Capa da Publicação

Os 15 maiores ícones dos filmes de terror!

Por Gus Fiaux

Enquanto o cinema nos proporcionou grandes heróis e vilões, e figuras que sempre ficarão em nossas cabeças e corações, nenhum gênero criou ícones tão imortais e veneráveis como o terror. Através de diversas franquias consagradas, o gênero estabeleceu os seres mais assustadores e amaldiçoados que já nos aterrorizaram.

E, para celebrar o Dia das Bruxas, nada é melhor do que relembrar os 10 maiores ícones dos filmes de terror. Eles te fizeram perder noites de sono, e até hoje ainda fazem parte de seus traumas, de um jeito ou de outro. E agora, você terá uma reunião com essas criaturas das trevas!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Chucky

De onde é: Brinquedo Assassino

Começamos esta lista relembrando de criaturas teoricamente fofas, mas que causaram terror e comoção com suas aparições no cinema. O primeiro deles é Chucky, o boneco assassino, que na verdade é um brinquedo que recebeu a alma de um serial killer após o mesmo realizar um ritual macabro e demoníaco.

Quando retorna à vida, o boneco vem com a mesma sede de sangue que o assassino, e começa sua onda de carnificina. Curiosamente, apesar de terem aterrorizado diversas pessoas, os filmes do Chucky sempre foram mais puxados para a comédia escrachada, com o horror presente apenas em pinceladas. Ainda assim, o boneco se tornou um ícone do terror.

Imagem de capa do item

Jigsaw

De onde é: Jogos Mortais

Ainda falando em bonecos, é bom lembrar de Jigsaw, o ventríloquo assustador por onde se manifesta o principal vilão de Jogos Mortais, uma das franquias mais cultuadas de James Wan. Quando essa criaturinha aparecia, em seu triciclo, já sabíamos que as coisas estavam prestes a ficar sérias - e altamente violentas.

Jigsaw é um boneco bem do bizarro, tanto visualmente quanto pelo “comportamento” de seu manipulador. As bochechas vermelhas, os olhos negros e a “pele” absurdamente pálida nos fazem tremer até hoje, ainda mais considerando toda a tortura e mutilação que essa marionete assustadora prenuncia.

Imagem de capa do item

Annabelle

De onde é: Invocação do Mal

Encerrando nossa trilogia de brinquedos, não podia faltar um dos grandes marcos do terror moderno: a franquia Invocação do Mal. E se as aventuras Ed e Lorraine Warrner não forem assustadoras o bastante para você, saiba que temos a boneca Annabelle para nos aterrorizar com sua manifestação diabólica.

Apesar de nunca se mexer em frente às câmeras, e sempre estar “na dela”, a boneca virou o tema dos pesadelos de muitos fãs - principalmente por sua aparência macabra. O sucesso da “personagem” foi tão grande que logo ela ganhou sua própria franquia de filmes spin-off, que chegará ao seu terceiro capítulo no ano que vem.

Imagem de capa do item

Hannibal Lecter

De onde é: O Silêncio dos Inocentes

Tudo bem que O Silêncio dos Inocentes (bem como seus sucessores, Dragão Vermelho e Hannibal) são filmes mais voltados para o suspense, mas isso não impediu que o Hannibal Lecter interpretado por Sir Anthony Hopkins se tornasse um dos grandes ícones do cinema de horror.

Extremamente inteligente, cínico e sádico, esse homem pode parecer normal à primeira vista, mas esconde um instinto assassino assustador, e uma peculiar fome por carne humana. Sim, conhecido como Hannibal Canibal, ele está sempre disposto a tirar um pedacinho de suas vítimas - e prepará-lo da forma mais deliciosa, para seu próprio deleite.

Imagem de capa do item

Samara Morgan

De onde é: O Chamado

Sete dias. Se, após assistir a um vídeo maldito, você recebe uma ligação com essas palavras, pode se preparar para sua morte, porque Samara Morgan está vindo para coletar sua alma e levá-lo ao mesmo poço de loucura e violência onde ela foi brutalmente assassinada. Sim, estamos falando da tenebrosa menina de O Chamado.

Inspirada fortemente pelo folclore japonês - até porque, vale lembrar, O Chamado é o remake norte-americano do clássico Ringu -, essa menina se apresenta como uma alma penada disposta a conseguir vingança por sua morte - e ela não se importa de ceifar inocentes nesse processo. Então, se ver um poço, já sabe: saia correndo!

Imagem de capa do item

Pennywise

De onde é: IT: A Coisa

Quem aqui não tem medo de palhaços? Você deveria repensar isso, então, ao conhecer Pennywise, o Palhaço Dançarino. E se ele parece amigável a princípio, oferecendo balões de festa e até mesmo fazendo brincadeiras, logo se revela como uma entidade completamente demoníaca, fazendo de tudo para se alimentar do medo de crianças - e delas mesmas.

Criado por Stephen King para seu popular livro A Coisa, o palhaço foi adaptado duas vezes. Primeiro, em 1990, onde foi vivido por Tim Curry em uma minissérie televisiva. Agora, ele é interpretado por Bill Skarsgård em IT: A Coisa, e está prestes a retornar com toda sua violência para a continuação, que chega aos cinemas no próximo ano.

Imagem de capa do item

Leatherface

De onde é: O Massacre da Serra Elétrica

Nada deve ser mais desesperador do que viajar para o interior dos Estados Unidos e se deparar, no meio da estrada, com uma família de canibais. Esse é o destino de todas as vítimas de Leatherface na franquia O Massacre da Serra Elétrica - que, para piorar, é parcialmente inspirada em eventos reais que assolaram o país.

Um homem deformado e insano, esse vilão é a própria encarnação da loucura e do mal, brandindo sua motosserra para partir suas vítimas ao meio, enquanto se delicia com partes de seus cadáveres e usa seus ossos como decoração em sua casa. E se ele é ruim, nem queira saber do resto da família...

Imagem de capa do item

Pinhead

De onde é: Hellraiser

Já vamos logo avisando: embora seja conhecido como Pinhead, nunca use esse nome para se referir a ele, caso o encontre pessoalmente, pois ele detesta. O líder dos Cenobitas é um Sacerdote do Inferno, e comanda uma classe de demônios altamente vorazes pelo prazer e pela tortura eterna, enquanto vem à Terra buscar os usuários da Configuração do Lamento.

Há muitas coisas assustadoras sobre Pinhead: seu visual macabro, com os vários pregos cravados até seus órgãos internos, sua pele extremamente pálida e sua voz retumbante. Mas o que realmente assusta é sua sede de sangue, e sua incomparável necessidade de mutilar seus inimigos, usando correntes e outros instrumentos de tortura aterradores.

Imagem de capa do item

Xenomorfo

De onde é: Alien

Enquanto olhamos a Terra, com medo de todos os terrores que ela pode nos proporcionar, acabamos nos esquecendo que, às vezes, o horror vem do espaço. E esse é o caso do Xenomorfo, a criatura assustadora presente na franquia Alien, criada por Ridley Scott. Trata-se de um ser brutal, violento e assassino.

Apresentado pela primeira vez em O Oitavo Passageiro, essa criatura funciona primeiramente como um “parasita”, crescendo dentro do corpo de seres humanos. Porém, uma vez livre, ela rapidamente se desenvolve e se torna um ser insaciável, só parando quando toda a população humana ao seu redor está morta.

Imagem de capa do item

Jason Voorhees

De onde é: Sexta-Feira 13

Um dos grandes nomes dos filmes de terror, Jason Voorhees é a grande figura por trás da saga de Sexta-Feira 13. Originalmente um adolescente morrido no acampamento Crystal Lake, ele retornou profanamente à vida, e agora se delicia ao matar os monitores e frequentantes do mesmo acampamento - ou até mesmo pessoas de fora.

Curiosamente, é interessante lembrar que, no primeiro filme da franquia, ele sequer é o vilão principal. Em vez disso, somos apresentados à sua mãe, que começa uma onda de assassinatos para se vingar pela perda de seu filho. No entanto, em continuações posteriores, ele assumiu as rédeas e se tornou um grande representante do horror nos cinemas.

Imagem de capa do item

Zé do Caixão

De onde é: À Meia-Noite Levarei Sua Alma

Quem disse que só de cinema americano vive o horror? O Zé do Caixão é uma figura tão icônica no cinema e no imaginário brasileiro, que logo foi “exportado” e virou um ícone do horror no mundo inteiro, desde sua primeira aparição em À Meia-Noite Levarei Sua Alma. Descrente em deus e no diabo, ele é um homem sádico que faz de tudo para dar continuidade à sua linhagem maldita.

Logo ele participou de diversos filmes que compõem uma “franquia”, como Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver e Encarnação do Demônio. Curiosamente, ele é o único personagem da lista que é totalmente associado ao seu intérprete e criador, José Mojica Marins - que ficou tão conhecido pelo papel que hoje é mais conhecido como Zé do Caixão do que pelo seu próprio nome de batismo.

Imagem de capa do item

Ghostface

De onde é: Pânico

Wes Craven é um grande mestre do horror, e não se surpreenda ao ver o nome dele retornar mais uma vez nesta lista, em breve. No entanto, uma de suas criações mais “modernas” e que com certeza se tornou um verdadeiro ícone do cinema de horror foi o Ghostface. Curiosamente, ao contrário de outros da lista, o Ghostface não é apenas um personagem - mas sim vários.

Basicamente, esse é o disfarce usado por todos os vilões principais da franquia Pânico. Um capuz negro, cobrindo o corpo todo, e uma aterrorizante máscara de fantasma. Quantos já não caíram em pegadinhas de amigos, vestidos como essa figura tão imponente e ameaçadora.

Imagem de capa do item

Michael Myers

De onde é: Halloween

Você realmente não tem medo do bicho-papão? Protagonista da franquia Halloween, o assassino Michael Myers é um vilão assustador e que com certeza já cruzou os limites entre a humanidade e o sobrenatural, se tornando um homem inumano e devastador, capaz de sobreviver a qualquer coisa.

Com um número sempre crescente de vítimas, essa criação clássica de John Carpenter ganhou o medo e o horror dos cinemas, principalmente com seu visual, que ao mesmo tempo é genérico mas totalmente marcante, fazendo com que ele se esconda em meio a multidão mas se destaque em um quarto escuro...

Imagem de capa do item

Regan MacNeil/Pazuzu

De onde é: O Exorcista

Se tem uma coisa que nos aterrorizou durante bastante tempo, e com certeza nos fez perder várias noites de sono, essa coisa com certeza foi Regan MacNeil - conhecida popularmente como “A menina d’O Exorcista”. Quem não se lembra do joguinho do labirinto, que ao fim contava com um susto devastador envolvendo o rosto dessa garota?

Em O Exorcista, um dos maiores clássicos do horror de todos os tempos, essa menina inocente começa a ser possuída pelo demônio Pazuzu, e começa a sofrer os efeitos dessa transferência diabólica. Aos poucos, ela se transforma em uma criatura perversa e completamente aterrorizante, fazendo coisas enervantes - como, por exemplo, descer uma escada como se fosse uma aranha.

Imagem de capa do item

Freddy Krueger

De onde é: A Hora do Pesadelo

Em primeiro lugar, não podia faltar o monstro máximo dos filmes de terror - a criação suprema de Wes Craven. Concebido para a franquia A Hora do Pesadelo, temos Freddy Krueger, um assassino em série que ataca onde somos mais vulneráveis: em nossos sonhos. Seu visual é assustador e icônico, com o rosto queimado e sua camisa listrada vermelha.

Com toda uma história por trás de sua criação - que envolve temas pesados, como abuso infantil -, esse vilão se tornou um marco do horror moderno, e ainda é difícil esquecer a cena em que ele aparece pela primeira vez, arranhando a parede com sua luva cheia de navalhas. E pensar que ele já enfrentou Jason Voorhees nos cinemas também!

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux