Pacificador: 10 easter-eggs e referências do quarto episódio da série

Capa da Publicação

Pacificador: 10 easter-eggs e referências do quarto episódio da série

Por Leo Gravena

O quarto episódio de Peacemaker, intitulado “A Estrada mais Paucorrida” chegou no HBO Max trazendo várias reviravoltas, mostrando mais do passado de Christopher Smith e também dando mais detalhes da trama das “Borboletas”.

O episódio também foi recheado de easter-eggs e referências aos quadrinhos da DC comics (e até mesmo antes da editora adquirir o personagem). Confira todos aqui:

Imagem de capa do item

Rapaz Come Tudo

Logo do inicio do episódio, o Pacificador explica para Murn que desde que se uniu ao "Rapaz Comedor de Matéria" sua noção de normal ficou meio abalada.

O personagem, que também é conhecido como "Digestor" é um herói que faz parte da Legião dos Super-Heróis e possui a habilidade de comer qualquer coisa, inclusive metal,

Imagem de capa do item

Gorila Grodd está chegando?

Ainda no inicio do episódio, quando Chris vai para a casa de seu pai, na TV estão dizendo que um Gorila foi sequestrado do Zoológico de Evergreen.

Como os fãs do Flash sabem, o Gorila Grodd era um gorila normal que ganhou os poderes de manipular mentes e ser muito inteligente após encontrar uma nave alienígena.

Com as Borboletas (aparentemente) sendo aliens e o grande destaque dado para "Charlie", o Gorila, é bem possível que James Gunn esteja sugerindo uma participação do vilão no futuro da DC nos cinemas.

Imagem de capa do item

Rick Flag

Desde o início, a série aborda a culpa de Chris em ter matado Rick Flag, que ele considerava uma boa pessoa, para seguir a missão de Amanda Waller e impedir que o envolvimento dos EUA no projeto Estrela-do-Mar.

Dessa vez, a lembrança do personagem surge na figura do Ultra Bunny, personagem criado para O Esquadrão Suicida que estampa a camiseta usada por Flag, que aparece no painel do carro do Vigilante.

Imagem de capa do item

Traje do Dragão Branco

Ao entrarem na sala secreta de seu pai, Auggie Smith, o Pacificador e o Vigilante encontram o traje de Dragão Branco do vilão.

Como explicado nos easter eggs dos três primeiros episódios, o Dragão Branco é um vilão nazista e na série, dois personagens diferentes das HQs foram unidos para se tornar o supremacista branco.

O mais interessante é que a roupa do vilão está realmente muito semelhante à usada pelo personagem nos quadrinhos, como pode ser vista na comparação.

Imagem de capa do item

A galeria de vilões do Batman

Ao encontrar o vizinho ao sair da casa de seu pai, o Pacificador tem outra discussão com o senhor idoso e aqui James Gunn traz um questionamento que muitos fãs já fizeram na internet, e alguns personagens já o fizeram também nos quadrinhos: "Quantas pessoas inocentes o Batman deixou que morressem ao não matar seus vilões?"

Com a política de nunca matar, a gigantesca galeria de vilões do herói sempre acaba sendo presa e escapando, fazendo cada vez mais vítimas na cidade de Gotham.

Imagem de capa do item

Era Atômica

Outro easter-egg visto no episódio é um caminhão de uma empresa chamada "Atomic Age" (Era Atômica, em tradução livre). Nos quadrinhos, o conceito é usado para se referir ao período entre 1950 até 1960, próximo ao fim da Era de Ouro das HQs.

Nesse momento editorial das revistas, a maior parte era focada em histórias de ficção científica, com vários personagens tendo habilidades relacionadas com poderes atômicos.

Imagem de capa do item

A Gangue da Tortinha de Maçã

Após deixarem o Mestre Judoca escapar e influenciar o Vigilante a matar o pai de Christopher, Murn dá uma bronca na equipe e os chama de Gangue da Tortinha de Maçã.

O filme é uma comédia de faroeste de 1975 e conta a história de uma caubói solitário que precisa cuidar de um trio de órfãos. O longa chegou no Brasil como A Gangue em Apuros e teve uma sequência em 1979 chamada A Gangue da Tortinha de Maçã Ataca Novamente, ambos produzidos pela Walt Disney Productions.

Imagem de capa do item

Charlton

Quando vemos a prisão na qual August Smith está preso, descobrimos que ela é no "Condado de Charlton", segundo as viaturas do lado de fora do local.

Charlton foi uma editora de quadrinhos, responsável por publicar as história do Pacificador, Mestre Judoca, Questão, Besouro Azul e alguns outros. Após ter falido em 1986 seus personagens mais importantes foram comprados pela DC Comics e se juntaram ao universo da editora.

A maior parte desses personagens foram adquiridos para que Alan Moore os utilizasse em Watchmen - motivo pelo qual vários deles são parecidos com os da trama - mas, após a DC decidir usar os heróis em outras histórias, Moore decidiu criar seus próprios personagens.

Imagem de capa do item

Maquina Mortífera 4

Ao final do episódio, quando Leota Adebayo liga para Murn, lhe informando de algo importante que havia descoberto, o líder da operação secreta está assistindo Máquina Mortífera 4, protagonizado por Mel Gibson e Danny Glover, que também traz Chris Rock e Jet Li no elenco.

A cena em questão mostra os personagens de Gibson, Glover e Rock interrogando um chefe do crime quando ele vai ao dentista e acabam usando um "gás do riso", fazendo com que todos no local caiam na gargalhada.

House of Pain

Ainda sobre a montagem final do episódio, a música que toca quando o Pacificador está dançando em seu quarto é House of Pain da banda Faster Pussycat.

O mais interessante, contudo, é que a música fala sobre um pai que abandonou o filho, um tema bastante recorrente na série, com o pai do personagem principal sempre deixando claro o quanto o despreza.