Resident Evil 4: 10 coisas que gostaríamos de ver em um remake

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Resident Evil 4: 10 coisas que gostaríamos de ver em um remake

Por Matheus Takahashi

Apesar do recente anúncio de Resident Evil Village como o oitavo jogo da franquia Resident Evil, rumores ainda indicam que a Capcom está interessada em desenvolver mais um remake de seus antigos títulos – no caso, de Resident Evil 4, originalmente lançado em 2005.

Sendo considerado por muitos como um dos melhores títulos da franquia, o jogo trouxe uma nova perspectiva para a série Resident Evil de várias maneiras. Caso o remake seja confirmado, muitos fãs gostariam de ver a volta de alguns dos elementos do jogo, bem como a melhoria de outros, mais algumas adições. Confira a seguir 10 coisas que gostaríamos de ver em um possível remake de Resident Evil 4.

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RE Engine

A melhor novidade que veio da Capcom, e que já havia estreado no lançamento de Resident Evil 7 é a RE Engine, o motor de jogo que permite a criação de um ambiente mais realista e assustador para a franquia, com melhor resolução gráfica e iluminação.

Se o remake realmente vir à tona, a nova engine certamente será um elemento bem importante. Algumas modificações feitas por fãs já mostraram que o jogo pode ter uma boa resolução gráfica só com remasterização, imagine se o jogo for desenvolvido com a RE Engine? Certamente seria uma experiência única.

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Campanhas Alternativas

O jogo original trouxe para os jogadores uma boa variedade de conteúdo extra, como a presença da campanha da Ada Wong, que faz aparições bem importantes na história principal, e sua campanha individual trás mais detalhes para a trama.

Seria bem interessante não apenas ver uma campanha maior apresentando Ada como personagem jogável, mas também uma campanha com Luis Sera, outro aliado de Leon nos eventos do jogo, e que não tem uma campanha alternativa no jogo original. Como alguns fãs gostaram bastante do personagem, não seria uma má ideia trazer isso como uma adição para um remake.

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Melhorias Para os Inimigos

Aqui nós não queremos dizer que a Capcom deveria fazer com que os Ganados sejam mais resistentes e complexos de vencer, mas sim melhor desenvolvidos - pelo menos, em relação aos seus defeitos. Quem já jogou Resident Evil 4 lembra que o jogo trazia alguns absurdos, que causavam um enorme estresse ao longo da campanha - como inimigos que continuam com suas animações mesmo sem cabeça (e não estamos falando dos que liberam parasitas depois que perdem a cabeça).

Para além disso, seria também uma ótima oportunidade para a Capcom melhor seus inimigos na própria RE Engine, que nos remakes anteriores são verdadeiras esponjas de balas, exigindo muita munição e paciência para derrubar um único zumbi.

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Minijogos

Durante a campanha no Castelo de Salazar, o jogador pode realizar alguns minijogos, onde alguns extras do jogo e outros prêmios eram desbloqueados. Ainda pensando na ideia de trazer mais conteúdo, os minijogos não seriam uma má ideia para se trazer de volta para o jogo.

Os minijogos também eram algo que faziam de Resident Evil 4 um jogo único em relação aos demais, e pode ser uma maneira mais interativa de fazer com que o jogador possa desbloquear extras como artes conceituais, modelos dos personagens e até mesmo armas extras.

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Modo Mercenaries

Algo que fez falta nos últimos títulos de Resident Evil é o modo Mercenaries, um modo de jogo que estreou em RE4, e que esteve presente até o sexto título da franquia. O retorno desse modo de jogo seria uma boa decisão para um modo online, por exemplo, principalmente se personagens dos outros remakes, como Jill, Claire e Hunk, só para citar alguns exemplos, puderem ser disponibilizados para a escolha do jogador.

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Mais Opções de Exploração

Algo que foi bastante reclamado no remake de Resident Evil 3, o lançamento mais recente da franquia, é a linearidade do jogo, que tirou um elemento especial do jogo original: a exploração do mapa do game, que é situado na área urbana de Raccoon City.

Dito isso, seria bom se a Capcom e seus desenvolvedores tomassem cuidado com esse tipo de coisa. Claro que, por questões de narrativa, o jogo ainda fará com que o jogador tenha que ir do ponto A para o B, mas também é preciso fazer um desenvolvimento que torne o jogo menos maçante e mais divertido. Para Resident Evil, qualquer jogo que saiba explorar bem a dualidade entre uma trama linear e a exploração de ambientes é bem recepcionado - o remake de RE2 é o melhor exemplo disso.

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O Mercador

Se Resident Evil 4 realmente vier a ter um remake, o jogo só tem uma obrigação: trazer o Mercador de volta. Muitos fãs gostaram da presença do personagem no jogo original, que servia como um serviço de compra no jogo - Leon podia vender tesouros encontrados e suas armas para poder comprar novas armas, aprimoramentos e outros recursos.

Isso também seria uma maneira inteligente de manter um elemento importante e marcante do jogo original no remake, o que não apenas manteria a fidelidade em relação ao original, mas também fazendo os fãs ficarem bem felizes com a sua presença na nova geração.

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Variedade de Armas

Falando sobre o Mercador, algo que o remake certamente deveria trazer de volta é a grande variedade de armas que o jogo disponibiliza ao jogador, trazendo vários tipos diferentes de modelos de pistolas, espingardas e metralhadoras, por exemplo.

Não apenas as armas, mas até mesmo os recursos de cura eram variados - você pode se curar ao comer um ovo ou um peixe. Se a Capcom trouxer de volta esse tipo de variedade, tanto das armas quanto de cura, certamente será uma boa decisão.

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Melhores Diálogos

Os jogos mais antigos de Resident Evil são repletos de diálogos estranhos e falas que, hoje em dia, parecem ser bem estranhos e fora de contexto. Felizmente, um remake deverá melhorar bastante a narrativa neste quesito.

Resident Evil 4 não tem problemas muito graves e relação a isso, mas certamente os tempos atuais podem não ser bem convidativos às inúmeras frases de efeito que Leon diz ao longo da campanha, fazendo o jogo parecer um filme de ação bem clichê -o que, na visão de alguns, não é um problema. Elas até podem voltar, desde que usadas nos momentos certos.

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O Comunicador

Falando em frases de efeito, Leon as gasta muito em seu comunicador, principal após ele e Ashley chegarem ao Castelo de Salazar - dali em diante, o comunicador só serve para Leon e os vilões da trama trocarem farpas, e, de vez em quando, explicar sobre os novos estágios do jogo.

Um remake com certeza traria melhoras nesse sentido. Desta forma, o comunicador pode aparecer no jogo de uma maneira mais útil, com a Agente Hunningan podendo dar suporte a Leon por mais tempo de jogo do que teve no original, por exemplo.