é muito mais complexo do que simplesmente rolar os dados e ver no que vai dar. É preciso saber, por exemplo, como funcionam os testes, os turnos de cada jogador, como atacar e se defender de inimigos e muito mais.

Muitos jogos como Dungeons & Dragons e Vampiro: A Máscara vêm com seus próprios sistemas. Mas o mestre pode querer adaptar e criar seu próprio conjunto de regras para criar um jogo único.

Imagem de capa do item

Dados

Não existe RPG de mesa sem os dados, então é claro que é bom que os jogadores tenham um set com vários deles - D20, D6, D8, D12, D10, D4 e D100, cada um numerado com a quantidade de lados que tem.

O D20 é o mais utilizado na maioria dos jogos por ser o melhor para fazer testes e tomar decisões, então é bom que tenha pelo menos um dele. Outros dados como o D6 (o dado que todos conhecem) costumam ser usados com maior frequência, então é recomendado que você invista mais nesses dados "comuns".

Imagem de capa do item

Criação de Personagem

Criar o personagem é um dos processos mais divertidos no início de um RPG. Aqui o jogador pode tentar imaginar uma versão de si mesmo para o jogo ou encarnar outro personagem totalmente diferente - a escolha é sua!

Dependendo do jogo, também é importante criar uma história para o personagem que você vai interpretar, descrevendo o passado do personagem, para que o mestre possa criar um roteiro para o jogo que envolve o jogador na trama.

Imagem de capa do item

Fichas

Outro elemento muito importante para o RPG são as fichas. Cada jogador recebe uma para preencher, colocando nela as estatísticas do seu personagem, como inteligência e força, além de informações fundamentais sobre como nome, inventário, vantagens e desvantagens, etc.

Outra dica indispensável é nunca escrever nas fichas de caneta. Mesmo que boa parte das informações que você vai escrever nela sejam importantes, muitas coisas são temporárias, podendo mudar ao longo da campanha. Escrever a lápis permite que você apague e rescreva sempre que for necessário, deixando a ficha bem atualizada.

Imagem de capa do item

Interpretação

Os jogadores imergem em um novo mundo durante um jogo de RPG, o que torna importante a interpretação dos personagens, que seja fiel às classes e à personalidade definidas pelo jogador.

Claro que você não precisa exagerar na atuação, podendo apenas narrar o que seu personagem está pensando ou vai fazer, mas você precisa saber como interpretá-lo. Como ele reagiria diante daquela situação? Quais são as motivações dele? O que ele pensaria sobre o que está acontecendo? Saber como seu personagem é - e interpretá-lo de uma forma coerente - é uma forma de garantir que o mestre e os demais jogadores não se confundam durante a aventura. Vale a pena investir um pouco mais na criação do personagem e ter essas respostas na ponta da língua.

Imagem de capa do item

Imersão e Ambientação

Algo bem importante para os mestres realizarem boas sessões é melhorar a ambientação dos jogos, para que haja uma maior imersão para os jogadores na mesa. Aqui a gente se refere a detalhes, tal como, por exemplo, uma trilha sonora, que é bem útil para fazer com que o jogo não seja muito silencioso, além de ajudar o imaginário dos jogadores.

Alguns jogos de RPG já vêm com tabuleiros e peças para ambientar a experiência, mas o mestre pode sempre utilizar algum recurso extra de mídia quando possível, usando da tecnologia para exibir imagens de algum inimigo, um lugar ou qualquer outra coisa que quiser inserir em um jogo.

Por último, também ajuda bastante se o mestre desenvolver os NPCs como mais afinco, tornando-os mais orgânicos como personagens e menos genéricos como meros recursos a serviço dos jogadores.

Imagem de capa do item

Hidratação

Uma sessão de RPG pode durar um dia todo, dependendo apenas de como o jogo avança e como os jogadores (e mestre) estão. Desta forma, é bom que todos se mantenham hidratados e bem alimentados para aguentar o tranco por um bom tempo.

Por isso, é bom manter sempre uma garrafinha ou um copo d'água por perto e alguns lanchinhos para comer durante a sessão, como biscoitos ou barras de cereal. Outra opção é definir com o pessoal uma hora de pausa para uma refeição, caso o grupo realmente decida por jogar por um período de tempo mais longo.