Os 10 melhores vilões de 2019

Capa da Publicação

Os 10 melhores vilões de 2019

Por Equipe Legião dos Heróis

Na cultura pop, para além de ter alguém para quem torcer, é imprescindível ter também alguém para odiar ou temer. Este ano, eles foram responsáveis por tocar o terror e deixar vários dos nossos heróis em apuros. Seja no cinema ou na televisão, esses vilões conseguiram se tornar algumas das figuras mais emblemáticas da ficção em 2019.

Pensando nisso, a equipe da Legião dos Heróis se reuniu para votar nos 10 melhores vilões dos filmes e séries do ano, fazendo um apanhado de grandes personagens cujas motivações e os meios para atingir seus objetivos não são dos mais éticos.

Aqui, você pode conferir os resultados de nossa votação!

Imagem de capa do item

10º - Rose, a Cartola

A principal antagonista de Doutor Sono, filme baseado na obra de Stephen King, é a líder de uma seita chamada Verdadeiro Nó, cujo objetivo é caçar crianças "iluminadas" e as torturar até a morte para alimentar sua essência psíquica conhecida como "Vapor".

No filme, ela é vivida por Rebecca Ferguson, e é atraída pelo "brilho" de uma menina de 12 anos que possui habilidades extremamente poderosas. Acontece que essa garota está sendo protegida por Danny Torrance.

À medida em que o filme avança, Rose vai se tornando cada vez mais obsessiva e imprevisível, e ainda que seja completamente vil, o espectador consegue compreende-la graças aos esforços de Ferguson, o diretor Mike Flanagan e claro, do autor Stephen King.

Imagem de capa do item

9º - Daenerys Targaryen

Daenerys, interpretada por Emilia Clark, começou como uma das "mocinhas" de Game of Thrones. Assistimos a sua evolução de uma jovem e bondosa mulher, que passou por diversos traumas, perdas e desilusões, para uma sádica tirana ao final do programa.

Ainda que muita gente tenha ficado insatisfeita com os eventos da última temporada, não dá para negar que a Rainha Louca foi uma das maiores reviravoltas dos últimos tempos. Dany foi dando alguns indícios de sua índole vingativa e gananciosa ao longo da série, mas sua benevolência e carisma nos distraiu, nos deixando completamente absortos ao vê-la queimando sem dó uma cidade inteira.

Imagem de capa do item

8º - Pennywise

Ele eventualmente volta a aterrorizar não só a pequena cidade de Derry como também o mundo, desde o lançamento do livro em 1986, passando pela minissérie de 1990 até chegar aos dois filmes recentemente lançados.

Conhecido como o Palhaço Dançarino, Pennywise é uma figura cósmica terrível e cruel, que acorda a cada 27 anos para matar as crianças de Derry, alimentando-se de seus medos. Em It: Capítulo 2 ele é vivido por Bill Skarsgård e volta mais ameaçador do que no primeiro filme, matando vários habitantes de Derry e assombrando mais uma vez o Clube dos Perdedores, que agora adultos, estão decididos a destruí-lo de uma vez por todas.

Imagem de capa do item

7º - Mysterio

Ele te convence de ser um cara legal até praticamente metade de Homem-Aranha: Longe de Casa, e quando finalmente a máscara cai, Mysterio faz qualquer espectador amar odiá-lo.

Com uma performance inteligente de Jake Gyllenhaal, descobrimos que ele era um ex-funcionário da Stark Industries que ficou amargurado quando Tony Stark desconsiderou o trabalho de toda a sua vida. A partir disso, ele trabalha num plano para criar um novo super-herói e com o uso da tecnologia e a confiança de Nick Fury e Peter Parker, ele se transforma neste que é um dos vilões mais significativos para o futuro de um herói do Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de capa do item

6º - Gabby Gabby

A antagonista de Toy Story 4 é uma boneca vintage dos anos 50 que à primeira vista parece doce e amável, mas logo se prova disposta a fazer o que for preciso para conseguir o que quer, mesmo que isso seja perseguir outros brinquedos.

Ela domina o Antiquário onde vive, e ao conhecer Woody, Gabby Gabby passa a querer tomar sua caixa de voz à todo custo, já que sem uma, ela acha que jamais vai conseguir uma criança que a queira.

A personagem é sem dúvida muito complexa, porque apesar de ter algumas atitudes terríveis, possui algumas qualidades redentoras que a transformam aos olhos do público.

Imagem de capa do item

5º - Marisa Coulter

Vivida por Ruth Wilson na série His Dark Materials, Marisa Coulter é elegante, poderosa e dona de uma uma autoridade assustadora. No início, ela exala admiração, mas rapidamente percebemos suas conexões com o Magisterium - o órgão que opera em nome da igreja no universo da série.

A personagem é profundamente complexa. Sua imprevisibilidade é sempre algo com qual o espectador pode contar. Ela é fria, calculista e parece não gostar até mesmo do seu daemon. Mas é a sua relação com a jovem Lyra que nos mostra que Coulter, por vezes, consegue ser tomada por alguma humanidade.

Imagem de capa do item

4º - Red

Uma das figuras mais assustadoras desta lista, chamada apenas de Red, a personagem é uma espécie de duplo da protagonista de Nós, Adelaide Wilson, ambas vivida magistralmente por Lupita Nyong'o.

Com um olhar e uma voz de causar calafrios, Red faz o espectador achar inicialmente que ela é parte do grupo dos "acorrentados", os duplos das pessoas que foram criados pelo governo dos Estados Unidos. No entanto, em uma reviravolta trágica, descobrimos que ela não é exatamente isso.

Imagem de capa do item

3º - Coringa

Aqui está um personagem conhecido por ser um dos maiores vilões da cultura pop, mas que, em sua própria história, ele não é visto exatamente dessa maneira.

Na trama de Coringa, o personagem interpretado por um Joaquin Phoenix é um cara que sonha em ser comediante, que trabalha como palhaço de aluguel, e que poucas vezes na vida foi alvo de algum ato de bondade e de interesse. Mas ao longo do filme, Arthur Fleck vai caindo cada vez mais fundo no poço enquanto ele passa a agir como um maníaco inconsequente, criando um verdadeiro caos em Gotham.

Imagem de capa do item

2º - Capitão Pátria

Ele é o principal antagonista da recente série da Amazon Prime, The Boys. O Capitão Pátria é a representação de um dos piores tipos de pessoas da face da terra. Totalmente sem escrúpulos, o vilão - que na verdade aqui é um herói, veja só! - é inteligente e meticuloso.

No início da série, ele se mostra um homem carismático, altruísta e justo, mas logo se prova alguém que utiliza de toda sua sagacidade para cometer atrocidades. Frio e manipulador, o super-herói pega todo seu poder de influência e usa a favor de si de maneira que poucos conseguiriam.

Imagem de capa do item

1º - Thanos

Thanos se mostrou imortal na cultura pop depois que ele fez sua grande investida em Vingadores: Guerra Infinita. Mas esse ano, com o último capítulo da saga da Marvel, que vem sendo construída há mais de 10 anos, Thanos concluiu com chave de ouro seu arco.

Depois de muitas tentativas frustradas de seus capangas, Thanos decidiu ele mesmo ir atrás de coletar as Joias do Infinito para executar um dos planos mais ambiciosos que qualquer um já ousou tentar. Em Vingadores: Ultimato, os heróis precisaram atuar em uma escala maior do que nunca para desfazer a ação do Titã Louco e assim recuperar a ordem do universo.