Capa da Publicação

Os 10 melhores romances dos X-Men!

Por Gus Fiaux

Os X-Men não são a maior equipe da Marvel Comics à toa. Em décadas de publicações, a equipe conseguiu desenvolver seu próprio universo dentro da editora, com diversos personagens, arcos de histórias e mega-sagas. E no meio disso tudo, claro que o romance floresceu.

Com muitos casos românticos e desilusões amorosas, os X-Men viraram basicamente uma grande novela dentro do Universo Marvel, com muitas aventuras fantásticas e muitos casamentos e namoros intermináveis. E, pensando nisso, resolvemos listar os 10 maiores romances dos X-Men!

Para esta lista, estamos considerando apenas romances formados entre personagens do núcleo dos X-Men. Ou seja, por mais que adoremos o casamento da Tempestade com o Pantera Negra, ele vai ter que ficar de fora, já que o Pantera não é mutante e também não é agregado da equipe.

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Ciclope e Jean Grey

Para encabeçar esta lista, não podia ficar de fora um dos casais mais queridos da Marvel Comis. De um lado, temos Scott Summers, o mutante cujos olhos são portais para uma dimensão de energia pura e plena. Do outro, Jean Grey, a telepata que possui uma forte conexão com a Força Fênix.

Juntos, Ciclope e Jean Grey viveram um amor como poucos, carregado de drama, tragédia e, acima de tudo, afeto. Fica nítido, através das histórias, que eles são almas gêmeas, ainda que seu relacionamento esteja sempre fadado à catástrofe. Contudo, o que o futuro pode trazer para o casal?

Imagem de capa do item

Tempestade e Forge

Ororo Munroe tem muita experiência quando o assunto são relacionamentos. Ao longo de sua vida, a rainha do tempo já entregou seu coração para diversos amados, como Wolverine, Bishop e até mesmo Gambit, mas foi ao lado de Forge que ela prosperou.

A dinâmica dos dois era muito interessante, principalmente se analisarmos toda sua visão espiritual de mundo. Ela, vinda do Quênia e ele, nativo-americano, tiveram uma forte conexão emocional, e conseguiram nutrir um belo romance, que só não foi melhor do que o casamento de Ororo com o Pantera Negra

Imagem de capa do item

Homem-Múltiplo e Layla Miller

Dentro dos subgrupos mutantes, um que chamou muita atenção foi o X-Factor Investigations, que basicamente era uma agência de investigações comandada por heróis mutantes, geralmente pupilos dos X-Men. Dentro desse grupo, um dos melhores namoros surgidos envolveu dois líderes.

De um lado, temos Madrox, o Homem-Múltiplo, que precisava lidar com suas várias personalidades e, ainda assim, se manter um líder justo para a equipe. Do outro, temos Layla Miller, que alega saber de todo o futuro. Juntos, eles formaram um casal sem igual, que ainda é querido pelos fãs.

Imagem de capa do item

Cristal e Longshot

As décadas de 80 e 90 trouxeram vários personagens e arcos marcantes para a história dos X-Men. Entre os novos membros, podemos destacar dois dos mais inventivos: Longshot, um herói do Mojoverso capaz de manipular probabilidades, e Cristal, uma diva pop mutante.

Juntos, eles formaram um dos casais mais importantes dos Filhos do Átomo nos quadrinhos. Eles são responsáveis pela criação de Shatterstar, e também são brilhantes em combate, seja pelos poderes de "sorte" dele ou pela habilidade de converter som em luz dela.

Imagem de capa do item

Shatterstar e Rictor

Outro romance que floresceu durante o X-Factor Investigations - e que atualmente está desmantelado sem que ninguém entenda o motivo -, o namoro de Rictor e Shatterstar era um dos pontos altos da revista, pela forma natural e orgânica que surgiu, balançando as estruturas dos dois.

Enquanto Shatterstar era um guerreiro geneticamente modificado do Mojoverso que só agora estava entendendo sua humanidade, Rictor precisava lidar com vários problemas passados. O resultado foi um romance belíssimo, que ajudou os dois personagens a se encontrarem no mundo.

Imagem de capa do item

Destrutor e Polaris

Dois personagens que estão presentes desde as primeiras formações dos X-Men nos quadrinhos são o Destrutor e a Polaris. Ambos possuem um passado traumático - ele sendo o "irmão perdido" do Ciclope e ela sendo filha legítima de ninguém menos que Magneto, o Mestre do Magnetismo.

Mesmo com altos e baixos, o relacionamento dos dois foi algo lindo de se acompanhar, dada a sutileza e a humanidade com a qual os dois personagens eram tratados. Infelizmente, o relacionamento foi rompido quando Alex Summers se juntou aos Fabulosos X-Men e quase se casou com a Vespa.

Imagem de capa do item

Psylocke e Anjo

Não há nada mais dramático e trágico do que um relacionamento entre duas pessoas com vidas muito sombrias. E, se você acompanhou a Fabulosa X-Force, sabe que esse é justamente o caso de Psylocke e Anjo, dois dos mais icônicos integrantes dos Filhos do Átomo.

O relacionamento dos dois sempre cresceu à sombra da ação de Apocalipse, e da transformação de Warren Worthington III no Arcanjo. Eles quase tiveram um destino assustador, quando o Anjo Negro tomou conta e Betsy Braddock precisou pôr um fim nisso.

Imagem de capa do item

Kitty Pryde e Colossus

Temos aqui um caso polêmico, tendo em vista as últimas repercussões dessa relação. Contudo, por muito tempo, Kitty Pryde e Piotr Rasputin eram os pombinhos favoritos de todos os fãs dos X-Men. Eles precisaram vencer várias diferenças, até se encontrarem como parceiros e amantes.

Isso tudo culminou em um belíssimo pedido de casamento, que foi feito pela própria Lince Negra. No entanto, pouco antes dos votos serem trocados, a Marvel decidiu desmanchar o relacionamento, deixando muitos fãs revoltados e dois corações partidos.

Imagem de capa do item

Vampira e Gambit

Mas não tem problema! Se, por um lado, Kitty Pryde e Colossus acabaram tendo sorte no amor, isso ao menos favoreceu Gambit e Vampira, que após anos num vai-e-vem descontrolado, finalmente se juntaram de vez e decidiram se casar, coroando esse namoro icônico.

O romance dos dois data dos anos 90, e continuou a ser desenvolvido nas últimas décadas, até mesmo quando a Marvel decidiu que era uma brilhante ideia juntar a Vampira e o Magneto. Eles são extremamente queridos pelos fãs, e trazem um romance leve, sutil e ainda assim, cheio de intensidade.

Imagem de capa do item

Emma Frost e Ciclope

Encerrando a lista, não podemos esquecer de outro relacionamento marcante que também envolve Scott Summers. Dessa vez, ele se juntou com outra telepata tão poderosa quanto Jean Grey: a própria Rainha Branca do Clube do Inferno, Emma Frost.

Diferente do romance com a ruiva, aqui Scott é mais governado pela razão. Como casal, os dois não apenas são estrategistas sem igual, como também líderes implacáveis para os X-Men. Há quem goste mais do romance envolvendo Jean, mas não há como negar que ao lado de Emma, Scott se tornou um líder revolucionário.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux