Os 10 piores filmes de super-heróis de todos os tempos de acordo com a crítica!
Os 10 piores filmes de super-heróis de todos os tempos de acordo com a crítica!
Xiiiii….
Os filmes de super-heróis estão em alta – mas isso não significa que todos são sucessos garantidos. Enquanto algumas produções são aclamadas pelo público e pela crítica, outras são deixadas às moscas, vítimas de uma produção turbulenta ou de problemas técnicos gravíssimos.
Pensando nisso – e considerando o fracasso recente de outro aguardado filme de heróis -, decidimos listar os 10 piores filmes de super-heróis de todos os tempos, de acordo com a crítica. Para isso, levamos em consideração apenas adaptações de HQs e listamos a recepção de cada filme no Rotten Tomatoes.
Hellboy (2019)
O filme ainda nem chegou ao Brasil, mas já estamos desanimados. Apesar das expectativas, Hellboy abre nossa lista em décimo lugar por conta das críticas esmagadoras que já recebeu desde que chegou aos cinemas internacionais, rendendo apenas 15% de aprovação dos críticos, com uma média de 3.63/10.
A aventura adulta protagonizada por David Harbour não foi apenas rejeitada pela crítica, como também pelo público - já que o longa se provou um fracasso absoluto nas bilheterias. É uma pena que o navio esteja afundando antes mesmo de ter zarpado, levando em conta como essa adaptação parece fiel ao material de Mike Mignola.
Jonah Hex (2010)
Se vocês hoje veem Josh Brolin como um grande astro de filmes de super-heróis, seja como Cable ou como Thanos, precisamos lembrar que, há quase dez anos atrás, ele protagonizava uma das piores adaptações da DC Comics: Jonah Hex. O filme baseado no personagem obscuro conta com uma aprovação de apenas 12% (e média de 3.48).
O filme é uma bagunça, e foi tão mal-recebido que passou despercebido até mesmo pelos fãs mais fervorosos da editora. A história deixa de lado a essência do personagem nas HQs e nos traz uma narrativa lenta, chata e arrastada. Curiosamente, o longa conta com um elenco estelar, composto por John Malkovich e Michael Fassbender, dentre outros.
Aço (Steel, 1997)
Na década de 90, a DC publicou A Morte do Superman, e no lugar do Homem de Aço, trouxe quatro substitutos para o herói nas HQs. Um deles era o Aço, que em 1997, ganhou seu filme solo protagonizado por Shaquille O'Neal, um astro do basquete que estava começando a se aventurar nas telas de cinema.
O filme foi um desastre tão absoluto que só conseguiu fazer US$ 1,7 milhões de dólares, um valor quase dez vezes menor que seu orçamento. Na crítica, o filme também não conseguiu nenhuma absolvição, já que no Rotten Tomatoes, conta com 12% de aprovação baseada numa nota média de 3.04.
Superman IV: Em Busca de Paz (Superman IV: The Quest for Peace, 1987)
O Superman de Christopher Reeve é um ícone da história dos filmes de super-heróis - e a primeira vez que Hollywood provou que um longa baseado em HQs do gênero poderia ser bem-sucedida e rentável. Infelizmente, a franquia acabou recebendo a maldição das continuações - e seu quarto filme é a prova mais catastrófica disso.
Com uma aprovação de 11% dos críticos, baseado numa nota média de 2.84, o terrível Superman IV: Em Busca de Paz enterrou a franquia do herói por um bom tempo - e dessa vez, nem os fãs salvaram, já que a média de aprovação do público não é muito melhor do que a crítica especializada, estacionada em 15%.
Elektra (2005)
Os anos 2000 foram bem experimentais para a Marvel Comics nos cinemas. Com suas franquias espalhadas por diversos estúdios, a editora ainda não havia lançado seu próprio universo cinematográfico, mas observava de longe as conquistas - e os fracassos - de seus heróis no cinema. E falando de Elektra, pode botar fracasso nisso.
O filme foi concebido como um spin-off de Demolidor, de 2003 - que já não havia caído no gosto da crítica. Para piorar, o longa deixou de lado toda a ligação com o Homem Sem Medo e focou-se em uma jornada solo da protagonista, que não tinha carisma e nem uma história interessante contada no roteiro. O resultado? 10% de aprovação com média de 3.82.
Batman & Robin (1997)
Qualquer lista de "piores filmes de super-heróis" que não conte com Batman & Robin é uma lista sem credibilidade. Assim como Superman IV foi para o Homem de Aço, esse foi o filme que sepultou a reputação do Cavaleiro das Trevas - até que Christopher Nolan trouxesse uma versão modernizada do herói em sua trilogia.
No entanto, o longa dirigido por Joel Schumacher se provou uma decepção de marca maior, mesmo depois do já massacrado Batman Eternamente. O visual bizarro e o roteiro sem pé nem cabeça garantiram ao filme 10% de aprovação com média de 3.70 - mas pelo menos, seu legado se manteve vivo nos memes, como o Bat-Cartão de crédito.
Supergirl (1984)
Após o lançamento de Superman III - que marca o início da decadência da franquia -, em 1983, a Warner Bros. e a DC Comics decidiram que era hora de expandir os horizontes e criar um spin-off da saga do Homem de Aço, dessa vez focado na prima de Kal-El. Nascia Supergirl. Mas logo morreria, vítima de 10% de aprovação e média de 3.22.
Com efeitos especiais pobres e vários problemas técnicos - influenciados por um orçamento infinitamente inferior ao dos filmes do Superman -, o longa da Garota de Aço foi considerado um experimento falido pelo público, que também rejeitou a proposta. Felizmente, após seu lançamento, o longa ganhou uma espécie de "status cult", sendo revisitado por alguns fãs.
Quarteto Fantástico (Fant4stic, 2015)
Na memória recente, poucos filmes conseguiram o feitio de Quarteto Fantástico, o último longa em que a Fox tentou adaptar a famosa equipe para os cinemas. Após dois longas bem polarizados na década passada, em 2015 o estúdio chamou Josh Trank para dar uma nova roupagem à Família Fundamental. E o resultado foi um desastre de proporções épicas.
O longa atraiu atenção negativa dos fãs desde suas primeiras notícias, já que deturpava a essência da equipe nos quadrinhos. Em defesa de Trank, precisamos dizer que o estúdio também foi culpado por uma boa dose de interferência - mas não há como voltar atrás. O filme é uma catástrofe com 9% de aprovação e média de 3.47.
Mulher-Gato (Catwoman, 2004)
Se você acha que a Warner teria aprendido com o fracasso de Supergirl, está muito enganado. Tentando, de alguma forma, revitalizar a franquia do Batman, o estúdio decidiu lançar Mulher-Gato em 2004 - mas com um pequeno problema: o longa não tinha nenhuma relação com o Cavaleiro das Trevas - e a própria protagonista sequer existe nas HQs.
Além de ser uma bomba nas bilheterias, o filme quase afundou a carreira de Halle Berry, além de receber diversos Framboesas de Ouro, sendo considerado um dos piores filmes já feitos na história do cinema. Dito isso, sua classificação no Rotten Tomatoes é até "alta", já que conta com 9% de aprovação e média de 3.1.
Capitão América (Captain America, 1990)
Muito antes de Chris Evans assumir o papel do Sentinela da Liberdade, a Marvel já havia tentado produzir uma adaptação do Capitão América em 1990, com Matt Salinger no papel principal. E o resultado deu tão errado que o longa às vezes nem sequer é lembrado em listas de piores filmes, de tão ruim que é.
Com 7% de aprovação e média de 3.00, o longa destroçou a imagem de Steve Rogers, transformando-o em um soldado atrapalhado com ações moralmente questionáveis. Para piorar, o Caveira Vermelha, por algum motivo, foi transformado em um fascista italiano que se transforma em mafioso. O longa sequer chegou a ser lançado nos cinemas, indo direto para VHS.