10 melhores regras para sobreviver a um filme de terror

Capa da Publicação

10 melhores regras para sobreviver a um filme de terror

Por Flávia Pedro

Filmes de terror estão repletos de clichês e eventos que podem facilmente ser evitados, caso os personagens não fossem irresponsáveis. Claro que, para um filme de terror acontecer, é necessário que seus personagens muitas vezes sejam burros, ajam sem pensar e acabem se metendo em grandes furadas… Mas existem algumas regras que se deve seguir, se você quer sobreviver a um filme de terror.

Assim, vamos te contar as 10 melhores regras para sobreviver a um filme de terror! Bora lá?

Imagem de capa do item

Se alguém de confiança disser que há algo errado, acredite!

Um dos maiores erros dos filmes de terror é não confiar em pessoas próximas. Muitos personagens - principalmente em filmes de casas assombradas - acabam não acreditando quando seus familiares dizem que há algo de errado. Isso abre portas para que a tragédia aconteça, já que nada é feito pelo personagem principal e a história continua a desandar e se encaminhar para um final trágico.

Ou seja: se alguém de confiança te dizer várias vezes que há algo de errado em uma casa ou em uma situação, acredite e tome alguma atitude rápido.

Imagem de capa do item

Nunca se separe de seus amigos

Se há uma ameaça que está matando pessoas em um filme, pegando suas vítimas desprevenidas e sozinhas, qual a razão para os personagens se dividirem? Isso acontece em muitos slashers onde temos grandes assassinos que ficam à espreita para fazer suas vítimas de forma violenta. Normalmente, o grupo de pessoas acaba se reunindo em algum momento da trama e chegam a conclusão de que há uma ameaça, porém, por motivos que podem ser extremamente bobos, se separam e acabam se tornando mais uma presa fácil para o serial killer.

Imagem de capa do item

Nada de porões!

Os porões de casas podem ser extremamente horripilantes, principalmente em filmes de terror. Se você é um personagem dentro de uma trama de horror, o recomendado seria você ficar o mais longe possível de um porão barulhento e sinistro. Muitos seres malignos e sobrenaturais foram relatados em filmes ocupando esses lugares, talvez por ser o local da casa com menos contato com humanos (ou só pelo clichê mesmo).

Imagem de capa do item

É bom evitar o sexo

Se tem uma coisa que é certa em filmes slasher é: se tem um casal fazendo sexo, esse casal vai morrer! É quase certeza de que os dois personagens vão ser assassinados juntos e de forma brutal.

Por algum motivo desconhecido, os grandes vilões e assassinos não gostam de ver ninguém dando uns amassos. Ou a questão sobre o sexo pode ir até para além disso, já que existem filmes onde verdadeiras maldições sinistras são passadas através de relações sexuais… De um jeito ou de outro, se você está em um filme de terror, é melhor deixar para transar depois.

Imagem de capa do item

Não confie em bonecos assustadores

Filmes de terror nos ensinam que bonecos e bonecas, simples brinquedinhos infantis, podem ser malignos e fonte de todo o mal! Se tem algo que aprendemos é a não confiar ou querer ter por perto esses bonecos com uma aparência sinistra porque, na maioria das vezes, não é só a aparência desses objetos que é macabra (mas também o seu interior).

Imagem de capa do item

A criatura nunca morre de primeira

Se você quer matar de uma vez por todas o que está te perseguindo ou causando medo, esteja pronto para fazer isso mais de uma vez! Uma coisa bem comum entre os filmes de terror é quando seus heróis acreditam que fizeram tudo certo e que estão livres do mal só porque “venceram” a criatura de alguma forma bem básica.

Mas, se você é um fã de terror, sabe que essas criaturas sempre voltam, não é? Então, esteja pronto sempre! Não abaixe a guarda e perceba os sinais -- assim que entender que o mal está atrás de você de novo, com certeza dará cabo dele.

Imagem de capa do item

Casa grande e antiga? Fique longe!

Se você viu uma casa grande, antiga, afastada de tudo e com um preço ótimo para o aluguel, nossa dica é: não alugue! O barato pode sair muito caro, com sua família sendo assombrada por meses, ou pior: sendo brutalmente assassinada.

Tem de tudo: de histórias onde espíritos possuem um familiar, que acaba matando seus entes queridos de forma cruel, a pessoas que moram sozinhas em casas assombradas e enlouquecem devido aos eventos paranormais. Sem contar quando os antigos donos da casa não agem como stalkers dispostos a tudo para ter o imóvel de volta…

Imagem de capa do item

Não vá checar os barulhos estranhos

Uma coisa que sempre acontece em filmes de terror é: os personagens insistem em checar barulhos ou vultos quando estão sozinhos e, mesmo quando estão acompanhados, tendem a deixar a outra pessoa para trás para irem sozinhos. Isso é a receita perfeita para ser morto! Serial Killer, vilão sinistro, boneco assassino, espíritos demoníacos… Qualquer coisa vai tentar te atrair com barulhos e vai te matar, então evite esse clichê.

Imagem de capa do item

Nunca largue sua arma

Geralmente, os filmes de terror nos oferecem um momento animador e aliviante, quando o herói finalmente encurrala o vilão e está prestes a dar cabo dele de forma incrível. Porém, estamos falando de filmes de terror e, aqui, o mocinho perder sua arma em um momento relevante é algo quase corriqueiro.

Seja ela uma arma de fogo, uma bíblia, uma cruz, uma faca, um martelo, um picador de gelo, um utensílio cortante ou perfurante… Absolutamente qualquer uma dessas opções pode acabar caindo das mãos dele no momento mais importante de todos.

Imagem de capa do item

Palhaços podem ser assustadores

Na vida real, palhaços são profissionais que levam alegria ao seu público, com brincadeiras divertidas e muita descontração. Porém, após um caso real de um serial killer que se vestia como palhaço, filmes com assassinos também vestidos assim acabaram se tornando comuns. Claro que essas obras da ficção também exploram o medo excessivo que algumas pessoas têm de palhaços, mas uma coisa é clara: se o filme é de terror e tem um palhaço, a última coisa que ele vai fazer é te fazer rir.