Pokémon: As 10 batalhas mais incríveis de Ash Ketchum no anime

Capa da Publicação

Pokémon: As 10 batalhas mais incríveis de Ash Ketchum no anime

Por Gabriel Mattos

Em Jornadas Surpremas Pokémon, Ash Ketchum finalmente conquista a tão sonhada marca de Mestre Pokémon. Após uma temporada repleta de batalhas acirradas, o jovem treinador da Cidade de Pallet levou o título de Campeão Mundial, junto de seu Pikachu. Mas quem acompanhou o desenho sabe que o caminho até a vitória não foi nada fácil.

Foram 25 anos de muitas batalhas contra rivais, Pokémon Lendários, organizações nefastas, líderes de ginásio e o que mais fosse necessário. Mesmo acumulando dolorosas derrotas, Ash sempre seguiu em frente, ficando cada vez mais forte. Para celebrar sua conquista, vamos relembrar as batalhas mais incríveis de Ash Ketchum.

Não deixe de comentar as que mais te marcaram!

Imagem de capa do item

O Tenente eletrizante

Logo no início de sua jornada, na região de Kanto, Ash precisou enfrentar oponentes formidáveis. Após ganhar duas insígnias de seus amigos, Brock e Misty, o treinador precisou enfrentar um Líder de Ginásio nada amigável — Tenente Surge, o especialista em tipos elétricos da Cidade Vermilion.

No primeiro confronto, Ash perdeu de lavada. Pikachu foi parar no Centro Pokémon e a Enfermeira Joy ofereceu um jeito fácil de vencer: evoluir com uma Pedra de Trovão. Claro que Pikachu recusou a oferta, resultando em uma das cenas mais marcantes do anime. Na revanche contra Raichu, sua forma evoluída, a agilidade foi a chave da vitória, provando que existem vantagens em não evoluir.

Imagem de capa do item

Confronto no vulcão

No final da temporada, outro desafio de ginásio ficou na memória — o confronto contra Blaine, o especialista de fogo das Ilhas Cinnabar. No meio de um vulcão, Ash e sua equipe sofrem para superar Ninetales e Rhydon, mas ao enfrentar Magmar, o treinador desiste, temendo pela vida de Pikachu. Depois de salvar o lugar de um ataque da Equipe Rocket, Blaine aceita retomar a batalha e Magmar enfrenta Charizard. Motivado pelo poderoso inimigo, o dragão resiste bravamente a seus ataques e decide tudo com um icônico Arremesso Sísmico, garantindo a Insígnia do Vulcão ao Ash.

Imagem de capa do item

O fim da rivalidade contra Gary

Desde que começou sua jornada, Gary desafiou o treinador de Pallet a superar cada vez mais seus limites como um verdadeiro rival. Foram diversas batalhas ao longo de cinco temporadas, com o neto do Professor Carvalho levando a melhor em todas as ocasiões. Porém tudo foi resolvido de vez em uma partida oficial da Convenção de Prata da Liga Johto.

Ash escolheu uma equipe equilibrada — Tauros, Heracross, Snorlax, Muk e Bayleef — enfrentando páreo a páreo cada Pokémon enviado por Gary: Nidoqueen, Magmar, Arcanine, Scizor e Golem. A primeira perda de Ash vem rápido, por subestimar seu adversário e depois as coisas só complicam de novo quando Blastoise leva quase metade dos Pokémon de Ash. No final, resta apenas Charizard contra três Pokémon de Gary e mesmo assim o dragão derrota todos, até mesmo o titã de água. Foi um confronto catártico, que concluiu a história entre os dois de uma maneira fantástica. Depois disso, Gary se tornou pesquisador.

  • Temporada 5 - Episódio 59: Os Empates que Amarram
  • Temporada 5 - Episódio 60: Não Dá para Vencer o Calor!
Imagem de capa do item

Batalha da Fronteira

Juro que não sou um grande fã do Charizard, mas não tem jeito: ele é o protagonista das melhores batalhas das primeiras temporadas. Na Batalha da Fronteira, ele tem um retorno triunfal para enfrentar o Articuno do Cérebro de Batalha Nolan em um emblemático confronto aéreo. Depois de anos treinando no Vale dos Charizards, o rebelde dragão mostra toda sua evolução, definindo o combate com seu novo ataque: Superaquecimento.

Outra disputa icônica veio na conclusão da Batalha da Fronteira, onde a equipe clássica de Ash retorna para enfrentar o poderoso Brandon. Charizard, Bulbasaur, Squirtle e Pikachu dão um verdadeiro show, provando que verdadeiramente amadureceram. E no final, Ash derrota mais um Pokémon Lendário, Regice, conquistando o título de Cérebro da Fronteira, que prontamente recusa.

A era Advance pode ter rendido alguma das piores batalhas da franquia — muito por culpa da inconsistência dos roteiristas, que inventavam novas regras quando dava na telha — mas mesmo assim a temporada da Batalha da Fronteira entregou momentos bastante memoráveis, lembrados pelos fãs até hoje.

  • Temporada 8 - Episódio 42: Articuno, o Número Um
  • Temporada 9 - Episódio 44: Reunindo a Gangue dos Quatro
  • Temporada 9 - Episódio 45: Passo - A Fronteira Final
Imagem de capa do item

A derrota e revanche contra Paul

Nenhuma rivalidade no anime chega aos pés da vivida por Ash e Paul. A dupla não se bicou por toda a saga Diamante e Pérola, inflamados pelo drama do abandono de Chimchar. Paul era como o Silver dos jogos, que via os Pokémon como ferramentas para seu objetivo. E isso atacava pessoalmente as crenças de Ash, que tratava seus monstrinhos como uma família. Assim, o atrito era inevitável.

O primeiro confronto completo veio de surpresa, quando Ash, Brock e Dawn investigavam o Lago da Verdade. Poucas vezes o anime trouxe batalhas tão intensas no meio da temporada, mas a luta entre os rivais acabou entrando para a história. Mesmo com a surpreendente evolução de Chimchar em Monferno, Ash saiu derrotado e humilhado.

Mas haveria uma revanche diretamente nas quartas de final da Liga Sinnoh, naquela que é considerada por muitos a melhor batalha do anime. O embate entre cada Pokémon é de tirar o fôlego e o público fica, a cada instante, sem ter como saber quem vai ganhar. Mas o grande destaque, como não poderia deixar de ser, foi a revanche entre Electivire e o agora evoluído Infernape. Uma conclusão a altura de uma saga marcante.

  • Temporada 12 - Episódio 26: Ralar para Ganhar!
  • Temporada 12 - Episódio 27: Evoluindo Estratégias
  • Temporada 13 - Episódio 29: Uma Estratégia Conhecida!
  • Temporada 13 - Episódio 30: Um Rival de Arrasar!
  • Temporada 13 - Episódio 31: Quebrando o Gelo!
Imagem de capa do item

Os Veteranos de Kalos

Muita gente parou de assistir ao anime depois da estrondosa Liga Sinnoh. Uma pena, pois não tem como negar que a saga XY traz as batalhas mais insanas de toda a franquia. Estratégias interessantes, câmera dinâmica, animação fluida e até um uso bem acertado de computação gráfica — os combates são tão bem feitos que parecem ter o mesmo orçamento que muitos filmes da franquia.

Assim, cada batalha de ginásio, ao longo da temporada foi um verdadeiro deleite. O confronto entre Ash e Clemont superou qualquer expectativa, aumentando meu respeito pelo jovem cientista. A batalha em dupla contra Olympia foi um espetáculo alado de luzes e improviso, uma das performances mais inusitadas de Ash. Mas o grande campeão foi o desafio de Wulfric, especialista do tipo Gelo da Cidade de Snowbelle.

Cada nocaute desse confronto teve um grande impacto e fez muito sentido, mesmo para quem está mais acostumado com a lógica do jogo. De um lado, Wulfric tinha Bergmite, Avalugg e Abomasnow. Do outro, Ash usou Pikachu, Talonflame e Greninja. Desde o início, a luta foi bem acirrada, com cada golpe sendo contra-atacado com êxito. E a situação ficou ainda mais insana quando Wulfric ativou sua Mega Evolução. Simplesmente lendário. Se você nunca viu XY, veja ao menos essas batalhas.

  • Temporada 18 - Episódio 19: O Momento da Verdade em Lumiose!
  • Temporada 18 - Episódio 45: Todos Olhando Para O Futuro!
  • Temporada 19 - Episódio 29: Quebrando o Gelo!
Imagem de capa do item

A fervorosa Liga Kalos

Se as batalhas de ginásios já foram de cair o queixo, a Liga de Kalos da temporada XYZ não ficaria para trás. O nível aqui foi insano de tão alto, especialmente com a abundância de Mega Evoluções. Uma das batalhas mais emocionantes foi quando Ash enfrentou seu rival e amigo Sawyer, com seu Mega Sceptile. Porém, foi a final contra Allain que deixou todo mundo com o coração na garganta.

Essa foi a primeira vez que Ash Ketchum havia chegado na final de uma Liga regional oficial. Ele estava com o time certo, uma mente estratégica e todos os ingredientes necessários para ganhar. E a batalha parecia que estava se desenhando para uma vitória histórica, mas acabou sendo uma derrota amarga. Mesmo que tudo apontasse para o contrário, Ash-Greninja perdeu para o Mega Charizard X. Nunca o roteiro roubou tanto para o Ash perder, mas ele também nunca mais foi o mesmo.

  • Temporada 19 - Episódio 34: Análise vs Paixão!
  • Temporada 19 - Episódio 35: Uma Firme Rivalidade!
  • Temporada 19 - Episódio 37: A final é para os fortes!
  • Temporada 19 - Episódio 38: Uma Final Ardente!
Imagem de capa do item

O retorno de Misty

O novo estilo de arte cartunesco de Sol e Lua fez com que alguns fãs torcessem a cara, mas nunca o roteiro do anime foi tão bom quanto neste arco. Tanto que as batalhas acabavam sendo ofuscadas por outros momentos mais tranquilos, mas no retorno emocionante de Misty e Brock foram as lutas que roubaram a cena.

Depois de anos, ver a dupla de volta com suas roupas originais foi absurdamente nostálgico, mas ainda melhor foi ver o quanto eles evoluíram neste tempo, principalmente a Líder de Ginásio de Cerulean. Ela acaba enfrentando Ash em uma breve batalha que foi o suficiente para mostrar todo o seu poder.

Dessa vez, a garota usou um Mega Gyarados, uma das criaturas mais brutais e poderosas do tipo água, e não deu nenhum descanso para o menino de Pallet. Ash precisou resgatar suas clássicas estratégias de usar o campo e o tamanho de Pikachu a seu favor para não ficar para trás. Seu inimigo era um verdadeiro monstro gigante e foi preciso um Movimento Z para conseguir superá-lo. Realmente mostra como a Misty se tornou uma referência em Pokémon aquáticos.

Imagem de capa do item

O Campeão de Alola

Depois de uma temporada absurdamente incrível, chegou a vez de Ash provar o seu valor na Liga de Alola. Seu adversário final foi Gládio, um poderoso rival que rendeu uma luta inesquecível. A porradaria entre Melmetal e Silvally, o choque de Movimentos Z entre Zoroark e Pikachu e o decisivo confronto final entre duas formas diferentes de Lycanroc — fervorosos rivais que carregavam uma história ao longo da temporada. Cada colisão de golpes parecia definitiva, até que bem no final, Ash saiu vitorioso como o Campeão de Alola.

E essa nem foi a melhor batalha da temporada! Após vencer o campeonato, o menino de Pallet enfrentou seu pai adotivo, Kukui, em um amistoso de proporções épicas! Os melhores animadores da franquia retornaram para esse momento, que foi uma celebração da vitória de Ash. Assistir o jovem Torracat, que enfrentou muitos obstáculos para chegar até ali, superando Incineroar foi muito emocionante. Mas nada supera Pikachu batendo de frente contra o Lendário Tapu Koko. Fechou com chave de ouro Sol e Lua.

Imagem de capa do item

Final do Torneio dos Mestres

E recentemente, a batalha mais importante do anime também foi uma de suas melhores surpresas: o confronto entre Ash e Leon. O Campeão invicto de Galar foi desafiado pelo recém-formado Campeão de Alola na final do Campeonato Mundial — uma intensa luta pelo título de Mestre Pokémon. E depois de três episódios de muita ação, a disputa final não poderia ser mais emblemática: Pikachu contra Charizard.

Os monstrinhos mais queridos da franquia mostraram todo o seu potencial. Gigamax, movimento Z e uma coreografia de combate de tirar o fôlego. Assistir o Pikachu dando um cansaço em um Charizard tão bem treinado é catártico, evoca memórias de toda a árdua jornada de Ash e Pikachu. E quando tudo chega ao final, fica o sentimento de que valeu a pena acompanhar essa extensa jornada de 25 anos, torcendo e vibrando por Ash Ketchum da Cidade de Pallet até que ele enfim realizou um sonho.

E a jornada continua no próximo episódio…

  • Temporada 25 - Episódio 39, 40, 41 e 42: Em breve na Netflix Brasil