Revista escolhe os 30 melhores filmes de heróis de todos os tempos!

Capa da Publicação

Revista escolhe os 30 melhores filmes de heróis de todos os tempos!

Por Gus Fiaux

Fonte: Empire

Imagem de capa do item

#30 - Hulk

Dirigido pelo ganhador do Oscar Ang Lee, esse filme de 2003 traz uma visão mais pessoal e intimista do Gigante Esmeralda, trazendo fortes relações com o seu pai abusivo, a perseguição do governo e dos militares e seu romance com Betty Ross.

Imagem de capa do item

#29 - Superman: O Retorno

Uma verdadeira homenagem aos filmes de Dick Donner e Christopher Reeve. A ação é substituída por um olhar mais nostálgico e menos moderno nesse longa metragem de Bryan Singer.

Imagem de capa do item

#28 - Rocketeer

Um jovem piloto encontra uma mochila a jato e resolve lutar contra diversos vilões comandados por um artista de Hollywood que é, na verdade, um espião nazista disfarçado. Ainda que absurdo, o filme é muito bom e é uma ótima opção para super-heróis fora das adaptações da Marvel e da DC.

Imagem de capa do item

#27 - Homem de Aço

Vindo das mãos do diretor de Watchmen, Homem de Aço se propõe a recontar a história do Superman de um modo mais aterrado na realidade, dando início ao Unviverso Cinematográfico da DC.

Imagem de capa do item

#26 - Capitão América: O Primeiro Vingador

Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o filme narra a origem do Capitão América, símbolo americano pela liberdade e da luta contra a opressão nazista.

Imagem de capa do item

#25 - Poder Sem Limites

Com direção de Josh Trank, Poder Sem Limites procura se preocupar com o que aconteceria caso seres humanos normais com problemas na vida ganhassem poderes sobre-humanos e os usassem de modo irresponsável. Além disso, o filme possui o formato Found-Footage, o que ajuda muito a torná-lo algo único e inigualável.

Imagem de capa do item

#24 - X-Men: Primeira Classe

A grande reinvenção da origem dos X-Men, Primeira Classe se propõe a firmar os fundamentos da equipe ao mesmo tempo que traz toda a história de Xavier e Magneto, seu período como amigos e o que levou eles a se tornarem rivais.

Imagem de capa do item

#23 - Thor

A adaptação da adaptação de uma divindade nórdica, Thor conta a história de um príncipe arrogante de mesmo nome que é enviado à Terra para descobrir a humildade... enquanto isso, o grande destaque do filme jaz na figura de Loki, brilhantemente interpretado por Tom Hiddlestom, que rouba cena em cada aparição.

Imagem de capa do item

#22 - Homem-Aranha

O primeiro grande filme do heróis nos cinemas, Homem-Aranha é um marco na história das adaptações de quadrinhos para o cinema, e trouxe várias cenas icônicas que serão lembradas por muito tempo, como o beijo entre o Homem-Aranha e Mary Jane Watson.

Imagem de capa do item

#21 - Batman

Numa época em que a franquia cinematográfica do Superman morria lentamente, o morcego surgia das trevas direto para a história. Com o visual característico de Tim Burton, o filme de 1989 foi responsável por grandes atos, como ressuscitar o personagem que andava desaparecido das grandes mídias.

Imagem de capa do item

#20 - Batman Begins

Assim como Batman de 89, Begins foi responsável por trazer de volta a vida um personagem consagrado. Explorando aspectos sombrios da vida e da origem do Cavaleiro das Trevas, o longa acabou lançando uma tendência de filmes mais sombrios e com um forte pé na realidade.

Imagem de capa do item

#19 - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

A conclusão da épica trilogia de Christopher Nolan, O Cavaleiro das Trevas Ressurge não tem medo em levar o Batman a lugares inexplorados ao mesmo tempo que traz novos elementos e resgata temas já utilizados na mitologia do personagem.

Imagem de capa do item

#18 - Hellboy II: O Exército Dourado

Assim como seu anterior, Hellboy II, dirigido por Guillermo Del Toro, insiste em uma mistura de gêneros entre a ação cartunesca e a fantasia pesada. O resultado é um longa-metragem que marcou os fãs e que conseguiu superar seu original com grande primor.

Imagem de capa do item

#17 - O Corvo

Cru e brutal (infelizmente, até por trás das câmeras), o Corvo é um conto de tragédia e vingança muito bem explorada que, independente das continuações e reboots, nunca conseguirá ser superado.

Imagem de capa do item

#16 - Homem de Ferro

O primeiro passo em uma franquia de sucesso para a Marvel Studios, Homem de Ferro foi responsável por colocar dois nomes no mapa: Tony Stark e Robert Downey Jr. E pavimentou o caminho para o épico que seria Os Vingadores, 5 anos depois de sua estreia.

Imagem de capa do item

#15 - Kick-Ass

Violento. Ácido. Divertido. Kick-Ass é um filme agridoce, que consegue, em diversos pontos, superar até mesmo seu material original. Trazendo revelações no campo das atuações, o filme faz uma grande sátira aos quadrinhos, de modo que "Sem poderes, sem responsabilidades" é um mote mais que perfeito pra trama.

Imagem de capa do item

#14 - X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

O triunfal retorno de Bryan Singer à frente da franquia mutante teve dois papeis principais: ligar o universo estabelecido na trilogia com a nova roupagem de Primeira Classe, bem como apagar erros e furos na cronologia que vinham sendo esquecidos. O resultado foi bom e trará uma infinidade de possibilidades futuras para os X-Men nos cinemas.

Imagem de capa do item

#13 - Capitão América: O Soldado Invernal

Incorporando aspectos políticos na saga do Sentinela da Liberdade, O Soldado Invernal é uma continuação como não se via há um bom tempo nos filmes de super-heróis. Trazendo a tona um segredo que alterou de vez todo o Universo Cinematográfico da Marvel, Soldado Invernal também tem seus méritos revelados na adaptação do material original, que está bem presente no longa.

Imagem de capa do item

#12 - Blade

O primeiro de uma longa era de sucesso e soberania da Marvel nos cinemas, Blade é um conto de horror protagonizado por um excelente herói. E ainda que sua continuação acabe sendo bem melhor que o longa original, ele merece uma posição aqui por ter dado luz para o que viria no futuro.

Imagem de capa do item

#11 - Os Incríveis

"O melhor filme do Quarteto Fantástico já feito", Os Incríveis é a grande empreitada da Pixar no mundo dos super-heróis, e não apenas traz uma trama envolvedora e acolhedora, como também um pouco de ação para toda a família.

Imagem de capa do item

#10 - Guardiões da Galáxia

Uma diversão para todos os públicos, Guardiões da Galáxia é a primeira comédia com ação da Marvel Studios, e abriu muio bem o panteão cósmico da editora para o público ávido por novos heróis.

Imagem de capa do item

#9 - Watchmen

Adaptação da maior graphic novel de todos os tempos, Watchmen é uma complexa trama envolvendo super-heróis e deuses dispostos a mudar o curso da história e da ética humana simplesmente para salvar a humanidade. Fantasticamente dirigido por Zack Snyder (Homem de Aço), esse clássico de 2009 é uma das melhores e mais aclamadas adaptações já feitas.

Imagem de capa do item

#8 - Corpo Fechado

Dirigido pelo mestre dos plot twists, M. Night Syamalan, Corpo Fechado conta a história de um cara com poderes que acaba se tornando próximo a uma pessoa que insiste que ele é como um herói de quadrinhos.

Imagem de capa do item

#7 - Batman: O Retorno

Trazendo claras inspirações dos quadrinhos e do cinema no geral, O Retorno é responsável por trazer não apenas um grande filme do Batman, mas também a melhor representação da Mulher-Gato no cinema.

Imagem de capa do item

#6 - Homem-Aranha 2

O maior filme do herói aracnídeo até hoje, o segundo filme da trilogia de Sam Raimi é muitíssimo elogiado por todo o desenvolvimento em cima da mitologia do herói, sua ligação com as pessoas ao seu redor, uma repentina crise em sua vida e o surgimento de um de seus maiores inimigos: o Dr. Octopus.

Imagem de capa do item

#5 - Superman

O primeiro grande marco cinematográfico no que diz respeito aos super-heróis, Superman é um filme inovador, que trouxe avanços nas áreas de efeitos visuais e até mesmo do conjunto das adaptações de heróis.

Imagem de capa do item

#4 - Os Vingadores

A épica reunião de tudo que a Marvel planejava desde o primeiro Homem de Ferro, Vingadores é a combinação perfeita de um ótimo filme com uma história descontraída e palpável para todos os públicos. Além disso, ele se encerra inserindo um dos maiores vilões do Universo Marvel, que terá importância direta no futuro da franquia.

Imagem de capa do item

#3 - Superman II

Continuação do primeiro e espetacular filme de Dick Donner, Superman II traz um herói mais amadurecido tendo que lidar com uma situação vindoura de suas origens, quando o General Zod ataca a Terra.

Imagem de capa do item

#2 - X-Men 2

Adaptação de uma das maiores histórias dos X-Men, X2 é um filme sobre preconceitos e sobre o quanto a humanidade está disposta a odiar aquilo que não entende... e como esse ódio tem reações tão fortes e gritantes.

Imagem de capa do item

#1 - O Cavaleiro das Trevas

É nesse filme que Christopher Nolan prova que seu plano é trazer uma história real sobre o Batman. E vai além disso: é um filme sobre loucura e corrupção. Sobre erros e sobre heroísmo. E de quebra, traz uma das mais icônicas versões do Coringa de todos os tempos!

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux