Capa da Publicação

Os 20 maiores clássicos da Sessão da Tarde!

Por Gus Fiaux

E galera, sei que muita coisa está faltando na lista. Mas é o difícil dever de reunir o principal. Quem sabe, com a recepção de vocês, podemos fazer uma Parte 2 da lista… então deixem suas sugestões nos comentários!

A Lagoa Azul (e suas continuações)

Clássico de 1980, A Lagoa Azul conta a história de um casal de crianças que acaba parando em uma ilha, onde descobrem seus sentimentos um pelo outro.

Por mais que o filme tenha se transformando em um dos maiores clichês da Sessão da Tarde, era impossível deixar de assistir.

Os Goonies

Produzido por Steven Spielberg, esse filme, lançado em 1985 narra as aventuras de um grupo de crianças que descobre um mapa para o tesouro de um pirata.

Um clássico da Sessão da Tarde que nos mostra o valor de uma amizade verdadeira.

As Patricinhas de Beverly Hills

Lançado em 1995, o filme vagamente inspirado num romance de Jane Austen conta a história de três amigas populares e um romance que surge na forma de Paul Rudd.

Meu Primeiro Amor

Um dos filmes mais tristes da infância de qualquer um, Meu Primeiro Amor traz uma dupla de amigos que acaba desenvolvendo um sentimento forte.

Porém, o final é de cortar corações ao meio.

Ghost - Do outro lado da vida

Estrelado por Patrick Swayze e Whoopi Goldberg, esse apaixonante romance traz o fantasma de um homem que procura ajudar sua mulher (ainda viva) através de uma paranormal charlatã.

Operação Cupido

O filme responsável por fazer o maior número de apaixonados por Lindsay Lohan traz a atriz (na época que ela fazia alguma diferença no universo) na pele de duas gêmeas que surpreendentemente, se conheciam em um acampamento e tentavam reunir seus pais separados trocando de lugar uma com a outra.

Beethoven/Lassie/Bud/Filmes de Cachorro

Essa categoria dispensa maiores comentários e está aqui para representar todos os filmes com cachorros que acabam salvando a pátria.

Um Herói de Brinquedo

Lançado em 1996, esse filme traz Arnold Schwarzenneger como um pai que tenta desesperadamente comprar o brinquedo do Turbo-Man para seu filho no Natal.

Karate Kid

De 1984, esse clássico adolescente de artes marciais traz um garoto tentando se adaptar a uma nova vida enquanto recebe um puxado treinamento do mestre Miyagi. Mas deixe de lado o terrível remake.

O Grande Dragão Branco

Apenas outro clássico de artes marciais, estrelado por ninguém menos que Jean Claude Van Damme.

O filme é até hoje lembrado pelos fãs e foi responsável pelo surgimento de memes como "Muito bom, mas tijolo não revida" e a clássica abertura durante de Van Damme que inclusive protagonizou um comercial de caminhões!

O vídeo não está mais disponível.

Flashdance/Footloose

Dois musicais que fizeram e fazem muita gente requebrar, Flashdance e Footloose merecem destaque aqui. Ambos trazem uma história similar. Pessoas comuns que acabam ultrapassando limites através da dança.

Como se esquecer de Kevin Bacon botando todo mundo pra mexer a cadeira? Ele é lembrado em qualquer lugar da galáxia...

Curtindo a Vida Adoidado

O filme que formou a maior quantidade de rebeldes ao longo dos anos traz Ferris Bueller, um garoto que finge estar doente para matar aula junto com sua namorada e seu melhor amigo.

O Noviço Rebelde

Estrelado por Didi e pela dupla que marcou a infância e adolescência de todo mundo, Sandy e Júnior, esse filme é basicamente uma releitura de comédia da Noviça Rebelde.

Dr. Dolittle

Temos aqui todos os elementos para um clássico de Sessão da Tarde:

  • Os animais
  • A comédia que você ria horrores quando criança e hoje passa longe
  • Eddie Murphy

Um porquinho atrapalhado

Outro clássico filme de animais, Babe é outro filme que trouxe uma série de continuações a partir de seu lançamento em 1995. Conta basicamente a história de um leitão falante e seus amigos...

Matilda

Dirigido e estrelado por Danny DeVito, Matilda conta a história de uma menina com poderes especiais que é menosprezada pelos pais e vai parar numa escola comandada por uma diretora autoritária.

O vídeo não está mais disponível.

Jumanji

Tanto aventura quanto terror (convenhamos), Jumanji conta com duas crianças que acabam jogando um jogo de tabuleiro e desencadeando uma série de efeitos estranhos envolvendo animais e a selva.

Mais tarde o filme teve uma "sequência espiritual" em Zathura, adaptado da obra do mesmo autor.

Xuxa e ~insira o resto do título~

A Rainha dos Baixinhos tem uma série de filmes que marcaram a infância de muita gente. Desde Xuxa e os Duendes até Xuxa Popstar, todos valem menção, por terem encantado diversas crianças - e tirado a paciência de outras.

Esqueceram de Mim

Hoje em dia todas as situações parecem um pouco exageradas: desde as brutais armadilhas para os bandidos até o simples fato de se esquecer de um filho... tá, isso não é tão absurdo assim. De um jeito ou de outro, a franquia iniciada por Macaulay Culkin e pelo diretor Chris Columbus fez sucesso aqui... especialmente perto do Natal.

Geração X

Afinal, esse ainda é um site de super-heróis.

E o que marcou mais (embora não positivamente) que Geração X?

O filme baseado em um título B do universo dos X-Men trazia mutantes bem desconhecidos (com exceção de Emma Frost e Jubileu) em situações bizarras.

Vale a pena conferir e ver que os filmes do Bryan Singer nem são tão ruins assim...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux