Os 10 momentos mais bizarros na história dos Vingadores!

Capa da Publicação

Os 10 momentos mais bizarros na história dos Vingadores!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Vingadores Sombrios

Uma vez que quadrinhos são escritos e desenhados por várias pessoas diferentes, é quase impossível prever onde e como acontecerão mudanças bruscas em relação ao tom das histórias apresentadas. Não é para menos a surpresa que todos tiveram quando, após a Invasão Secreta, Norman Osborn assumiu o cargo de diretor da S.H.I.E.L.D. - que se tornou MARTELO - além de formar sua própria equipe de Vingadores.

O truque aqui é que a equipe era formada por vilões se passando por heróis. E isso não chega a ser bizarro. No entanto, o que nos deixa aflitos até hoje é como a equipe conseguiu enraivecer os verdadeiros Vingadores, os X-Men, toda a população de Asgard e toda a cidade de São Francisco e ainda assim, permanecer no topo por tanto tempo. Há um limite até para os jogos e manipulações políticas de Osborn.

Imagem de capa do item

Vingadores vs Korvac

A Saga de Korvac é uma das histórias mais interessantes - e sombrias - dos Vingadores. Aqui, somos apresentados a Michael Korvac, uma criatura com poderes divinos descontrolados, bem como a versão futura dos Guardiões da Galáxia. As duas equipes de heróis se juntam para tentar conter Korvac, mas no caminho, basicamente todos são mortos pelo ser.

Isso traz um dos momentos mais absurdos para a equipe, ao vermos boa parte dos Vingadores literalmente mortos. Todos assassinados em combate. Após o baque que foi ver tantos heróis sendo mortos, os leitores ficaram aliviados quando Korvac ressuscitou todos e pôs um fim à sua própria vida. Ainda assim, não deixa de ser um momento estarrecedor para a equipe.

Imagem de capa do item

Vingadores Medievais

Quando Kurt Busiek assumiu o título da equipe pouco após o terrível Heróis Renascem, muitos ficaram surpresos com a abordagem usada pelo roteirista no primeiro arco de histórias da equipe. Aqui, a feiticeira maligna Morgana Le Fay, usando as Pedras Nornes, modifica a realidade ao redor dos Vingadores, transformando-os em cavaleiros da era arturiana.

Aqui, quase todos os personagens que já haviam sido Vingadores até então se unem, vestidos em armaduras medievais, para recuperar a Espada do Crepúsculo e salvar a humanidade de alguns vilões bem perigosos. Apesar de ser visualmente bizarra, a história é bem contada e rendeu um arco memorável para a equipe.

Imagem de capa do item

David Letterman

O Late Night with David Letterman sempre foi um dos programas de auditório mais populares dos Estados Unidos. Ainda assim, é difícil de imaginar que em 1984 - durante o auge do programa -, os Vingadores fossem convidados para dar uma entrevista ao vivo... e isso foi registrado nas páginas do título mensal do grupo.

O "crossover" acontece da maneira mais ridícula imaginável. Alguns membros da equipe aparecem no programa, enquanto são atacados por algum vilão genérico que não consegue deixá-los em paz. Mais absurdo que isso é ver que, mesmo com heróis poderosos ali no meio, como o Magnum e o Pantera Negra, a única pessoa capaz de derrotar o inimigo é o próprio apresentador do programa.

Imagem de capa do item

Vingadores MODOC

Em uma das HQs mais estranhas já feitas para os Vingadores, presente em Marvel Adventures: The Avengers #9, os Heróis Mais Poderosos da Terra, aliados de outros super-heróis, como a Tempestade e o Homem-Aranha acabam se infiltrando no covil da HIDRA, mas acabam sendo capturados pelo vilanesco MODOC.

Ele então transforma os Vingadores em seres à sua imagem - ou seja, com grande poder mental, mas também gigantes cabeças flutuantes. Os heróis derrotam facilmente seus inimigos, mas acabam se transformando em tiranos cruéis, até poderem desfazer os feitios de MODOC. Certamente, uma história embaraçosa para a equipe.

Imagem de capa do item

A aposta

Tudo bem que a série mensal Avengers Assemble veio com o intuito de contar histórias mais leves e cotidianas sobre os Vingadores. Contudo, não esperávamos que isso fosse ser feito dessa forma. Em um dos primeiros arcos da história, o Hulk e o Homem de Ferro formam duas equipes e apostam que entre si sobre quem será o primeiro a resolver um crime.

O problema é o resultado da aposta. Quem perder, deve aparecer nu em público. A trama segue, e são os aliados do Hulk e do Homem de Ferro - como o Wolverine, a Mulher-Aranha e a Capitã Marvel - que acabam resolvendo o crime. Dessa forma, os dois super-heróis perdem a aposta e são obrigados a saírem pelados na rua... recebendo processos por atentado ao pudor e toda a atenção da mídia.

Imagem de capa do item

Casamento

Uma das melhores reviravoltas que acontece no título da equipe é quando surge o misterioso Jaqueta Amarela, dizendo aos quatro ventos que assassinou Hank Pym e chantageia os Vingadores para fazer parte da equipe, ao mesmo tempo que anuncia seu casamento com a Vespa.

Embora todos nós descobrimos depois que o Jaqueta é o próprio Hank Pym transformado por experimentos voláteis, é bem bizarro perceber que a equipe, apesar de ir a contragosto, concordo com todas as exigências do "vilão", mesmo depois dele ter admitido que matara Pym. E para piorar - como em todo casamento que se preze na Marvel, os heróis ainda são atacados pelo Circo do Crime, que tentam exterminar os Vingadores e acabam revelando a identidade do Jaqueta Amarela.

Imagem de capa do item

Mechano

Completamente escrita às pressas, a primeira edição da equipe, Avengers #1, de 1963 trouxe momentos extremamente vergonhosos, que até hoje nos fazem questionar como o grupo obteve sucesso suficiente para ganhar uma segunda edição - e toda a fama que tem hoje.

Um dos momentos mais bizarros se dá pouco antes da formação dos Vingadores. Aqui, o Hulk é injustamente acusado por um crime que não cometeu e, para fugir, acaba parando em um circo, onde se disfarça e se faz passar por Mechano, o Palhaço Mecânico, demonstrando sua incrível força no espetáculo. Definitivamente, um papel ao qual o Hulk jamais se prestaria em condições "normais".

Imagem de capa do item

Origens

Aliás, falando da primeira edição da equipe, é interessante falar um pouco sobre a formação dos Vingadores e sua história de bastidores. Como mencionamos no item anterior, a primeira edição da revista do grupo foi escrita às pressas, para ocupar o lugar da primeira edição da revista do Demolidor nas bancas, que havia atrasado.

Não apenas isso, a história é bem curiosa. Aqui, não temos de cara os Heróis Mais Poderosos da Terra e sim as maiores "segundas opções", já que os Vingadores só se uniram para derrotar Loki porque todos os outros heróis importantes - como os X-Men, o Quarteto Fantástico e o Homem-Aranha - estavam ocupados demais para poder ajudar.

Imagem de capa do item

Marcus Immortus

Contudo, não há história mais bizarra, revoltante e nojenta que a história de Marcus Immortus, que afetou profundamente a vida da Miss Marvel. Aqui, temos a história de um vilão que captura a heroína e utiliza um artefato de controle mental para poder copular com ela - em outras palavras, ele a estupra. Pouco depois, Carol descobre estar grávida.

Seu filho nasce depois de três dias e rapidamente evolui até a idade adulta, até se tornar Marcus e se apaixonar por sua mãe. O curioso? Marcus também é filho do viajante do tempo Immortus e foi ele mesmo quem estuprou Carol Danvers, pois precisava de um "corpo físico" para nascer na Terra. Surpreendentemente, tudo acontece debaixo do nariz dos Vingadores, que aceitam tudo como se fosse algo normal.

Juntamos uma história ofensiva e revoltante de estupro, complexo de édipo e gravidez forçada... e inserimos isso na 200ª edição da revista da equipe - que havia sido feita para celebrar a história dos Vingadores. Definitivamente o momento mais bizarro e aterrador pelo qual a equipe já passou.