Capa da Publicação

Os 10 melhores momentos da franquia “Missão: Impossível”!

Por Gus Fiaux

Missão: Impossível está entre as franquias de ação mais prestigiadas do cinema e está prestes a ganhar um novo capítulo, graças a Efeito Falloutque estreia nesta quinta-feira. Porém, antes de testemunhar uma nova missão letal, está na hora de relembrarmos os 10 melhores momentos da franquia. 

A saga de Ethan Hunt teve de tudo: de explosões a arranha-céus e até mesmo ação envolvendo aviões e helicópteros. Pensando nisso, resgatamos as cenas e sequências mais estonteantes dos cinco filmes lançados até agora, para que você já possa estar no pique para rever Tom Cruise em ação.

Créditos: Paramount Pictures

Imagem de capa do item

Perseguição de motos

Aonde? Missão: Impossível 2

Tudo bem que o segundo filme da franquia é considerado o pior já feito até o momento, em parte pela falta de realismo e pela megalomania do diretor John Woo, conhecido por exagerar nas sequências de câmera lenta e nas explosões.

Contudo, ainda há momentos que merecem destaque. Por exemplo, podemos citar a incrível perseguição envolvendo motos ao final do longa, onde vemos Ethan Hunt atrás de Sean Ambrose. A cena é realmente de tirar o fôlego, além de figurar entre as melhores sequências de perseguição da saga.

Imagem de capa do item

Uma nova perseguição

Aonde? Missão: Impossível - Nação Secreta

Se o segundo filme é considerado o pior da franquia, Nação Secreta, o quinto longa lançado até o momento, é considerado por muitos como sendo o melhor. Boa parte do mérito está na ação, e nós curiosamente temos outra perseguição envolvendo motos aqui.

Em uma das cenas mais insanas e estonteantes do filme, vemos Ethan Hunt à bordo de sua moto enquanto tenta descobrir quem é Ilsa Faust, uma misteriosa agente do MI6 que parece ter uma moral bem ambígua. A sequência é de tirar o fôlego e mostra Cruise em perfeita forma para a ação.

Imagem de capa do item

O helicóptero no túnel

Aonde? Missão: Impossível

O primeiro filme da franquia se mantém até hoje como um dos mais memoráveis e emocionantes, principalmente por ser dirigido pelo maestro Brian De Palma. E uma das sequências mais avassaladoras se dá no terceiro ato, quando acompanhamos uma grande sequência de ação em um trem.

Aqui, vemos Ethan Hun fazendo de tudo para fugir de seu inimigo, Jim Phelps. Contudo, o que o agente não esperava era estar na boca de uma sinuca, entre o vilão e outro inimigo, dessa vez o perseguindo dentro de um túnel, ainda que pilotando um helicóptero.

Imagem de capa do item

Missão aérea

Aonde? Missão: Impossível - Nação Secreta

Se falamos de Tom Cruise protagonizando suas próprias cenas de ação, não podemos esquecer da incrível cena de abertura do quinto longa, que foi gravada realmente pelo autor sem o auxílio de efeitos visuais ou dublês. Dessa vez, Ethan Hunt precisa interceptar um avião decolando.

Embora não seja o foco do filme, como os trailers prometiam, a cena é realmente enervante, principalmente para quem assistiu em IMAX. Além disso, a sequência introduz a existência do Sindicato - um grupo terrorista que ainda pode ter mais destaque no futuro da franquia.

Imagem de capa do item

Invasão ao Kremlin

Aonde? Missão: Impossível - Protocolo Fantasma

O quarto filme da franquia recebeu um troca muito bem-vinda de diretores, recebendo Brad Bird - o responsável pela franquia d'Os Incríveis. Aqui, o diretor soube explorar a megalomania das cenas de ação para construir uma sequência bem memorável.

Em uma das primeiras sequências de espionagem do filme, vemos Ethan Hunt e Benji Dunn - vivido por Simon Pegg - usando todas as suas artimanhas tecnológicas e disfarces para invadir o Kremlin, a central do governo russo, para que possam descobrir a identidade de um misterioso receptor dos códigos de lançamentos nucleares.

Imagem de capa do item

Mergulho mortal

Aonde? Missão: Impossível - Nação Secreta

Como você pode ver, Nação Secreta foi o filme que mais ousou em relação às sequências de ação, indo para territórios que ainda não haviam sido explorados. Um dos destaques se dá quando Ethan precisa infiltrar um prédio em Casablanca, para transferir dados confidenciais.

A ação acontece em baixo d'água, já que Hunt precisa dar um mergulho mortal para que possa passar pelo sistema de segurança do prédio e garantir que Benji Dunn complete a missão. Mas as coisas vão de mal a pior quando uma figura aliada prova-se uma traidora...

Imagem de capa do item

O interrogatório

Aonde? Missão: Impossível 3

Embora as cenas de ação sejam sempre o ponto alto da franquia, há também os momentos desesperadores, onde a tensão toma conta e tememos pela vida do Sr. Hunt. Esse é o caso do famoso interrogatório do terceiro filme, conduzido por Owen Davian.

O vilão, brilhantemente interpretado por Phillip Seymour Hoffman, consegue deixar o agente secreto realmente transtornado, enquanto ameaça a vida de sua noiva, Julia Meade - apenas para que isso fosse posteriormente revelado como um truque para desestabilizar Hunt.

Imagem de capa do item

Burj Khalifa

Aonde? Missão: Impossível - Protocolo Fantasma

Abrindo o pódio de nossa lista, está uma das cenas que mais foi usada para divulgar a franquia na época do lançamento de seu filme. É claro que estamos falando da sequência épica onde Ethan Hunt precisa escalar o Burj Khalifa, o arranha-céu mais alto do mundo.

Visualmente brilhante, a cena dá uma aflição principalmente para quem tem medo de altura, conforme os únicos apetrechos à disposição do agente são um par de luvas altamente aderentes... que começam a falhar justamente na hora em que ele mais precisa delas...

Imagem de capa do item

Crimes na ópera

Aonde? Missão: Impossível - Nação Secreta

Em segundo lugar, temos mais uma cena do quinto longa da franquia. Dessa vez, estamos falando de uma das sequências de ação mais estilosas já feitas na história da saga, quando Ethan precisa impedir um assassino na Ópera de Viena, que ameaça a vida de um chanceler internacional.

A cena é brilhante por ter um foco em vários núcleos diferentes. Podemos ver Ethan Hunt caçando sua presa, enquanto também temos um vislumbre de Ilsa Faust agindo de uma maneira bem questionável. E no meio de tudo, ainda temos Benji Dunn garantindo um suspiro para os momentos de tensão.

Imagem de capa do item

A verdadeira missão impossível

Aonde? Missão: Impossível

Não adianta. Mesmo com cinco filmes já nos cinemas - e um sexto prestes a ser lançado -, nenhuma cena marcou tanto a franquia Missão: Impossível quanto a sequência na qual Ethan precisa invadir o quartel-general da CIA, em um perigoso rapel que pode custar sua vida.

Foi justamente essa cena que nos introduziu ao charme frenético da franquia, além da trilha sonora bem memorável. Aqui, ficamos tão desesperados para ver o agente secreto concluindo sua tarefa que, se estivéssemos no lugar dele, realmente perceberíamos o quanto sua missão é impossível.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux