6 poderes que o Loki ainda não usou no Universo Cinematográfico da Marvel

Capa da Publicação

6 poderes que o Loki ainda não usou no Universo Cinematográfico da Marvel

Por Gus Fiaux

No Universo Cinematográfico da Marvel, o Loki é um dos personagens mais queridos e amados dos fãs. E na segunda temporada de sua série solo, o Deus da Trapaça recebe cada vez mais destaque, tornando-se uma peça crucial da Saga do Multiverso, evento que vai culminar no aguardado Vingadores: Guerras Secretas.

No entanto, se compararmos a versão do Loki dos cinemas com sua contraparte das HQs, encontramos uma série de mudanças para tornar o personagem mais “palatável” para o público geral. Com isso em mente, reunimos aqui 6 poderes do Loki dos quadrinhos que nunca foram usados no MCU!

Imagem de capa do item

Telepatia e telecinese

Na Marvel Comics, o Loki é conhecido por uma variedade de poderes e habilidades mentais, sendo capaz de se comunicar telepaticamente com seus aliados ou até mesmo controlar seus inimigos, apenas com a força da mente. Além disso, ele também possui dons telecinéticos, sendo capaz de levantar diversos objetos (incluindo o Mjölnir) sem precisar tocar neles.

No Universo Cinematográfico da Marvel, esses poderes foram suprimidos para o personagem não ficar muito overpower. Por isso, a única vez que o vemos controlando outros personagens mentalmente acontece quando ele está em posse da Joia da Mente - algo que ele nem sequer precisaria se tivesse as mesmas habilidades das HQs.

Imagem de capa do item

Teleporte

Vários asgardianos possuem uma série de dons divinos que nunca foram bem representados no Universo Cinematográfico da Marvel. Por exemplo, tanto o Thor quanto o Loki são capazes de se teleportar apenas através de seus poderes, sem necessitar de aparatos especiais ou de tecnologia. Os dons mágicos de Loki permitem que ele faça isso sem nenhuma dificuldade.

Nos cinemas e na série solo do Disney+, o Loki do MCU nunca pôde se teletransportar livremente, embora já tenha feito isso utilizando recursos especiais. Por exemplo, em Vingadores: Ultimato, ele utiliza a Joia do Espaço para se teleportar, e em Loki, ele frequentemente usa os dispositivos transportadores da Agência de Variação Temporal.

Imagem de capa do item

Voo

Porém, o Loki dos quadrinhos não é apenas capaz de se teletransportar. Na verdade, seus dons de movimentação incluem o voo, já que ele pode usar sua magia para içar-se aos céus e levitar em velocidades relativamente altas. Isso ficou ainda mais forte quando ele herdou o posto de Mago Supremo, usando o Manto da Levitação.

No Universo Cinematográfico da Marvel, diversos heróis já usaram a magia para voar - como a própria Feiticeira Escarlate -, mas Loki nunca foi capaz de alçar voo - ou, se é capaz, nunca demonstrou. Seria interessante vê-lo em ação aérea - e isso até garantiria um equilíbrio de poder com Thor, seu meio-irmão capaz de voar através do Mjölnir.

Imagem de capa do item

Metamorfose

O Loki do Universo Cinematográfico da Marvel é um trapaceiro capaz de criar diversas ilusões com seus dons mágicos. Assim, ele pode se disfarçar como quem quiser, inclusive "tomando a forma" de outras pessoas - como fez com o próprio Odin ao final de Thor: O Mundo Sombrio, o que fez com que se tornasse regente de Asgard por um tempo.

Entretanto, o Loki dos quadrinhos tem poderes que vão além das ilusões. Ele é capaz de mudar sua própria forma, de forma similar à Mística, vilã clássica dos X-Men. Foi dessa forma que ele assumiu o corpo de Lady Loki - usando como base o corpo que pertencia à Lady Sif. Nos cinemas, ele ainda não demonstrou essa capacidade transmorfa.

Imagem de capa do item

Pedras Nornes

O Universo Cinematográfico da Marvel conta com vários McGuffins, como as Joias do Infinito - objetos de grande poder que movimentam as tramas dos filmes. Porém, um artefato que nunca sequer foi mencionado no MCU são as Pedras Nornes, relíquias asgardianas ancestrais capazes de ceder grandes poderes aos seus usuários.

As pedras acabaram caindo nas mãos de Karnilla, rainha de Nornheim, mas eventualmente Loki acabou tendo contato com elas e passou a usar seus poderes para tudo - inclusive para conceder dons para outras pessoas. Uma das fases mais famosas disso se deu no Reinado Sombrio, quando ele usou as Pedras Nornes para empoderar o Capuz e outros vilões.

Imagem de capa do item

Mago Supremo

Nos quadrinhos, o poder principal do Loki é a magia - algo que foi um tanto quanto reduzido no Universo Cinematográfico da Marvel. Entretanto, um detalhe curioso sobre a história do Deus da Trapaça nas HQs é o fato de que ele já substituiu Stephen Strange como Mago Supremo da Terra-616.

Isso só prova como o Loki dos quadrinhos é um mago exemplar, sendo capaz de bater de frente com grandes feiticeiros da Marvel Comics, como o Dr. Vodu e a Feiticeira Escarlate. No MCU, ele já demonstrou uma miríade de poderes mágicos, mas nenhum que seja tão forte quanto o do Mestre das Artes Místicas.