Pânico: Todos os filmes da franquia, ranqueados do pior ao melhor de acordo com a crítica

Capa da Publicação

Pânico: Todos os filmes da franquia, ranqueados do pior ao melhor de acordo com a crítica

Por Gus Fiaux

Uma das franquias mais aclamadas e cultuadas do horror, Pânico está na ativa desde o ano de 1996, quando o primeiro filme escrito por Kevin Williamson e dirigido por Wes Craven chegou aos cinemas, trazendo uma nova abordagem para o subgênero do slasher e, de quebra, apostando forte na metalinguagem sobre o status quo dos filmes de terror.

De lá para cá, já tivemos cinco continuações (além de uma série de TV que não vale muito a pena mencionar), cada uma apostando forte na ideia de assassinos mascarados virando o Ghostface, um dos vilões mais icônicos do cinema de horror. E, para celebrar a estreia de Pânico VI, listamos aqui todos os filmes da franquia, do pior ao melhor de acordo com a crítica!

Imagem de capa do item

6º - Pânico 3 (2000)

O filme mais criticado da franquia continua sendo Pânico 3, que saiu no ano de 2000 e colocou Wes Craven ao lado do roteirista Ehren Kruger para finalizar a história do que, originalmente, seria uma trilogia. O longa foi diretamente impactado pelo Massacre de Columbine, o que resultou em uma censura maior nas cenas de violência e assassinatos.

Graças a isso, ele conta com apenas 41% de aprovação (contra 38% de aprovação do público) no Rotten Tomatoes. Lá, podemos ler o consenso dos críticos, que diz o seguinte: "Apesar de algumas reviravoltas, Pânico 3 vê a franquia caindo nas mesmas fórmulas antigas do horror e clichês que antes eram destroçados e esfaqueados com um abandono pós-moderno". No Metacritic, ele tem a nota de 56 e é considerado o segundo pior.

Imagem de capa do item

5º - Pânico 4 (2011)

Tendo sido recentemente redescoberto por uma boa parcela de fãs, Pânico 4 foi um longa bem interessante por abordar como a franquia passaria a operar após a virada do século - e de quebra, ainda trouxe alguns dos rostos mais interessantes da saga, como Emma Roberts e Hayden Panettiere, mas isso não o impediu de ser classificado como o segundo pior da saga.

O filme conta com 60% de aprovação no Rotten Tomatoes, com 56% de aprovação do público. O consenso diz: "A franquia está mostrando sua idade, mas Pânico 4 é indiscutivelmente uma melhora sobre o predecessor, com humor meta e mortes criativas o bastante." No Metacritic, ele é tido como o pior da franquia, com a nota 52.

Imagem de capa do item

4º - Pânico (2022)

Após a morte de Wes Craven, ninguém sabia exatamente como reiniciar a franquia Pânico, mas a resposta para isso veio graças à dupla composta por Tyler Gillett e Matt Bettinelli-Olpin, que decidiram fazer uma nova sequência de legado apresentando novos protagonistas e o retorno do trio original, contra um Ghostface que representa os fãs raivosos e puristas.

No Rotten Tomatoes, o filme conta com 76% de aprovação dos críticos contra 82% de aprovação do público (e nota 60 no Metacritic). No consenso dos críticos, podemos ler: "O quinto Pânico encontra a franquia trabalhando mais duro que nunca para manter suas partes meta - e ele quase sempre é bem-sucedido nisso."

Imagem de capa do item

3º - Pânico VI (2023)

Ainda que tenha estreado há menos de uma semana, Pânico VI já virou um dos favoritos do público e está abrindo o pódio da lista. Dessa vez, vamos até a cidade de Nova York enquanto acompanhamos os sobreviventes do 5º filme, quando uma nova onda de assassinatos provocados por um Ghostface muito mais sádico que o normal começa a se desenrolar.

O filme atualmente conta com 79% de aprovação no Rotten Tomatoes, com impressionantes 94% de aprovação do público. No consenso, pode-se ler: "Alguns aspectos da franquia mais letalmente meta do horror podem estar ficando um pouco repetitivos, mas a mudança de ambientação e alguns set pieces inventivos ajudam a tornar Pânico VI bem afiado". O longa ainda conta com uma nota 62 no Metacritic.

Imagem de capa do item

2º - Pânico (1996)

Pois é, por mais absurdo que pareça, o primeiro Pânico não é o primeiro lugar da lista dos críticos, ao menos de acordo com o Rotten Tomatoes. No longa, acompanhamos a pobre e inocente Sidney Prescott enquanto sua vida vira um inferno graças à aparição do Ghostface em Woodsboro. Aqui, temos um clássico indisputável do cinema de horror.

Pânico conta com 80% de aprovação da crítica contra 79% do público, e traz em seu consenso: "Wes Craven faz uma desconstrução subversiva do gênero que é audaciosa, esperta e surpreendentemente efetiva como filme slasher em si, mesmo que seja um pouco atrevido demais para alguns". O Metacritic, no entanto, é mais gentil e coloca o filme como primeiro da lista, com nota de 65 pontos.

Imagem de capa do item

1º - Pânico 2 (1997)

Para a surpresa de muitos, o filme que domina a saga é Pânico 2, que foi lançado em 1997, apenas um ano após a estreia do primeiro filme. Aqui, mais mortes, mais cenas de perseguição e assassinatos mais bizarros tomam conta da sequência, que apenas atesta o brilhantismo da dupla composta por Wes Craven e Kevin Williamson.

O filme conta com 82% de aprovação da crítica especializada, mas apenas 57% de aprovação da audiência. No consenso, lê-se: "Como no primeiro filme, Pânico 2 é uma zoeira alegre com as convenções de filmes de terror, que consegue fazer piadas com terríveis continuações sem se tornar vítima do mesmo destino". No Metacritic, ele tem nota média de 63 pontos.

Mas e você, conte-nos qual é o seu ranking!