Capa da Publicação

Os 12 melhores duelos e batalhas do Mundo Bruxo!

Por Gus Fiaux

Se nos encantamos pelos corredores de Hogwarts ou nos aventuramos na maleta de Newt Scamander, não há como negar que também ficamos à flor da pele com as batalhas do Mundo Bruxo. Tanto na saga de Harry Potter quanto em Animais Fantásticos, tivemos batalhas e duelos de tirar o fôlego.

Então se prepare, pois aqui ligamos o dedo… na Câmara Secreta e bruxaria, e você logo vai conferir os 10 melhores duelos e lutas do Mundo Bruxodesde grandes batalhas entre bruxos até cenas que trazem os heróis lutando contra criaturas e outros seres fantásticos!

Créditos: Warner Bros.

Imagem de capa do item

O Clube de Duelos

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, os alunos de Hogwarts tiveram um primeiro gostinho de como era duelar. Tudo isso começou porque, para preparar os alunos e evitar ataques, foi instaurado um Clube de Duelos, ministrado pelo paspalhão professor Gilderoy Lockhart.

E, como era de se esperar, uma das lutas que surgiu disso se deu entre Harry Potter e Draco Malfoy, concretizando ainda mais sua rivalidade. A sequência traz uma virada bem dramática para o Menino Que Sobreviveu, que descobre que possui o dom de falar com cobras - ofidioglossia.

Imagem de capa do item

Expecto Patronum!

No ano seguinte de Harry em Hogwarts, o bruxo precisou superar um de seus maiores medos, ao confrontar não apenas um, mas centenas de dementadores que estavam dispostos a consumir a sua alma e a de seu padrinho, Sirius Black.

A cena é bem memorável por todo o contexto em que ela ocorre - de início, Harry acha que seu pai, Tiago Potter, havia conjurado o Feitiço do Patrono. Mas, na verdade, tratava-se dele próprio, que havia retornado ao passado graças ao vira-tempo.

Imagem de capa do item

Entre os Inferi e o Fogomaldito

Outra cena bem marcante que mostra um bruxo enfrentando criaturas das trevas se dá em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando Harry acompanha Alvo Dumbledore para uma caverna no meio do mar, onde supostamente estaria escondida uma das Horcruxes de Voldemort.

Quando os dois conseguem recuperar o objeto - que era um medalhão falso -, Harry é atacado por Inferi, uma espécie de morto-vivo controlado por um bruxo maligno. É aí que o diretor de Hogwarts interfere, conjurando Fogomaldito e incendiando os cadáveres perversos.

Imagem de capa do item

A torre atingida pelo raio

Logo após a luta na caverna, temos um momento excruciante para qualquer fã da franquia: a morte de Alvo Dumbledore pelas mãos de Severo Snape. A sequência acontece de uma forma muito chocante, especialmente para Harry, que é forçado a testemunhar tudo.

O filme até exclui um pouco disso, mas quem leu o livro sabe que, após a morte do diretor, ainda há uma breve batalha por todo o castelo de Hogwarts. É um final drástico, que mostra a todos que a escola, por mais segura que fosse, finalmente havia sucumbido às forças das trevas.

Imagem de capa do item

A batalha dos Sete Potter

Pouco tempo depois, em Harry Potter e as Relíquias da Morte, temos uma grande batalha que se inicia quando a Ordem da Fênix prepara a transferência de Harry para a Toca, onde ele completaria seu aniversário de 17 anos e estaria sem a proteção mágica de sua mãe.

Retratado na Parte 1, a batalha envolve o próprio Harry e mais seis pessoas disfarçadas como ele, através da Poção Polissuco. Isso atrai a atenção dos Comensais da Morte, e logo temos um show de horrores, que inclusive resulta em algumas vítimas, como Olho-Tonto e Edwiges.

Imagem de capa do item

Inimigos do Herdeiro, cuidado!

Em seu segundo ano em Hogwarts, Harry precisou lidar com uma ameaça espantosa. Após várias petrificações de alunos nascidos-trouxas, a Câmara Secreta reclamou sua vítima: Gina Weasley. Para salvar a irmã de seu melhor amigo, Harry adentra no ponto mais escondido da escola.

Lá ele se depara com um fragmento da alma de Lord Voldemort, que controla um monstro assustador: o Basilisco. O resultado é um confronto épico, que quase resulta na morte de Gina e de Harry - não fosse pelo surgimento de Fawkes e da Espada da Grifinória.

Imagem de capa do item

Cemitério maldito

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, as coisas tomaram um rumo dramático quando o Torneio Tribruxo acabou. Harry e seu concorrente, Cedrico Diggory, acabaram sendo transportados para um cemitério - e sua presença foi essencial para trazer de volta Lord Voldemort.

Quando Rabicho faz o ritual para ressuscitar o Lorde das Trevas, temos uma grande batalha, que nos mostra como Harry e Voldemort são nêmesis completamente opostos. O resultado é uma batalha memorável, da qual muitos fãs falam até hoje.

Imagem de capa do item

O duelo final

Avançamos três anos na vida de Harry Potter e chegamos ao momento derradeiro onde ele teve de enfrentar Tom Riddle, de uma vez por todas. O duelo final dos dois é até bem simples, mas é carregado de um peso dramático significativo, pois representa o final da guerra.

Embora a adaptação cinematográfica tenha deslizado bastante ao transcrever essa batalha final para os cinemas, temos aqui uma das cenas mais dramáticas de toda a franquia, representando o fim de um ciclo. Destaque para toda a reviravolta que faz com que Harry tenha sido o Senhor da Morte.

Imagem de capa do item

Desventuras no Departamento de Mistérios

Em A Ordem da Fênix, vimos os alunos tomando a dianteira e se preparando para uma grande batalha. Mas a história foi muito além dos limites de Hogwarts ou da Armada de Dumbledore. Aqui, vimos alguns alunos arriscando a vida no Ministério da Magia.

Quando Harry parte com seus aliados para o Departamento de Mistérios, ele não apenas precisa enfrentar os Comensais da Morte, mas também a hostilidade do ambiente ao seu redor. É uma pena que o filme não tenha trazido metade do que é o confronto no livro.

Imagem de capa do item

Dumbledore vs Voldemort

Uma das lutas mais amadas pelos fãs - especialmente nos cinemas, já que ela toma proporções épicas a cada feitiço lançado - é o confronto entre Alvo Dumbledore e Lord Voldemort, que acontece logo após a morte de Sirius Black. É uma luta pela alma de Harry Potter.

A batalha mostra como os dois foram os maiores bruxos de seu tempo, cada um usando todas as suas habilidades mágicas para produzir efeitos brutais e devastadores. Além disso, é também um pequeno vislumbre de todo o poder que Dumbledore ainda reservava, mesmo com uma idade tão avançada.

Imagem de capa do item

"Pelo bem maior"

Por mais que ainda não tenha sido retratado nos cinemas, a grande batalha entre Alvo Dumbledore e Gerardo Grindelwald, que acontece em 1945, é descrita como "o maior duelo bruxo da história". Após anos separados, eles finalmente se reencontram para uma batalha histórica.

Foi graças aos atos de Dumbledore que Grindelwald foi preso e sua ascensão teve um fim. Além disso, é um evento para ser lembrado, já que foi quando Alvo conseguiu ganhar para si a Varinha das Varinhas, o item mais poderoso e cobiçado das Relíquias da Morte.

Imagem de capa do item

A batalha de Hogwarts

Você pode até não gostar dela, mas não pode discordar que a Batalha de Hogwarts é o maior evento que já aconteceu em todo o Mundo Bruxo. Uma guerra devastadora, que destruiu vidas e arruinou parte da Escola de Magia e Bruxaria, mas que que resultou no fim da Segunda Guerra Bruxa.

Aqui, vemos os alunos do colégio se unindo a bruxos da Ordem da Fênix e aos seus próprios professores para rechaçar a investida de Voldemort e seus Comensais da Morte, em sequências de fazer nosso coração querer sair pela boca.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux