Os piores filmes do Universo Cinematográfico da Marvel de acordo com a crítica

Capa da Publicação

Os piores filmes do Universo Cinematográfico da Marvel de acordo com a crítica

Por Gus Fiaux

Com cerca de quinze anos no mercado e mais de trinta filmes já lançados nos cinemas, o Universo Cinematográfico da Marvel continua sua expansão infinita, adaptando vários dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos, juntos de outras figuras mais obscuras. Durante todo esse tempo, a saga sempre caiu no gosto da crítica, com uma ou outra obra que não foi tão bem aceita.

Claro que isso tem mudado, especialmente após o final da Saga do Infinito. Muitos dos filmes da Fase 4 foram criticados por não saberem recapturar o espírito de aventura e/ou a qualidade dos longas anteriores da franquia. De um jeito ou de outro, aqui estão todos os piores filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, segundo a crítica!

Imagem de capa do item

10º - Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2023)

Embora mal tenha chegado no rolê, Guardiões da Galáxia Vol. 3 já toma o décimo lugar desta lista, não por ser um filme ruim (ao menos, segundo os críticos), mas por não segurar tão bem a emoção de seus predecessores. No Rotten Tomatoes, o filme atualmente está com 77% de aprovação por parte da crítica especializada, enquanto no Metacritic sua nota é 68.

O consenso dos críticos no Rotten Tomatoes aponta para uma despedida bem emocionante, ainda que um pouco exagerada, para a saga que James Gunn ergueu do zero no MCU: "Um abraço coletivo galáctico que pode apertar um pouco demais, o último filme dos Guardiões da Galáxia é uma adorável despedida para a família de desajustados do MCU".

Imagem de capa do item

9º - Thor (2011)

De todas as franquias do MCU, a saga do Deus do Trovão é uma das menos bem-avaliadas. Para se ter uma ideia, o primeiro Thor, de 2011, não foi tão bem recebido quanto outros filmes de origem da Fase 1, ficando com 77% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, enquanto sua nota no Metacritic é de 57 pontos.

Em uma chocante virada de eventos, o público parece concordar com esses apontamentos, tanto que o longa possui 76% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes. Ainda no site, é possível ler o consenso crítico: "Um blockbuster deslumbrante que tempera sua grandiosidade com esperteza, humor e dramas humanos, Thor é uma diversão poderosa para a Marvel".

Imagem de capa do item

8º - Vingadores: Era de Ultron

Lançado em 2012, Os Vingadores foi não só um baita sucesso crítico, como também comercial para o MCU. Por outro lado, sua sequência - que saiu três anos depois - não obteve o mesmo reconhecimento, apesar de não ter sido esculhambado pela crítica. No Rotten Tomatoes, ele tem 76% de aprovação crítica contra uma nota 66 no Metacritic.

No consenso dos críticos, é possível ler: "Exuberante e vistoso, Vingadores: Era de Ultron serve uma sequência estufada demais, mas majoritariamente satisfatória, reunindo o elenco incansável do antecessor com novas adições e um vilão digno". Os fãs, por outro lado, gostaram bastante do filme, e uma prova disso são os 82% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.

Imagem de capa do item

7º - Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Lançado no ano passado, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é o primeiro de vários filmes da Fase 4 que você ainda verá nesta lista. O longa estrelado pelo Mestre das Artes Místicas recebeu 74% de aprovação por parte dos críticos no Rotten Tomatoes, e sua nota no Metacritic é ainda menor: apenas 60 pontos.

No consenso crítico divulgado pelo Rotten Tomatoes, vemos: "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura trabalha sob o peso do sempre crescente MCU, mas a direção distinta de Sam Raimi lança um feitiço muito divertido". Assim como outros longas da lista, o filme realmente conquistou o carinho do público e tem 85% de aprovação dos fãs no Rotten Tomatoes.

Imagem de capa do item

6º - Homem de Ferro 2 (2010)

O ano era 2010 e o Universo Cinematográfico da Marvel como conhecemos estava dando seus primeiros passos. Homem de Ferro 2 foi a primeira sequência lançada pela franquia, e não conseguiu bater o sucesso do longa original de 2008. No Rotten Tomatoes, ele tem 71% de aprovação dos críticos, enquanto no Metacritic sua nota é 57.

"Não é o sopro de ar fresco que o primeiro Homem de Ferro foi, mas essa sequência chega perto com performances sólidas e um enredo recheado de ação", diz o consenso do Rotten Tomatoes. Uma curiosidade é que esse é um dos poucos filmes onde a nota da recepção dos críticos é equivalente à dos fãs, já que o longa também conta com 71% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

5º - O Incrível Hulk (2008)

Bem antes de Mark Ruffalo assumir o papel do Golias Esmeralda, vimos o primeiro longa solo dessa versão do personagem em O Incrível Hulk, de 2008 - onde o herói era vivido por Edward Norton. Trata-se do longa mais mal avaliado da Fase 1, com 67% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e uma nota 61 no Metacritic.

No consenso dos críticos do Rotten Tomatoes, lê-se: "O Incrível Hulk pode não ser o sucesso esmagador que os fãs do Golias Esmeralda da Marvel esperavam, mas oferece muita ação gigantesca para compensar por sua narrativa ocasionalmente fraca". Entre os fãs, ele também é considerado um dos piores da franquia, com 69% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

4º - Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Após sua estreia e o sucesso esmagador de Os Vingadores, o Deus do Trovão retorna com seu segundo filme para o MCU - e a recepção foi ainda mais mista que a do primeiro. O filme tem 66% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, contra uma nota 54 no Metacritic - o que fez dele, durante muitos anos, ser considerado o pior filme do MCU.

Apesar disso, o consenso dos críticos no Rotten Tomatoes é relativamente "leve" com o filme, já que diz o seguinte: "Pode não ser o melhor filme saído do Universo Marvel, mas Thor: O Mundo Sombrio ainda oferece muito humor e ação de grande escala que os fãs já esperam ver". Ainda no site, ele conta com 75% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

3º - Thor: Amor e Trovão (2022)

O Thor teve a chance de se redimir com Ragnarok, mas seu quarto filme voltou a colocar o herói na lanterninha das franquias do MCU. Com o retorno de Taika Waititi na direção, Thor: Amor e Trovão conta com 63% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes, com a nota 57 no Metacritic.

O filme foi bem criticado pelos seus exageros, e o consenso dos críticos do Rotten Tomatoes diz: "De muitas maneiras, Thor: Amor e Trovão parece uma versão reduzida de Ragnarok - mas de um modo geral, o filme oferece ação eletrizante que faz dessa uma digna adição ao MCU". O longa também tem 77% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

2º - Eternos (2021)

Durante anos, o Universo Cinematográfico da Marvel sempre reinou acima da média entre os críticos de cinema, mesmo em seus projetos mais divisivos. Isso mudou com a chegada de Eternos, que ao conquistar só 47% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, se tornou o primeiro filme da Marvel com o selo Rotten no site.

O filme, que também conta com nota 52 no Metacritic, recebeu críticas por sua narrativa confusa e lenta, como diz o consenso do Rotten Tomatoes - "Um ambicioso épico de super-heróis que decola alto tanto quanto fica estagnado, Eternos leva o MCU em uma intrigante - e por vezes confusa - nova direção". Apesar disso, o filme tem 77% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

1º - Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)

Encerrando nossa lista, em primeiro lugar está Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, filme que deu o pontapé inicial à Fase 5 do MCU e, com isso, apresentou o maligno Kang, o Conquistador para o grande público. O filme conta com 47% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, e 48 pontos no Metacritic.

Segundo os críticos do Rotten Tomatoes, "Na maior parte do tempo, falta em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania a fagulha de entretenimento de seus predecessores superiores, mas o Kang de Jonathan Majors é um vilão emocionante que deve alterar o curso do MCU". Por outro lado, parece que os fãs adoraram o longa, que conta com 83% de aprovação do público.