Os personagens mais assustadores de jogos de terror recentes

Capa da Publicação

Os personagens mais assustadores de jogos de terror recentes

Por Melissa de Viveiros

Muitos jogos de terror antigos, como Silent Hill ou mesmo os jogos mais velhos da série Resident Evil, marcaram muitos com seus personagens e situações assustadores. E os jogos mais novos conseguem ser igualmente assustadores, contando com personagens que, ainda quando não possuem um visual tão horripilante, conseguem gerar enormes sustos por causa das situações em que colocam os jogadores.

Nesta lista, vamos apresentar alguns dos personagens mais assustadores dos jogos recentes, entre Little Nightmares, Resident Evil 7, e muitos outros. Preparados para enfrentar algumas criaturas medonhas?

Imagem de capa do item

Lisa - P.T. (2014)

Apesar da versão final e completa do que seria Silent Hills, um novo jogo da franquia Silent Hill, produzido por Hideo Kojima, nunca ter sido lançada, a demo do jogo, chamada simplesmente de P.T. (iniciais de Playable Teaser, ou seja, um teaser jogável) foi divulgada em 2014, e se tornou um enorme sucesso.

A discussão sobre P.T. ser de fato considerado um jogo é antiga, sendo muito proeminente principalmente quando diversas listas sobre os melhores títulos de 2014 o incluíram. Pela maneira como o jogo se destacou, a quantidade de fãs que conquistou, e por ser completamente separado do que o próprio Silent Hills seria, muitos consideraram válido que o teaser seja considerado um jogo próprio.

E, é claro, P.T. conta com uma personagem extremamente assustadora, que contribui em muito para a atmosfera do jogo: Lisa, a fantasma hostil que persegue o jogador ao longo da história.

O visual da personagem foi comparado a criaturas do folclore japonês, chamadas de yurei e ubume. Enquanto o primeiro é um fantasma, o segundo é um yokai, um tipo de monstro sobrenatural, sendo que o ubume em específico seria semelhante a uma mulher grávida.

Além de sua aparência, o elemento da perseguição certamente deixa Lisa ainda mais assustadora -- bem como o que acontece caso ela consiga pegar o jogador.

Imagem de capa do item

Alien - Alien: Isolation (2014)

Alien: Isolation poderia ter sido apenas mais um survival horror onde o jogador precisa fugir de uma criatura, não fosse pela maneira como a criatura foi construída para o jogo.

Pode ser que o visual do Alien não seja muito assustador por si só, principalmente quando comparado a outros personagens, inclusive alguns desta lista. Ainda assim, o personagem consegue ser considerado um dos mais assustadores pela maneira como funciona dentro do jogo.

A inteligência artificial da criatura foi extremamente elogiada por criar um dos jogos mais amedrontadores já feitos: além de perseguir o jogador, o Alien aprende com o passar do tempo, o que o torna imprevisível mesmo quando se joga o título repetidas vezes, além de causar alguns momentos bastante aterrorizantes.

Imagem de capa do item

Marguerite Baker - Resident Evil 7 (2017)

Resident Evil 7 está cheio de inimigos assustadores, mesmo quando em suas formas mais simples: desde a idosa misteriosa que aparece do nada, até o primeiro personagem que é enfrentado, o pai da família Baker, todos podem ser considerados assustadores de alguma forma.

Ainda assim, Marguerite Baker, a mãe da família, é uma das personagens mais assustadoras e nojentas do jogo. Após ser infectada, ela passa a ter a habilidade de criar e controlar insetos mutantes, além de ter se tornado completamente insana.

A última forma de Marguerite que Ethan precisa enfrentar é realmente perturbadora, com braços alongados e mudanças físicas bizarras que a fazem parecer uma mistura de humano e inseto. O que não falta na batalha contra ela são momentos perturbadores, mais que justificando sua presença na lista.

Imagem de capa do item

Scrap Baby - Freddy Fazbear's Pizzeria Simulator (2017)

A série Five Nights at Freddy's é cheia de personagens animatrônicos bizarros, que ganham personalidades homicidas e forçam o jogador a encontrar meios de sobreviver.

Scrap Baby é uma das quatro antagonistas do sexto título da franquia, que mistura survival horror a gerenciamento, e conta com outros personagens bastante assustadores.

Os quatro animatrônicos têm comportamentos similares, embora suas aparências certamente contribuam para alguns serem considerados mais assustadores do que outros. A disputa entre Scraptrap e Scrap Baby pelo título de mais medonho não é fácil, mas os olhos assustadores, a aparência destruída e as partes afiadas do visual da personagem a tornam bastante horrenda, principalmente em comparação com sua versão que apareceu anteriormente na série, a Circus Baby.

Imagem de capa do item

Mímicos - Prey (2017)

Um jogo do gênero shooter, Prey não é um jogo de terror cheio de sangue ou ultra violento, e sim do tipo mais voltado para o suspense, deixando o jogador tenso e paranoico a cada passo.

E um tipo de criatura que com certeza ajuda em muita a criar um senso de paranoia e desconfiança ao longo do jogo são os chamados Mímicos, seres que são capazes de se transformar em quase qualquer coisa.

Além disso, os Mímicos tem uma inteligência artificial programada que permite que eles finjam ser qualquer objeto no ambiente. Dessa forma, as aparições das criaturas não seguem um roteiro, podendo surpreender o jogador com sustos a qualquer momento, o que por si só contribui para a tensão.

Imagem de capa do item

Marta - Outlast 2 (2017)

Outlast 2 é um jogo particularmente assustador, e o fato de o jogador não poder lutar contra os personagens hostis a não ser por cenas roteirizadas certamente ajuda a criar essa atmosfera de medo.

Mas não é só a atmosfera do jogo que é assustadora: Marta, parte de um dos cultos que protagonista encontra, persegue o jogador em diversos momentos tentando matá-lo, e é outro elemento bastante apavorante do jogo.

Como se a perseguição não bastasse, o visual de Marta a faz parecer mais um monstro do que uma pessoa, e os barulhos que indicam sua aproximação, principalmente quando ela parece arrastar sua enorme picareta, se combinam para formar uma personagem bastante horripilantes.

Imagem de capa do item

A Dama - Little Nightmares ( 2017)

Little Nightmares ganhou uma sequência recentemente, que foi bastante elogiada por expandir a base deixada pelo primeiro jogo. No entanto, o título de 2017 permanece sendo arrepiante por si só.

Um jogo de plataforma de terror, Little Nightmares conta com quebra-cabeças interessantes e uma atmosfera sinistra, criada através de um estilo artístico bem peculiar. Ao longo da história, a protagonista Six precisa enfrentar muitos obstáculos, mas quase nada é mais assustador que a misteriosa Dama, último grande inimigo do jogo.

Embora a personagem remeta às gueixas por seu visual, seu rosto de máscara de porcelana e os olhos vazios a tornam consideravelmente perturbadora. A serenidade da Dama, mesmo quando realiza tarefas aparentemente comuns em situações desconcertantes, também ajudam a torná-la ameaçadora.

O mais assustador sobre ela, no entanto, são os momentos em que a Dama persegue o jogador. Desde o primeiro desses encontros, no qual ela vai atrás de Six enquanto grita de maneira terrível, até o confronto final, onde ela desaparece e reaparece ao redor da protagonista, tentando de qualquer modo chegar até ela, a Dama consegue ser uma presença realmente medonha no decorrer do jogo.

Imagem de capa do item

Mister X - Resident Evil 2 Remake (2019)

O remake de Resident Evil 2 lançado em 2019 foi um grande sucesso, modernizando o título sem deixar de ser fiel ao original. Um dos fatores que mais chamou a atenção para ele, no entanto, foi o Mister X, que deixou os fãs ainda mais ansiosos para o próximo remake da série e o que poderia ser feito com o Nemesis.

Mister X, o Tyrant enviado pela Umbrella para matar os protagonistas em Resident Evil 2, tem uma aparência peculiar, mesmo para aqueles que não acham que ela é de fato assustadora. Contudo, não é seu visual que é responsável pelo terror causado por ele.

O principal fator que torna Mister X realmente aterrorizante é que, independente do que o jogador faça, não é possível matá-lo, apenas atrasá-lo. Mesmo fugindo do Tyrant, ele procura pelos jogadores constantemente, e existem poucos lugares realmente a salvo da criatura.

Imagem de capa do item

Revenants - Phasmophobia (2020)

Um jogo indie que se tornou popular principalmente por conta de streamers, Phasmophobia coloca os jogadores no papel de caça-fantasmas modernos, que precisam descobrir informações sobre os espíritos que investigam.

O jogo conta com doze tipos de aparições, cada uma com suas particularidades. De maneiras diferentes, todos os fantasmas de Phasmophobia conseguem ser horripilantes, mas alguns são bem piores que os outros.

E o pior dos tipos de aparições são os chamados Revenants. Enquanto alguns dos outros podem influenciar objetos ou apresentar grande perigo para quem não é cuidadoso, os Revenants são os únicos que ganham um enorme aumento de velocidade ao perseguir jogadores. Além disso, eles podem mudar de alvo a qualquer momento, caçando quem quer que esteja mais próximo.

E, com certeza, a aparência deles certamente ajuda para que sejam considerados algumas das criaturas mais aterrorizantes dos jogos recentes.

Imagem de capa do item

Papão - The Medium (2021)

The Medium foi lançado esse ano, e embora não tenha caído no gosto de todos, o jogo fez considerável sucesso. Diferente dos jogos de sobrevivência ou tiro, o terror apresentado no título é mais voltado para o psicológico, contando também com alguns quebra-cabeças a serem resolvidos.

Existem algumas criaturas horripilantes no jogo, e mesmo espíritos do bem, como a Tristeza, tem aparências um tanto medonhas, o que leva a alguns sustos durante o jogo. No entanto, a criatura mais assustadora do jogo certamente é o Papão.

Um dos aspectos mais desconcertantes e aterrorizantes do jogo é ter que fugir do monstro, que persegue a protagonista ao longo de toda a história, tanto no mundo espiritual quanto no mundo dos vivos.

A voz do personagem contribui para criar a atmosfera de medo, mas o que assusta de verdade são as partes no mundo dos vivos, onde a perseguição acontece sem o jogador saber exatamente onde Papão está.

Imagem de capa do item

Bônus: Amygdala - Bloodborne (2015)

Bloodborne não é considerado um jogo de terror como os outros da lista, sendo classificado como um RPG de ação, bem como parte do gênero chamado de soulslike, que combinaria a isso elementos de outros tipos de jogos, como do terror de sobrevivência.

Ainda assim, vale a menção honrosa ao jogo como um todo, uma vez que as inspirações lovecraftianas geram alguns momentos bem arrepiantes, além de fazerem com que Bloodborne tenha criaturas bastante bizarras e assustadoras.

Entre elas, vale destacar Amygdala, uma criatura que permeia praticamente todos os mapas do jogo, mas que só pode ser vista quando o jogador tem uma quantidade de Insight, traço que permite que o protagonista tenha percepção aumentada do mundo ao seu redor.