10 fatos e curiosidades sobre Pyro, dos X-Men

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre Pyro, dos X-Men

Por Matheus Takahashi

A mitologia dos X-Men nos quadrinhos da Marvel apresenta uma enorme gama de personagens mutantes, tanto heróis quanto vilões, ou mesmo anti-heróis. Recentemente, nas páginas dos Carrascos (Marauders, no original em inglês), um antigo vilão passou a ser aliado do grupo: Pyro. O nome é familiar? Provavelmente é. Veja aqui tudo o que precisa saber sobre ele.

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

Pyro apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em X-Men #141, de 1981, que fazia parte do famoso arco Dias de um Futuro Esquecido. Criado por John Byrne e Chris Claremont, o mutante estreou como integrante da Irmandade dos Mutantes de Mística, que, na história, estavam na tentativa de assassinar o senador Robert Kelly, representante do movimento anti-mutante no governo, e cuja morte desencadeia o futuro onde os Sentinelas dominam o planeta Terra, executando tanto humanos quanto mutantes.

Imagem de capa do item

Origem

St. John Allerdyce nasceu e cresceu na Austrália, onde pretendia ser um jornalista, já que seus poderes mutantes não tinham como lhe trazer algum lucro - ou, ao menos, ele não fazia ideia de como usá-los para tal, ainda. Sem sucesso na sua carreira, John se juntou a Mística em sua formação da Irmandade dos Mutantes, depois que ela tomou conhecimento dos seus poderes. Apesar de tudo, John tem uma grande paixão por contos góticos e tem boa escrita jornalística.

Imagem de capa do item

Poderes

Pyro tem controle do fogo, possuindo um lança-chamas e um tanque de combustível em seu traje. Nos primórdios, o personagem usava isqueiros ou fósforos para criar uma chama e manipulá-la.

Seu controle sobre as chamas é incrível, podendo aumentar sua intensidade e até desenhar formas, alcançando temperaturas altíssimas.

Imagem de capa do item

A Irmandade de Mutantes

Sua passagem pela Irmandade dos mutantes durou bastante tempo. Após serem presos pelo atentado ao Senador Kelly, Pyro e os outros membros formam a Freedom Force, e serviram ao governos dos EUA. Após vários conflitos com outras equipes do Universo Marvel, uma missão desastrosa no Kuwait coloca um fim na equipe, e Pyro só volta à Irmandade com a ajuda de Groxo, e o grupo volta a ser derrotado pelos X-Men.

Imagem de capa do item

Morte

John acaba sendo um dos infectados pelo vírus Legado, que infecta apenas mutantes, sendo bastante letal também. Porém, Pyro decidiu gastar seus últimos momentos de vida sendo útil e tendo um final de vida mais agitado, e se envolveu em vários conflitos, como um confronto com o Demolidor, reunir uma equipe para conseguir a cura para o Legado com o vilão Alto Evolucionário, e até mesmo salvar a pele do Senador Kelly, ao impedir que o mutante Post o matasse. Porém, ele ficou gravemente ferido ao salvar Kelly, e morre nos braços de seu antigo rival, enquanto pedia pelo fim do conflito entre mutantes e humanos.

Imagem de capa do item

Ressurreições

Como quase todo personagem de quadrinhos, Pyro voltou à vida. E duas vezes. Na primeira, ele voltou dos mortos para fazer parte do exército da vilã Selene, no arco Necrosha, e morreu novamente, dessa vez sendo morto pela X-Force.

Mais recentemente, ele voltou à vida na ilha de Krakoa, sendo ressuscitado pelos X-Men, e passou a fazer parte da equipe dos Carrascos, num teste para saber se uma nova técnica de ressurreição dos X-Men funcionaria ou não.

Imagem de capa do item

Os Carrascos

Após descobrir que estava sendo usado de cobaia para os testes de ressurreição em Krakoa, John planejou fugir da ilha e trazer problemas aos X-Men. Para evitar isso, a Tempestade o recruta para os Carrascos (Marauders, em inglês), onde ele iria ajudar a defender a ilha e os mutantes que nela vivem. Em uma das histórias mais recentes com a equipe, Pyro tatuou uma enorme caveira preta no rosto.

Imagem de capa do item

Filmes

Pyro teve aparições na primeira trilogia dos X-Men nos cinemas. No primeiro filme, ele teve apenas uma pequena aparição, mas teve maior destaque nos dois longas seguintes, sendo interpretado por Aaron Stanford. Na trama da trilogia, Pyro fazia parte da Escola Xavier Para Alunos Superdotados, mas trocou de lado no final do segundo filme, se aliando a Magneto, com quem antagoniza o terceiro filme, na guerra para destruir a chamada "cura mutante".

Imagem de capa do item

Desenhos Animados

O personagem não teve grandes aparições em séries animadas. Ele pode ser visto em X-Men: Evolution, Wolverine e os X-Men e em Pryde of the X-Men. Em todos os casos ele aparece como vilão, sendo parte da Irmandade dos Mutantes.

Imagem de capa do item

O Outro Pyro

Outro mutante assumiu o nome Pyro uma vez. Simon Lasker, após descobrir seus poderes, foi hipnotizado por Mesmero para acreditar que era o verdadeiro Pyro, e integrou uma equipe fajuta da Irmandade, que servia a uma ativista anti-mutante, Lydia Nance.

Porém, após a vilã ser derrotada, Simon fugiu, e reapareceu para fazer as pazes com os X-Men no Instituto Xavier. Ele acabou se tornando um bom amigo para Colossus e Kitty Pryde, e teve uma pequena rixa com o Homem de Gelo.