Os 10 melhores momentos da Totalmente Nova e Diferente Marvel!

Capa da Publicação

Os 10 melhores momentos da Totalmente Nova e Diferente Marvel!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Imagem de capa do item

O construtor de mundos

Galactus sempre foi visto como uma força de destruição e terror por onde passava. Conhecido como Devorador de Mundos, ele viajava pelo universo, acompanhado de seus arautos, que o levavam a planetas prontos para serem consumidos pelo titã cósmico. Entretanto, no primeiro arco da revista dos novos Supremos - Ultimates -, algo inesperado acontece.

Ao passar por um processo similar ao que o transformou no Devorador de Mundos, Galactus reverte sua mecânica e se torna um Criador de Mundos, restaurando todos os planetas que ele devorou no Universo, um a um. Agora, os Supremos são seus arautos e eles o guiam pelo cosmos, o que foi uma reviravolta bem surpreendente e interessante na história da entidade.

Imagem de capa do item

Bem-vindo à nova geração

Embora Mark Waid seja um escritor elogiado, pouco de seu trabalho em All-New, All-Different Avengers realmente chamou atenção pela qualidade, o que acabou resultando em um título esquecível, abrilhantado apenas pelas capas de Alex Ross. Entretanto, a nova revista dos Vingadores soube trazer algo interessante para a editora: fazer o diálogo e a "passagem de manto" da geração mais antiga para os novos heróis.

Mais que tudo, era divertido ver a interação entre Miss Marvel, Miles Morales e Nova com os outros Vingadores mais velhos, resultando em tramas de desconfiança e amadurecimento. A culminação disso foi a criação de uma equipe e uma revista própria para essa nova geração de heróis. O resultado pode ser lido em Champions.

Imagem de capa do item

O retorno de Steve Rogers

Certamente, um momento muito controverso a ser citado jaz à nossa frente. Durante a Nova Marvel, a editora criou um grande estardalhaço ao fazer Steve Rogers perder o soro do super-soldado, envelhecendo e passando o manto de Capitão América para Sam Wilson.

Os anos passaram e o Capitão voltou! Em Captain America: Steve Rogers, que veio logo após ao evento Avengers: Standoff, o herói retorna com toda a classe e pompa... apenas para que possa ser revelado que sua história foi alterada pelo Caveira Vermelha através de um cubo cósmico senciente... e agora, Steve é um agente duplo. Para a HIDRA!

Imagem de capa do item

Pantera Negra reúne seu grupo

Em 2003, o escritor Christopher Priest criou, para a Marvel, uma HQ curta reunindo alguns super-heróis negros para resolverem problemas - The Crew, ou A Galera -, como uma manifestação política de resistência. O título acabou sendo esquecido pelo tempo, mas a editora não podia deixar sua história de lado.

No título solo do Rei de Wakanda, Black Panther, o prestigiado roteirista Ta-Nehisi Coates fez questão de homenagear essa história, de modo que o próprio T'Challa reuniu sua própria "galera". Em uma das HQs mais brilhantes e socialmente conscientes do ano, o Pantera Negra se uniria a Luke Cage, Misty Knight, Tempestade e Dobra para trazer mais representatividade negra unida aos quadrinhos.

Imagem de capa do item

O lado sombrio do Doutor Estranho

Com um filme esse ano, o Doutor Estranho também está vivenciando uma de suas melhores fases nas HQs. Nas mãos de Jason Aaron, Doctor Strange se tornou um título divertido e imaginativo, ao mesmo tempo que consegue ser bizarro e sombrio em momentos que jamais esperaríamos.

Um dos melhores momentos da HQ, até então, é quando Strange revela, na adega do Sanctum Sanctorum uma criatura disforme e monstruosa. A revelação visual nem se compara ao que a criatura é: trata-se de todos os danos místicos que a magia causou em Strange, conjurados para fora de seu corpo e ganhando uma forma corpórea.

Imagem de capa do item

Thor vs Odin

Ainda falando de Jason Aaron, podemos citar um título que tem causado polêmicas (mais frequentemente, por parte de "fãs" que sequer o leem). Mighty Thor, a HQ voltada para Jane Foster com os poderes do Mjölnir, se tornando a Deusa do Trovão conta com arte sensacional e até então, tem sido bem elogiada por seus leitores.

Um conflito, no entanto, é aguardado desde antes das Guerras Secretas e trata-se do combate entre Thor e Odin. O resultado é bem claro, com Jane Foster conseguindo dar uma surra no Pai Supremo de Asgard.

Imagem de capa do item

A fuga

Embora seja um dos títulos menores e menos comentados da nova fase, Moon Knight tem trazido uma épica aventura para o Cavaleiro da Lua, com destaque estupendo para a arte de Greg Smallwood. Aqui, em uma trama bem instigante, tudo indica que Marc Spector cedeu à loucura completa, e por conta disso, está internado em um hospital psiquiátrico.

Não demora para perceber que as coisas não são bem o que aparentam e o herói logo começa seus estratagemas para fugir de seu cativeiro. O resultado é um momento brilhante e desolador, quando, ao finalmente se libertar, o Cavaleiro da Lua descobre que foi o mundo que enlouqueceu ao seu redor.

Imagem de capa do item

Amor e sacrifício

Poucos títulos de personagens independentes tiveram tanto sucesso e reconhecimento quanto Vision, focado no homem sintético e Vingador conhecido como Visão. Em vez de soar como uma HQ de super-herói, o título acabou puxando o drama do personagem ao estabelecer sua própria família artificial.

É difícil escolher um único momento que possa definir tão bem todo o título, mas há uma excelente edição, próxima ao final da HQ, onde Virginia, a esposa do herói, precisa fazer uma decisão delicada, e com isso, acaba sacrificando tudo de mais importante em prol sua família.

Imagem de capa do item

Guerra Civil... novamente!

Quando a Marvel anunciou que, nesse ano, lançaria uma saga intitulada Guerra Civil II, muitos fãs não levaram a sério a editora, imaginando que se trataria apenas de um evento fraco para servir de marketing para Capitão América: Guerra Civil. Embora a segunda parte possa ser verdadeira, a primeira acabou fazendo alguns fãs queimarem a língua.

Até então, o evento tem sido uma visão interessante sobre problemas sociais reais, e apresenta uma boa cisão ideológica entre os grupos de heróis. Assim como no item anterior, fica difícil escolher apenas um momento, mas o estopim do conflito, com a morte do Máquina de Combate foi uma cena pesada, que trouxe consigo toda a gravidade do evento.

Imagem de capa do item

Tensões entre mutantes e inumanos

Pulando de uma saga para outra, podemos colocar nessa lista tudo que levou os X-Men a entrarem em conflito com os Inumanos até agora. Muito recentemente, os mutantes descobriram que a Névoa Terrígena que deu poderes aos inumanos estava assassinando sua espécie com uma doença irreversível.

Isso fez com que Ciclope, Emma Frost e seus aliados enfrentassem a Rainha Medusa para poderem destruir as nuvens terrígenas que viajam pelo planeta. Inconformada, a inumana mandou Raio Negro matar Ciclope (o que na verdade, não passou de um incidente forjado por Emma Frost) e agora, a Rainha Branca está assumindo as rédeas do conflito. E não sobrará pedra sobre pedra em Attilan!