Capa da Publicação

As principais semelhanças e diferenças entre o Batman e o Homem de Ferro!

Por Felipe de Lima

Esta lista é uma sugestão do nosso leitor e fã Fábio Pinnow Piccinini.

Imagem de capa do item

Semelhanças genéricas

O Homem de Ferro, assim como o Batman, é um gênio, bilionário, playboy e filantropo, ambos adoram a flertar, e ambos são grandes nomes da indústria. Eles herdaram as empresas de seus pais, que foram mortos quando ainda eram jovens - Tony nem tanto.

Batman tem um mordomo chamado Alfred e o Homem de Ferro tinha um mordomo chamado Jarvis, que mais tarde se tornou a tecnologia J.A.R.V.I.S..

Nenhum deles têm superpoderes, e usam o seu dinheiro para a construção de seus trajes e armas. Ambos possuem seus sidekicks. No caso do Batman é o Robin e no caso do Homem de Ferro é Máquina de Combate.

Imagem de capa do item

Heroísmo

Homem de Ferro é um herói no Universo Marvel, enquanto o Batman, devido aos seus atos duvidosos, foi considerado um vigilante durante muito tempo. O Batman era visto pela mídia como um criminoso que levava o caos às ruas da cidade de Gotham.

O Batman tem uma grande preocupação em manter sua identidade secreta sobre sigilo, evitando que muitas pessoas saibam quem está atrás da máscara. O Homem de Ferro, por sua vez, nunca teve muita preocupação com isso, e gosta do reconhecimento por ser um herói.

Imagem de capa do item

Criação

Batman foi criado pelo artista Bob Kane e pelo escritor Bill Finger em 1939, e teve sua primeira aparição na edição 27 da revista Detective Comics.

Depois do sucesso do Superman, a DC Comics queria mais super-heróis em seus títulos. Bob Kane teve uma ideia para um personagem chamado "Bat-Man", que mais tarde se tornou "Batman" devido a uma sugestão de Finger.

O alter-ego do personagem foi influenciado pelos nomes de Robert the Bruce e Anthony Wayne, que, nos quadrinhos, é um ancestral de Bruce. Para o traje, Kane se inspirou em um aparelho voador projetado por Leonardo da Vinci: o ornitóptero, um planador que teve asas como as de um morcego. Kane inicialmente apresentou o Batman com um traje vermelho e preto, sendo influenciado pelo Flash Gordon de Alex Reymond. Finger sugeriu que o traje do personagem tivesse as cores cinza e preto para parecer mais sombrio.

Quanto a máscara com os olhos brancos, mais tarde Firger admitiu que foi influenciado pelo Fantasma para mostrar o Batman com uma máscara sem pupilas visíveis.

Imagem de capa do item

Criação

Tony Stark fez sua primeira aparição em na edição 39 de Tales of Suspense em 1963.

Ele foi criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby. O personagem foi vagamente baseado na vida do rico e bem sucedido playboy Howard Hughes. Pode-se dizer que o Homem de Ferro simbolizava a meritocracia do capitalismo.

Na década de 1960, quando o Homem de Ferro foi criado, a ameaça do comunismo da URSS era enorme. Isso fez com que o Homem de Ferro lutasse contra comunistas e pessoas do Bloco Oriental para enviar a mensagem de que grandes coisas poderiam ser alcançados através do trabalho duro e redenção.

Imagem de capa do item

Bruce Wayne

Todo mundo conhece a história de origem do Batman, mas eu vou recontar.

Bruce Wayne era filho dos filantropos e milionários, Thomas e Martha Wayne. Quando Bruce tinha oito anos, ele se seus pais estavam saindo de um cinema quando foram abordados por um criminoso chamado Joe Chill. Thomas, tentando proteger sua esposa, foi baleado. Em seguida, não suportando os gritos de Martha, Chill também a matou.

Bruce, traumatizado pela morte de seus pais, nunca mais foi o mesmo. Desde então, o menino foi criado por seu mordomo, Alfred Pennyworth e herdou a vasta fortuna de sua família, bem como empresa de seu pai, a Wayne Enterprises.

Sob as lápides de seus pais, Bruce fez um juramento solene para vingar suas mortes.

Imagem de capa do item

Tony Stark

Anthony Edward "Tony" Stark nasceu em Long Island, Nova York, filho de Howard Anthony Stark e Maria Collins Carbonell Stark.

Desde muito cedo, Tony Stark foi reconhecido por sua grande inteligência. Entretanto, isso fez com que ele não conseguisse se relacionar muito bem com outras pessoas, o que o levou a criar um grande fascínio por máquinas. Com a idade de 19 anos, Tony já era mestres em física e engenharia.

Com 21 anos, Tony perdeu seus pais em um trágico acidente de carro, o que fez com que ele herdasse a Stark Industries, um mega-conglomerado que fabricava a maioria das armas do exercito dos Estados Unidos.

Devido a sua falta de habilidade com pessoas e negócios, Tony promoveu sua secretária Pepper Potts para o cargo de assistente executiva e a deixou a no comando das empresas.

Imagem de capa do item

Como se tornou o que é!

Aos quatorze anos, Bruce saiu da Cidade de Gotham e viajou ao redor do mundo por doze primaveras, treinando e educando seu porto e mente. Do ponto de vista acadêmico, Bruce estudou na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, na Sorbonne, na França, e em outras famosas universidades europeias . Um francês chamado Henri Ducard ensinou a Bruce como rastrear homens, um ninja chamado Kirigi o ensinou a como ser furtivo, e os monges nepaleses o ensinaram a cuidar e resistir aos seus ferimentos.

Bruce retornou à cidade de Gotham, onde se tornou um vigilante. Mas, apesar de todas as suas habilidades, Bruce acreditava que os criminosos eram supersticiosos e covardes, e precisariam de um símbolo para temer. Relembrando um medo de sua infância, Bruce escolheu o morcego para atacar o submundo de Gotham.

Durante o dia, ele seria o bilionário playboy e empresário, Bruce Wayne, e à noite, o Batman.

Imagem de capa do item

Como se tornou o que é!

Durante a guerra no Afeganistão - ou Iraque, dependendo da versão -, Stark estava em um ambiente hostil fazendo testes de uma nova tecnologia para os militares, mas ele foi ferido por uma suas próprias armas, que deixou diversos estilhaços próximos de seu coração.

Tony foi então capturado por um senhor da guerra chamado Wong-Chu e forçado a trabalhar sob a ameaça de morte junto de outro prisioneiro, o famoso e premiado físico, Yinsen. Wong-Chu queria que Tony criasse a mais poderosa das armas.

Para evitar que os estilhaços acabassem matando Tony, ele e o físico criam o Reator Arc, que foi implantando no peito do bilionário. Ao invés da "mais poderosa das armas", Tony construiu uma armadura para conseguir escapar do cativeiro, assim nascendo o Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Intelecto

Tony também é um engenheiro genial, que criou várias armas militares, algumas delas foram integradas ao seu traje blindado para ajudá-lo a lutar contra os terroristas.

Já Bruce, prefere meios mais tradicionais de combate ao crime, e treina fisicamente e intelectualmente para ser o melhor em sua jornada. O Batman é mestre em muitas artes marciais, que incluem o karatê, o boxe, judo, etc.

Alem disso, o Cavaleiro das Trevas Vingador Dourado são ótimos nos campos das ciências exatas e biológicas.

Imagem de capa do item

Trajes

Devido ao seu estado físico perfeito e treinamento, o Batman não precisa de muita proteção pois consegue derrubar os inimigos furtivamente sem dificuldades. Entretanto, com a evolução das armas no mundo real, o traje do Batman teve que evoluir e se tornar mais atualizado e tecnológico, utilizando os recursos da Wayne Enterprises para fazer seus desejos acontecerem.

O Homem de Ferro, contudo, possui uma quantidade de armaduras bem diversificadas, cada uma delas com uma função diferente. Tony tem mais interesse sobre seu estado mental do que físico, por essa razão procura desenvolver seu intelecto e deixar que suas armaduras façam o trabalho pesado por ele.

--

Quais semelhanças e diferenças vocês notam entre o Batman e o Homem de Ferro? Não se esqueçam de comentar!

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown