Os 10 melhores finais de filmes de super-heróis!

Capa da Publicação

Os 10 melhores finais de filmes de super-heróis!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

O subgênero dos filmes de super-heróis tem se tornado um dos mais vastos de Hollywood, não apenas pela quantidade de filmes, mas também pela riqueza de elementos próprios em sua trama, sejam as cenas de ação desenfreadas, o poderoso vilão, jornada do herói e, é claro, o “fim de mais um dia“, onde o herói pode sair vitorioso ou não.

Quando a poeira da batalha abaixa e os personagens finalmente têm tempo para respirar, é aí que vemos alguns dos melhores finais de filmes de super-heróis da história. E pensando nisso, juntamos dez dentre eles para trazê-los para você:

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Pantera Negra

Começamos esta lista com um filme recente, mas que merece seu lugar por um final com algo a dizer. O terceiro ato de Pantera Negra é uma culminação voraz e incessante, conforme cresce a grande guerra civil em Wakanda. Porém, é depois da batalha que vemos os verdadeiros efeitos do longa.

A morte de Killmonger é uma das melhores da história, com um discurso muito poderoso e politicamente relevante. Além disso, ver a nação inteira do Rei T'Challa tomando seu lugar para ajudar os povos em necessidade passa uma mensagem muito importante de apoio e ajuda, ao mesmo tempo em que o filme sutilmente tece o caminho para a Guerra Infinita.

Imagem de capa do item

Capitão América: O Primeiro Vingador

Voltando muitos anos no passado, Capitão América: O Primeiro Vingador tinha a intenção de mostrar a jornada do personagem durante a Segunda Guerra Mundial, onde, além de enfrentar os nazistas, precisou combater a crescente ameaça da HIDRA e seu líder hediondo, o Caveira Vermelha.

O final do longa, no entanto, é que merece aplausos, conforme - assim como nas HQs - o Capitão América é congelado e permanece em animação suspensa, até ser redescoberto pela S.H.I.E.L.D.. O seu despertar no presente mostra todo o desafio que esse personagem precisaria enfrentar, e denota a complexidade de sua luta pelo mundo.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça

Embora Liga da Justiça não tenha sido uma unanimidade entre a crítica ou mesmo o público, gerando uma bilheteria muito abaixo da esperada pelo estúdio, há de se convir que a trama consegue estabelecer bem esses personagens como super-heróis em um mundo que clama por justiça e esperança.

O final, após à batalha contra o Lobo da Estepe, é digno de nota, uma vez que finalmente mostra a Liga da Justiça unida e prestes a ser oficializada, conforme Bruce Wayne já prepara a Sala da Justiça e o Superman finalmente volta à vida, trazendo o heroísmo que sempre quisemos ver do Último Filho de Krypton.

Imagem de capa do item

Os Vingadores

Falando em filmes de equipe, Os Vingadores consegue fazer algo bem similar a Liga da Justiça, ainda que talvez um pouco melhor. O final do longa lida diretamente com as consequências da Batalha de Manhattan, com o governo passando a interferir nas questões dos super-heróis e a população se acostumando com um mundo muito diferente.

Mas além disso, o filme serviu para apresentar uma expansão inacreditável do Universo Cinematográfico da Marvel, conforme esses heróis passaram a se unir de uma forma bem mais fiel aos quadrinhos, sem contar a bendita da cena pós-créditos que apresentou Thanos, o grande vilão que finalmente vai vir com tudo em Vingadores: Guerra Infinita.

Imagem de capa do item

X-Men 2

Os filmes da franquia dos X-Men podem não ser do grande agrado dos fãs da equipe nos quadrinhos, mas da mesma forma, conseguiram estabelecer os personagens de uma forma inovadora e criativa, com um cenário mais realista. Ainda assim, X-Men 2 tentou abraçar ao máximo os quadrinhos, fazendo uma breve adaptação da saga Deus Ama, o Homem Mata.

O longa termina de uma forma inesperada, conforme Jean Grey precisa se matar para salvar o restante da equipe da quebra de uma barragem. Isso faz com que os mutantes finalmente sejam libertos da prisão de William Stryker, e no fim, ainda temos um ávido easter-egg para a Saga da Fênix Negra, que foi completamente desperdiçada em X-Men: O Confronto Final.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia Vol. 2

Guardiões da Galáxia e sua continuação podem ser os filmes mais engraçados e divertidos da Marvel, mas isso não significa que eles deixam de lado o peso emocional desses personagens. E se a morte do Groot já havia nos deixado abalados, nada se compara ao sacrifício final de Yondu para salvar o Senhor das Estrelas.

A cena é extremamente linda e tocante, conforme os heróis preparam um velório digno para o líder dos Saqueadores. E tudo fica ainda mais lindo quando antigos colegas de Yondu vêm para prestigiar sua história, em um intenso show de luzes, como sempre embalado pela excelente trilha sonora.

Imagem de capa do item

Watchmen

Embora alguns discutam sobre o papel de Watchmen, e como, apesar de ser um filme com super-heróis, ele não possa ser visto como um filme de super-heróis, ele merece seu lugar na lista, mesmo tendo sido copiado diretamente dos quadrinhos escritos por Alan Moore e desenhados por Dave Gibbons.

Após o grande ataque arquitetado pelo Ozymandias, o mundo finalmente declarou uma trégua na Guerra Fria e se uniu para enfrentar um inimigo em comum: o Dr. Manhattan. Obviamente, a trama se desenrola de uma forma que todos os heróis voltaram às suas vidas normais... até que o diário de Rorschach é depositado em uma redação de um jornal nova-iorquino...

Imagem de capa do item

Homem de Ferro

Há dez anos, o Universo Cinematográfico da Marvel tinha seu início com o primeiro filme do Homem de Ferro inaugurando uma nova era para super-heróis no cinema. E embora o filme, comparado com os longas atuais, mantenha sua qualidade em um nível bom, é o final que o classifica como um dos melhores desse universo.

Após derrotar o Monge de Ferro, é bem abrupto e até mesmo estarrecedor ver Tony Stark - como parte dos planos da S.H.I.E.L.D. - se assumindo para a mídia como Homem de Ferro. E além disso, ainda tivemos uma das melhores cenas pós-créditos da história, conforme o Nick Fury de Samuel L. Jackson se apresenta e fala da Iniciativa dos Vingadores.

Imagem de capa do item

Batman: O Cavaleiro das Trevas

Após enfrentar o insano Coringa, o Batman precisa derrotar outro inimigo conhecido: o Duas-Caras, ensandecido pela perda de Rachel Dawes. O herói consegue impedi-lo de causar uma tragédia na família do Comissário Gordon, mas para manter a farsa de que Harvey Dent era um grande herói, foge e arma a cena do crime para que todos achem que ele era o vilão.

Embora o final do terceiro filme da trilogia, O Cavaleiro das Trevas Ressurge também seja digno de nota, nem sequer chega aos pés da grandeza de O Cavaleiro das Trevas, que mostra como um verdadeiro herói precisa se sacrificar por aquilo em que acredita, por mais que isso nem sempre case com a verdade.

Imagem de capa do item

Logan

Logan está no topo desta lista por ter algo que a maior parte dos filmes de super-heróis não tem: um encerramento. Acompanhamos a jornada de Hugh Jackman na pele do mutante canadense Wolverine desde 2000, quando o personagem apareceu no primeiro X-Men. Desde então, testemunhamos um bom período de sua vida, de suas origens à sua queda.

O terceiro filme da trilogia do herói veio com a promessa de dar o devido final que o personagem merece, e fez isso muito bem. Foi poético ver Logan morrendo para um clone de si próprio, enquanto sua "filha", Laura, tentava ao máximo salvá-lo. E embora seja o fim definitivo do herói, não sabemos o que o futuro resguarda para a X-23.