Os 10 melhores X-Men criados nesta década!

Capa da Publicação

Os 10 melhores X-Men criados nesta década!

Por Gus Fiaux

A década de 2010 foi pontuada de altos e baixos para os fãs dos X-Men. A equipe teve grandes momentos e também sofreu nas mãos da Marvel, com um aparente boicote interno da própria editora, e uma queda drástica na quantidade e qualidade das revistas mutantes. Felizmente, tudo está voltando ao eixo com a nova fase da equipe.

E mesmo com esses obstáculos, muitos personagens novos foram criados, ganhando espaço nas HQs da equipe e se tornando membros poderosos para os Filhos do Átomo. Pensando nisso, resolvemos listar os 10 melhores X-Men criados nesta década, o que prova que os mutantes podem cair, mas não vão parar de lutar!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Moira X

Vamos começar essa lista com uma pequena "trapaça". Embora Moira MacTaggert já existisse há anos no Universo Marvel, foi apenas em 2019 que descobrimos a sua verdadeira face. Diferente do que se acreditava, Moira é uma mutante, capaz de ressuscitar com toda a sabedoria e experiência de suas vidas passadas.

Isso faz dela uma mutante importantíssima, que está liderando a nova fase dos mutantes, vista em House of X e Powers of X. Ela já morreu nove vezes, e agora está em sua décima vida, pronta para liderar os Filhos do Átomo ao lado do Professor X e de Magneto, em direção a um futuro onde os mutantes não precisem mais lutar para salvar suas próprias vidas.

Imagem de capa do item

Bolas Douradas

Apesar de ter sido criado como um personagem cômico e caricato, Fabio Medina desde suas primeiras aparições conquistou um carinho inusitado dos fãs. Apelidado de Bolas Douradas, ele é a prova de que nem toda mutação é necessariamente bonita ou útil, já que seu poder basicamente é o de criar e expelir bolas douradas de seu corpo.

No entanto, o personagem foi completamente subvertido nos últimos meses. Agora, ele descobriu que suas bolas funcionam como casulos incubadores, e isso está sendo extremamente útil na nova fase dos X-Men em Krakoa. Um dos cinco mutantes mais importantes da atualidade, ele é um dos responsáveis por não deixar a raça morrer.

Imagem de capa do item

Rasputin

Outra criação recente proveniente de House of X e Powers of X, essa aqui é uma heroína do futuro, que ainda não teve a chance de interagir com os heróis do presente. É curioso notar que Rasputin, mesmo já tendo aparecido e morrido, se tornou uma das personagens mais queridas dessa nova leva - e é bem provável que ela seja trazida de volta num futuro próximo.

Rasputin não é necessariamente uma mutante. Na verdade, ela é uma Quimera - uma guerreira criada geneticamente pelo Senhor Sinistro, usando o DNA de vários mutantes. Ela possui a pele de aço do Colossus, a intangibilidade de Kitty Pryde, a telepatia do Kid Ômega, o fator de cura de X-23 e a invulnerabilidade de Unus, o Intocável.

Imagem de capa do item

Rapina

Outra não-mutante que figura na lista por ter sido muito popular com os fãs é a Rapina. Como já é de se esperar pelo seu visual aviário, ela é uma alienígena da raça Shi'ar, que veio à Terra para proteger o Kid Gladiador, enquanto ele se tornava um dos membros do Instituto Jean Grey, chefiado pelo Wolverine.

De simples guarda-costas, a Rapina - cujo nome real é Ava'Dara Naganandini - se tornou uma integrante valiosa para os X-Men, lutando em batalhas em prol dos Filhos do Átomo. É uma pena que a personagem tenha desaparecido nos últimos anos, após retornar para seu lar, já que ela foi uma das melhores integrantes da equipe nesses últimos dez anos.

Imagem de capa do item

Trinária

X-Men: Equipe Vermelha talvez seja uma das melhores revistas dos Filhos do Átomo nos últimos dez anos, justamente por resgatar alguns dos temas e tramas que sempre foram importantes para a história dos mutantes. Além disso, a revista nos apresentou uma nova heroína na forma de Trinária, uma mutante capaz de manipular tecnologia.

Sendo uma mulher indiana, ela é mais uma personagem que propaga a mensagem de diversidade e pluralidade da equipe mutante, mas não para por aí, já que ela foi essencial tanto para a Equipe Vermelha, liderada por Jean Grey, quanto para as formações mais atuais dos X-Men - ela inclusive desempenha um papel fundamental em uma batalha de House of X.

Imagem de capa do item

LongeDosOlhos

Nem sempre uma mutação pode ser boa para o combate ou para o cotidiano, de forma geral. LongeDosOlhos sabe disso muito bem, já que seus poderes são no mínimo peculiares. Ele tem a capacidade de fazer todos que o veem esquecê-lo assim que viram os olhos para outro lugar. O problema é que ele não consegue controlar esse poder maldito.

Por conta disso, ele tem uma das histórias mais tristes dos mutantes, e mesmo assim não deixa de lutar pelo que julga ser certo. O personagem pode ter aparecido pouco e ironicamente não é lembrado por muitos, mas tem uma história surpreendentemente emocionante em X-Men Legacy, além de ser um dos protagonistas de uma das encarnações da X-Force.

Imagem de capa do item

Gênesis

Em 2011, a revista da Fabulosa X-Force nos apresentou um dos melhores arcos de histórias dos mutantes em toda sua história, conforme um grupo improvável constituído por Psylocke, Arcanjo, Wolverine, Deadpool e Fantomex foi designado para uma missão tenebrosa: assassinar um clone mais jovem do Apocalipse.

Felizmente, o jovem Evan Sabah Nur acabou sendo salvo e criado por Fantomex como seu próprio filho. A partir daí, ele adotou codinomes heroicos - de Kid Apocalipse a Gênesis - e se tornou um personagem muito importante para o status quo recente dos heróis, inclusive se aliando aos Novíssimos X-Men.

Imagem de capa do item

Gabby

Laura Kinney achava que era a única clone do Wolverine, mas estava enganada. Sem que ela soubesse, a empresa maquiavélica Alchemax estava criando seus próprios clones do mutante canadense, usando o DNA de Laura. Assim, nasceu Gabby Kinney, uma personagem adorável que, assim como a X-23, tem um gosto especial pela violência.

O que torna Gabby tão única é que, apesar desse comportamento e de ter sido torturada desde que foi concebida (suas cicatrizes no rosto são uma prova concreta disso), ela é uma criança que gosta de ser uma super-heroína e está disposta a aprender o caminho do heroísmo ao lado de sua "irmã". Por conta disso, a personagem conquistou o carinho dos fãs - e merecidamente.

Imagem de capa do item

Oya

Quando Hope Summers voltou do futuro, os mutantes finalmente puderam começar a ter esperança, graças ao surgimento de novos jovens dotados do gene X, mesmo após os eventos catastróficos da Dinastia M. E Idie Okonkwo foi uma dessas novas "luzes" para sua espécie, logo adotando o codinome Oya.

A personagem sempre foi assombrada pela insegurança e pelo medo de machucar aqueles que amava, e isso torna sua história muito comovente e especial. Ela é capaz de manipular os dois extremos elementais, tanto o fogo quanto o gelo, e acabou se provando uma grande aliada tanto para a equipe de Hope quanto para os Novíssimos X-Men.

Imagem de capa do item

Tempus

No entanto, não há uma mutante nova que tenha se destacado mais nesta década do que Eva Bell. A heroína foi uma das primeiras recrutas dos Fabulosos X-Men do Ciclope, quando o líder mutante ainda estava sendo perseguido e odiado pelos acontecimentos retratados em Vingadores vs. X-Men.

Bell, também conhecida como Tempus, possui dons de manipulação cronológica, podendo criar esferas temporais para viajar no tempo ou enviar seus amigos. Ela possui alguns dos melhores arcos de histórias da revista em que foi criada, e atualmente é outra peça fundamental para a sobrevivência dos mutantes em Krakoa, ao lado do Bolas Douradas.