Os 10 melhores filmes de Keanu Reeves!

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de Keanu Reeves!

Por Gus Fiaux

Keanu Reeves voltou para os olhos da mídia, seja por seus filmes mais recentes ou por ser um ser humano excelente, sempre usando sua fama para fazer coisas boas no mundo. E isso fez com que muitas pessoas (fãs ou gente que sequer conhece muito do trabalho do ator) buscasse mais sua filmografia.

Com uma variedade gigantesca de papéis em filmes de ação, drama, ficção científica e até comédia, Reeves se provou um ator muito versátil ao longo dos anos, estabelecendo uma carreira verdadeiramente duradoura em Hollywood. E é por isso que decidimos listar os 10 melhores filmes de Keanu Reeves!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Constantine (2005)

Para abrir essa lista, vamos falar de um filme da década passada, que ainda é lembrado com carinho por muitos fãs. Embora não seja muito fiel às HQs da DC/Vertigo, Constantine é um dos marcos da carreira de Keanu Reeves, sendo (até o momento) o único filme de super-heróis protagonizado pelo astro.

Aqui, acompanhamos o investigador sobrenatural John Constantine em uma briga que envolve o Céu e o Inferno, com a interferência de anjos, demônios e do próprio Lúcifer. É um filme que mostra uma versão mais torturada e devastada de Constantine, e apesar de não ser uma adaptação fiel de Hellblazer, ainda é uma obra muito boa.

Imagem de capa do item

Advogado do Diabo (The Devil's Advocate, 1997)

Falando em demônios, não podemos nos esquecer de outro papel bem marcante de sua carreira - ainda mais levando em conta que o ator estrelou ao lado de ninguém menos que Al Pacino. Em O Advogado do Diabo, vemos Keanu Reeves interpretando Kevin Lomax, um advogado contratado por uma firma em Manhattan.

No entanto, ele logo se vê em uma trama diabólica, uma vez que o chefe da firma, John Milton, é ninguém menos que o próprio Satanás. Aos poucos, a mente de Lomax cai em uma espiral conforme sua ambição toma os holofotes, em uma história cheia de reviravoltas e momentos traumatizantes.

Imagem de capa do item

O Dom da Premonição (The Gift, 2000)

Em 2000, Sam Raimi - o diretor de franquias como Homem-Aranha e Uma Noite Alucinante - lançou um drama sobrenatural protagonizado por Cate Blanchett. O filme O Dom da Premonição conta com um ótimo elenco - e aqui, temos também Keanu Reeves.

O diferencial do longa é que Reeves é o completo oposto de quem ele é na vida real. No filme, ele é Donnie Barksdale, o marido violento e abusivo de uma das clientes de Annie Wilson (Blanchett), uma cartomante. Aqui, Reeves faz o papel de um lixo humano, com uma maldade impressionante - e ele realmente manda muito bem no papel.

Imagem de capa do item

Os Reis da Rua (Street Kings, 2008)

Lançado em 2008, Os Reis da Rua é mais um bom filme de ação para a carreira de Keanu Reeves. Embora o longa não tenha sido muito bem recebido pela crítica, o público realmente criou um grande interesse - especialmente por um elenco recheado de estrelas, como Chris Evans, Forest Whitaker, Hugh Laurie e Terry Crews.

No filme de David Ayer, vemos Reeves como Tom Ludlow, um veterano da polícia de Los Angeles que começa a perder seu compasso moral após a morte de sua esposa. Rodeado por aliados em quem não pode confiar completamente, ele precisa burlar as leis e o sistema para que possa se ver livre em uma trama cada vez mais densa.

Imagem de capa do item

Velocidade Máxima (Speed, 1994)

Nos anos 90, vimos a ascensão dos disaster movies - filmes que lidam com situações muito intensas e que falam sobre acidentes e catástrofes naturais. E embora a premissa de Velocidade Máxima beire o tosco, o filme consegue a proeza de se carregar pela excelente química de Keanu Reeves com Sandra Bullock.

Na trama, o policial Jack Traven precisa salvar os passageiros de um ônibus em alta velocidade, que está com uma bomba armada - e que explodirá a qualquer momento, caso o veículo diminua sua velocidade. Por mais que a trama não seja o ponto forte, o filme ainda constrói sua história com uma ótima carga dramática e com a química dos atores.

Imagem de capa do item

Garotos de Programa (My Own Private Idaho, 1991)

Em 1991, Keanu Reeves teve outro grande marco em sua carreira ao estrelar no controverso Garotos de Programa, do diretor Gus Van Saint. No filme, Reeves trabalha ao lado de um de seus melhores amigos, River Phoenix. Os dois são. por sua vez, jogados em uma trama intensa que envolve drogas e prostituição.

No entanto, o filme em momento algum traz isso de uma forma estigmatizada ou unidimensional. Os dois personagens - Mike Waters e Scott Favor - são, de fato, expostos ao submundo das ruas, mas partem em uma jornada que os levam ao redor dos Estados Unidos, enquanto também procuram a mãe de Mike, em Roma.

Imagem de capa do item

Caçadores de Emoção (Point Break, 1991)

Lançado no início da década de 90, Caçadores de Emoção se tornou um dos filmes mais populares da carreira de Keanu Reeves, ganhando uma reputação cult após seu lançamento. No longa, o astro estrela ao lado de Patrick Swayze sob o comando de ninguém menos que Kathryn Bigelow.

Na trama, vemos o agente do FBI Johnny Utah (Reeves), que acaba partindo em uma missão à paisana para se infiltrar em uma gangue de assaltantes de bancos, conhecidos como os Ex-Presidentes. Em sua jornada, ele acaba conhecendo mais do líder da gangue, Bodhi (Swayze), e os dois formam uma conexão profunda.

Imagem de capa do item

Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica (Bill & Ted's Excellent Adventure, 1989) / Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo (Bill & Ted's Bogus Journey, 1991)

Um dos grandes sucessos dos primeiros anos da carreira de Keanu Reeves foi Bill & Ted, uma franquia que está prestes a retornar no ano que vem com um novo filme. Aqui, conhecemos os amigos Ted Logan (Reeves) e Bill Preston (Alex Winter), dois amigos que embarcam em jornadas completamente insanas.

No filme original, os dois precisam fazer um trabalho para a escola, e acabam ganhando uma máquina do tempo, e então viajam para momentos históricos importantes, onde podem encontrar figuras como Napoleão Bonaparte, Joana D'Arc e Sócrates. Na sequência, eles precisaram enfrentar um grupo de robôs do futuro.

Imagem de capa do item

De Volta ao Jogo (John Wick, 2014) / John Wick: Um Novo Dia para Matar (John Wick: Chapter 2,2017) / John Wick 3: Parabellum (John Wick: Chapter 3 - Parabellum, 2019)

Nos últimos anos, Keanu Reeves vem ganhando mais espaço em Hollywood, e a razão disso é a franquia John Wick, que ajudou a revitalizar os filmes de ação no período contemporâneo. Na trama, ele começa como um mercenário aposentado que volta ao mundo assassino depois que sua mulher e seu cachorro são mortos.

A trama de vingança logo assume uma proporção bem maior, conforme somos apresentados aos esquemas desse mundo cheio de assassinos de aluguel e matadores. Em sua jornada, John Wick precisa combater centenas de pessoas que desejam matá-lo, enquanto viaja para cenários incríveis, como o Hotel Continental.

Imagem de capa do item

Matrix (The Matrix, 1999) / Matrix Reloaded (2003) / Matrix Revolutions (2003)

Em primeiro lugar, está o filme que realmente içou a carreira de Keanu Reeves ao estrelato. Estamos falando de Matrix, o clássico de ficção científica das Irmãs Wachowski. No longa, vemos Reeves como Neo, um homem que logo descobre que o mundo não passa de uma simulação projetada por máquinas.

Aos poucos, Neo se vê como o Escolhido, e precisa se aliar a Morfeus e Trinity para salvar o mundo do controle absoluto. As continuações, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, por sua vez, não são tão incríveis quanto o primeiro filme, mas ajudaram Reeves a se estabelecer como um astro de blockbusters.