Capa da Publicação

PlayStation 5: 10 coisas que já sabemos sobre o console

Por Matheus Takahashi

Cada vez mais saem novidades sobre o PlayStation 5, o novo console da Sony para a próxima geração. Mesmo assim, os fãs seguem ansiosos para ter mais informações sobre o video-game, desde detalhes técnicos até os jogos que estarão disponíveis. Nesta lista mais atualizada, mostraremos 10 coisas que já sabemos sobre o assunto.

Imagem de capa do item

Visual misterioso

O visual do console até agora não foi oficialmente revelado, tudo o que temos de imagens são criações de fãs, procurando imaginar como o PlayStation 5 deve se parecer. Com sorte, deveremos saber mais sobre o novo visual em breve.

Imagem de capa do item

Controle DualSense

Se por um lado o console não tem imagens oficiais, o novo controle do PlayStation 5, o seu controle DualSense, já foi revelado. O novo controle não apenas é diferente no seu visual, com as cores branca e preta, mas como também será bem diferente do seu anterior, o DualShock.

Ele já terá um microfone embutido, tirando a necessidade de headsets para se comunicar, os gatilhos L2 e R2 terão movimentos mais sensíveis conforme o jogo, e a vibração do controle também será diferente, dependendo de como for a animação do jogo.

Em resumo: o impacto que o controle terá após o personagem levar um soco, por exemplo, será diferente da sensação de uma explosão.

Imagem de capa do item

Resolução 8K

Uma grande novidade é o suporte que o PlayStation 5 terá suporte para 8K. Para ter uma ideia, a resolução em 8K é quatro vezes maior que o 4K, podendo chegar uma resolução de 7680x4320 pixels.

Porém, para isso, o jogador também terá que possuir monitores e televisores que suportem resolução 8K, o que ainda não é disponível no Brasil.

Para além disso, o console tem capacidade de mídia de 100 GB, e terá um leitor de disco que suporta blu-ray e 4K.

Imagem de capa do item

Armazenamento

O armazenamento do novo console será o SSD (Solid State Drive), que tem mais resistência do que o HD, aguentando mais impactos e temperaturas acima de 70° C, além de prometer maior velocidade de carregamento de animações, algo quase dez vezes mais rápido que o PlayStation 4.

Imagem de capa do item

Processador

O console terá um processador de 8 núcleos, com uma versão específica AMD, com uma frequência variada de 10,3 teraflops de poder de processamento.

Imagem de capa do item

Memória RAM

A memória do sistema é de 16 GB, desenvolvida pela Samsung no modelo GDDR6, tendo o dobro de memória da sua versão anterior. A largura de banda será de 448 GB por segundo, prometendo uma maior velocidade do sistema e sem maior problemas de carregamento ou de armazenamento de memória.

Imagem de capa do item

Renderização 3D

O diretor-executivo da Sony, Kenichiro Yoshida, promete que o PlayStation 5 terá renderização 3D a partir da tecnologia de Ray Tracing, que utiliza técnicas de sombra e luz para dar uma melhor noção de profundidade para as imagens.

Imagem de capa do item

Compatibilidade com jogos de PS4

Diferente com o que aconteceu na transição do PS3 para o PS4, o PlayStation 5 promete ter compatibilidade com os jogos do console anterior.

Assim, jogos que já saíram para o console atual, como o aclamado jogo do Homem-Aranha, serão compatíveis no próximo console, e jogos que forma lançados entre a troca de PlayStation também devem ser vendidos em versões cross-gen, ou seja, será vendido para ambas as versões do PlayStation.

Imagem de capa do item

Preço

Pouco se sabe sobre o possível preço do PlayStation 5. Rumores apontam que o valor de lançamento nos EUA pode custar em torno de 500 dólares, ou pouco mais de 2,5 mil reais. Esta também é outra informação que a Sony tem guardado e ainda não divulgou oficialmente.

Imagem de capa do item

Data do Lançamento

Adivinha o que também não está especificado? Isso mesmo, a data.

Apesar de ter uma prévia de ser lançado no final de 2020, o console não tem data específica de lançamento. Além disso, a pandemia de coronavírus também pode acabar afetando a data, estragando o Natal de quem esperava por um PlayStation 5 novinho de presente.

Imagem de perfil
Matheus Takahashi

Geógrafo. Amante da cultura geek/nerd, mas ama mesmo super-heróis, jogos de luta e futebol. Conversa fácil sobre (quase) qualquer coisa

IG: t1takahashi TT: takamatheus