Capa da Publicação

Os 20 momentos mais épicos dos dez anos da Marvel Studios nos cinemas!

Por Gus Fiaux

Lar do Universo Cinematográfico da Marvel, o império conhecido como Marvel Studios está fazendo dez anos em 2018, comemorando o aniversário de uma década do lançamento de seu primeiro filme, Homem de Ferro, e, ao mesmo tempo, lançando o maior crossover de todos os tempos com Vingadores: Guerra Infinita. 

Já tivemos quase vinte filmes que compõem essa franquia espetacular, e aqui reunimos os momentos mais épicos, emocionantes e incríveis já vistos nessa saga nos cinemas. Desde o nascimento dos Heróis Mais Poderosos da Terra ao final conflito com Thanos, que veio para mudar o mundo dentro e fora das telas.

Claro que não estamos contando com as séries de TV por lidarmos apenas com a Marvel Studios, que produz conteúdo apenas para o cinema.

Esta lista é uma sugestão do fã @guschmeil em nosso Instagram!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

A Iniciativa dos Vingadores

Acontece em: Homem de Ferro (2008)

Embora as cenas pós-créditos tenham surgido bem antes da Marvel Studios, foram eles que ajudaram a popularizar esse tipo de easter-egg para os fãs. E o primeiro filme da franquia, Homem de Ferro, conta com uma das melhores sequências extras de todo esse universo.

A participação especial de Nick Fury para falar da Iniciativa dos Vingadores, ainda que breve, serviu para pavimentar o caminho para tudo que foi criado pelo estúdio. Foi aqui que tivemos um pequeno vislumbre do que viria a ser o famoso Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de capa do item

Duelo de Titãs

Acontece em: O Incrível Hulk (2008)

Muitas pessoas desconsideram O Incrível Hulk da cronologia do Universo Cinematográfico da Marvel, e isso é verdadeiramente uma pena, já que o longa conta com uma das melhores cenas de ação já vistas na franquia, conforme o Golias Esmeralda enfrenta o Abominável cara a cara.

Por mais que várias pessoas digam que "os filmes da Marvel são para crianças", essa sequência prova justamente o contrário, nos mostrando uma luta brutal e quase letal. Foi excelente ver o Hulk em toda sua glória, ainda mais considerando a importância do personagem na franquia.

Imagem de capa do item

O Golpe da Viúva

Acontece em: Homem de Ferro 2 (2010)

Com o passar dos anos, a Marvel Studios aprendeu a não focar apenas em um grupo específico de heróis. Desta forma, a cada novo filme, surgiam mais personagens que podiam compor o núcleo heroico que estava sendo preparado para o futuro. E uma dessas personagens foi a Viúva Negra.

Enquanto Homem de Ferro 2 tentou ser uma espécie de Vingadores 0.5, a personagem interpretada por Scarlett Johansson brilhou de verdade, protagonizando uma baita cena de luta e preparando o público para o retorno da heroína e a influência global da S.H.I.E.L.D..

Imagem de capa do item

O Deus da Trapaça

Acontece em: Thor (2011)

Não há o que dizer. Durante muitos anos, a franquia do Deus do Trovão, apesar de carregar seu nome no título, pertencia a outra pessoa: Loki, o Deus da Trapaça. E o vilão permanece sendo o maior destaque do primeiro filme, especialmente pela interpretação carismática de Tom Hiddleston.

Um dos momentos mais brilhantes do filme dirigido por Kenneth Branagh se dá justamente quando Filho de Laufey descobre sua origem como Gigante de Gelo, e confronta Odin. É uma cena puramente dramática, mas que demonstra todo o peso e dor do personagem.

Imagem de capa do item

"Eu tinha um encontro"

Acontece em: Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Mesmo lançado bem depois dos filmes do Hulk, Thor e Homem de Ferro, o Capitão América ganhou a alcunha de Primeiro Vingador nos cinemas, devido ao seu filme solo contar a origem do herói em meio à Segunda Guerra Mundial, várias décadas antes do primeiro filme de Tony Stark.

O longa termina em um momento muito triste, já que Steve Rogers precisa se sacrificar para deter os planos da HIDRA, e com isso, acaba sendo congelado no Ártico. Porém, a sequência seguinte mostra ele acordando no presente, e descobrindo um mundo bem diferente do que o que deixou para trás.

Imagem de capa do item

Os Heróis Mais Poderosos da Terra

Acontece em: Os Vingadores (2012)

Após cinco filmes individuais, que construíram cuidadosamente uma estrada para um encontro espetacular, Os Vingadores veio para ensinar ao mundo como se concebe um universo compartilhado nos cinemas. E fez isso de forma excelente, com uma das maiores batalhas já vistas no cinema.

A Batalha de Manhattan continua marcada na cabeça dos fãs, e se desenvolve como uma tragédia em três atos. Há poucos momentos mais fantásticos e mais recompensadores do que ver Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro juntos combatendo Loki e os Chitauri.

Imagem de capa do item

O Adorador da Morte

Acontece em: Os Vingadores (2012)

Por ser bom demais, e muito importante para o UCM, Os Vingadores merecem um item à parte nesta lista, por introduzirem aquele que logo se transformou no maior vilão já visto na história dos filmes de super-heróis: o Titã Louco Thanos.

No filme, ele aparece apenas em uma cena pós-créditos, virando para o público. Mas só isso já foi suficiente para que todos ficassem animados com o futuro. Agora, Guerra Infinita está em cartaz nos cinemas, e sabemos que todos os caminhos levaram a isso.

Imagem de capa do item

A Queda do Vingador Dourado

Acontece em: Homem de Ferro 3 (2013)

Embora muitos odeiem Homem de Ferro 3 com todas as suas forças, e o considerem um desrespeito à imagem do herói e do vilão Mandarim, o filme tem lá seus méritos. E um deles é a excelente sequência onde a mansão de Tony Stark é atacada e devastada.

Por mais que o filme seja bem mais cômico do que seus trailers prometiam, essa sequência é realmente de dar calafrios, já que o herói se vê perdendo tudo que conquistou, desde seu lar às suas armaduras. É realmente um dos pontos mais baixos na vida do Vingador Dourado.

Imagem de capa do item

Funeral para uma Divindade

Acontece em: Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Homem de Ferro 3 pode ser o filme mais detestado pelos fãs, mas é Thor: O Mundo Sombrio que leva o desgosto da crítica. O filme até melhora alguns conceitos apresentados no primeiro, mas no geral, é uma bagunça. Contudo, uma cena faz tudo valer a pena.

Trata-se do funeral nórdico de Frigga, a mãe do Thor. A cena é muito linda e emocionante, mostrando toda a cerimônia cultural realizada em Asgard, e todo o pesar sentido pela população. Como se não bastasse, também é a cena que serve de motivação para Loki se aliar a seu irmão.

Imagem de capa do item

Salve a HIDRA

Acontece em: Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Considerado até hoje como um dos melhores filmes da Marvel Studios pelos fãs, Capitão América: O Soldado Invernal representou um ponto de virada na franquia, e a partir daí, o estúdio realmente passou a ser levado a sério e produzir suas melhores obras.

O filme é recheado de momentos gloriosos, e poderíamos perder horas falando sobre a cena dos Aeroporta-Aviões ou a luta das facas. Mas o momento mais interessante veio quando os heróis descobrem que a HIDRA está viva e infiltrada na S.H.I.E.L.D., algo que causou um impacto real para todo o UCM.

Imagem de capa do item

"Nós somos Groot"

Acontece em: Guardiões da Galáxia (2014)

Se a Marvel e James Gunn conseguiram provar alguma coisa com Guardiões da Galáxia é justamente que eles são capazes de tudo. O filme trouxe a tona um grupo de personagens desconhecidos até pelos leitores mais fervorosos de quadrinhos, e os transformou em celebridades entre o público.

Apesar de muito cômico, o filme também traz momentos de emoção genuína. E o melhor momento do longa se dá quando Groot precisa se sacrificar para salvar seus amigos. Tudo bem que ele retorna depois como um galho fofinho, mas a frase "Nós somos Groot" ainda ressoa em nossas mentes.

Imagem de capa do item

O Nascimento do Visão

Acontece em: Vingadores: Era de Ultron (2015)

Era de Ultron se propôs a ser maior e melhor que seu antecessor, e embora muitos fãs não concordem com a segunda parte, não há como negar que o filme é realmente grande. Há muito mais personagens, sequências de ação e até mesmo escala dramática. Uma das figuras recém-chegadas é o Visão.

Logo considerado um dos heróis mais poderosos do Universo Cinematográfico da Marvel, o homem sintético fez uma entrada muito surpreendente, e foi criado pelo próprio Ultron "com ajuda" de todos os outros Vingadores. Ah, e mencionamos que ele consegue erguer o martelo do Thor?

Imagem de capa do item

Mergulhando no Reino Quântico

Acontece em: Homem-Formiga (2015)

Por mais que seja apenas um filme bobinho, à primeira vista, Homem-Formiga surgiu para inserir conceitos muito importantes para a Marvel nos cinemas, dando uma pitada cômica à primeira aventura do diminuto herói que sempre foi muito importante nos quadrinhos.

O melhor momento do filme se dá quando Scott Lang acaba indo parar no Reino Quântico - também conhecido como Microverso -, uma realidade subatômica onde as leis do tempo e do espaço começam a se distorcer. Uma psicodelia pura que depois foi resgatada em outro filme do estúdio...

Imagem de capa do item

Divididos Cairemos

Acontece em: Capitão América: Guerra Civil (2016)

Mesmo que não seja inteiramente fiel ao quadrinho que lhe deu nome, Capitão América: Guerra Civil se propôs a contar uma história surpreendente: a ruptura dos Vingadores, com base nas diferenças pessoais e ideológicas entre o Capitão América e o Homem de Ferro.

O ápice disso acontece na gloriosa Batalha do Aeroporto, onde vemos aliados se enfrentando em uma sequência de ação monumental. Além disso, a cena também estabelece de forma fantástica o Pantera Negra e o Homem-Aranha no Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de capa do item

As Impossibilidades são Infinitas

Acontece em: Doutor Estranho (2016)

Lembra de quando falei da cena psicodélica de Homem-Formiga? Pois bem, ela não é nada se compararmos com as viagens feitas pelo Doutor Estranho em seu filme solo, que veio para introduzir todo o conceito de magia e dimensões paralelas no Universo Cinematográfico da Marvel.

Talvez o momento mais espetacular do filme tenha se dado quando a Anciã faz com que Stephen Strange viaje pelas dimensões mais diferentes e aterrorizantes, para que deixe de ser um cético arrogante. O resultado final foi positivo, e o herói agora é um Mestre das Artes Místicas.

Imagem de capa do item

Pai e Filho

Acontece em: Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

Retornando para uma segunda partida em Guardiões da Galáxia Vol. 2, o visionário diretor James Gunn decidiu que iria explorar os personagens de maneira ainda mais aprofundada, dividindo a equipe em núcleos para que cada herói ganhasse mais destaque nas telas.

Assim sendo, ele conseguiu trabalhar muito bem o Yondu, que foi o líder dos Saqueadores que basicamente criou o Senhor das Estrelas. Ao fim do filme, ele se sacrifica para salvar seu "filho", e isso deixou nossos olhos verdadeiramente marejados.

Imagem de capa do item

O Bom Filho à Casa Torna

Acontece em: Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Após duas franquias que não acabaram muito bem, o Homem-Aranha finalmente retornou para o lugar de onde nunca deveria ter saído: a Marvel. E o filme solo do personagem já se aproveitou muito bem disso já no título, que carrega De Volta ao Lar ao lado do nome do herói.

O longa conseguiu reintroduzir o personagem de uma maneira nova e animadora nos cinemas. O destaque para a cena é quando ele precisa erguer os escombros de um prédio que foi "jogado" pelo Abutre em cima dele, e aí podemos ver todo o lado heroico de Peter Parker.

Imagem de capa do item

O Maior Conflito de Gladiadores da História

Acontece em: Thor: Ragnarok (2017)

Como eu disse bem anteriormente, a franquia do Thor não era muito bem respeitada pelos fãs, apesar de ter um ou outro momento grandioso. Claro que isso mudou com Thor: Ragnarok, que veio para mudar a franquia de direção e aceitar um caminho mais "divertido".

Porém, o filme não serviu apenas ao Deus do Trovão, como também ao Golias Esmeralda. A sequência mais fantástica do filme se dá no Torneio de Campeões de Sakaar, onde Thor e Hulk se confrontam em uma arena de gladiadores, e podem mostrar todo o seu poder.

Imagem de capa do item

De Wakanda para o Mundo

Acontece em: Pantera Negra (2018)

O primeiro lançamento da Marvel Studios em 2018 já mostra que o estúdio não está de brincadeira, e que seus filmes continuarão a ser cada vez melhores. Pantera Negra continua a história do Rei T'Challa, a partir da última vez que o vimos em Capitão América: Guerra Civil.

E embora as cenas de ação e batalha continuem sendo muito atrativas, é justamente a importância social e política do filme que importa aqui. Após muitas cenas excelentes, principalmente as que envolvem o vilão Killmonger, temos uma sequência excepcional, onde o Pantera Negra revela sua nação para o mundo, lembrando a todos que "os tolos constroem barreiras, enquanto os sábios constroem pontes".

Imagem de capa do item

A Guerra Infinita

Acontece em: Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Por fim, não podíamos falar apenas de uma sequência para o terceiro filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra - até para poupar vocês, leitores, de spoilers. Assim sendo, não há como negar que Vingadores: Guerra Infinita, em sua totalidade, é o momento mais épico da Marvel Studios nos cinemas.

O filme é a culminação de uma era, com direito a momentos emocionantes e impactantes de tirar o fôlego. É o advento final de Thanos em toda sua glória, pelas seis Joias do Infinito, e é o filme que vai trazer consequências significativas para toda a franquia e para o estúdio.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux