Os 10 melhores filmes de comédia da década

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de comédia da década

Por Evandro Lira

Com a década cada vez mais próxima do fim, decidimos relembrar daquelas obras que te arrancaram algumas risadas durante os últimos dez anos. Nesta lista, você vai encontrar filmes que vão desde o popular cinema de super-heróis, até às deliciosas comédias britânicas, passando por falsos documentários, pastelões americano e até filmes indicados a prêmios importantes.

Confira os 10 melhores filmes de comédia dos anos 2010:

Imagem de capa do item

Deadpool

Um dos personagens mais populares e loucos da Marvel Comics chegou aos cinemas pelas mãos da Fox em 2016. Trazendo uma linguagem completamente nova para o cinema baseado em quadrinhos, Deadpool não só quebra a quarta parede, como a destrói completamente. O filme faz um bom uso da metalinguagem, é repleto de referências e rapidamente se tornou um dos mais divertidos, engraçados e profanos filmes de super-herói.

Imagem de capa do item

A Noite do Jogo

Essa comédia de 2018 coloca Jason Bateman e Rachel McAdams em apuros depois que sua noite de jogos se transforma em um mistério da vida real, em que um de seus amigos é sequestrado por aparentes ladrões.

O filme é um dos mais elogiados do gênero nos últimos anos, pois extrai ótimas performances do seu elenco e uma premissa envolvente e cheia de reviravoltas, misturando ação, suspense e, claro, muita comédia.

Imagem de capa do item

É o Fim

Esse filme de aventura e humor negro dirigido por Evan Goldberg e Seth Rogen reuniu alguns dos nomes mais proeminentes da comédia de 2013. James Franco, Jonah Hill, Seth Rogen, Jay Baruchel, Danny McBride e Craig Robinson interpretaram a si mesmos nesta paródia apocalíptica e completamente insana.

O longa é uma das comédias mais audaciosas da época. Ele brinca com o conceito de fim do mundo, zoando a si mesmo e também vários outros nomes de Hollywood, como Michael Cera, Emma Watson, Rihanna, Paul Rudd, Channing Tatum, e outras celebridades que aparecem no filme.

Imagem de capa do item

As Aventuras de Paddington

Paddington é uma comédia inglesa dirigida por Paul King que conta a história de um pequeno urso criado na floresta do Peru pelos tios. Até que um dia um terremoto acaba os separando, e diante disto, Paddington é enviado pela tia para Londres, local onde mora um explorador que visitou o Peru décadas atrás. Lá ele conhece a família Brown, que decide ajudá-lo a encontrar o tal explorador. Porém, a vida na civilização não vai ser tão fácil de se adaptar.

É aquela comédia cheia de vida e diversão, feita para toda a família, onde crianças e adultos de qualquer idade poderão se divertir e se sentirem aconchegados. O elenco é digno de qualquer filmaço, que inclui nomes como Ben Whishaw - como a voz de Paddington -, Hugh Bonneville, Sally Hawkins, Julie Walters, Nicole Kidman, Jim Broadbent, Imelda Staunton e Michael Gambom.

Imagem de capa do item

Ted

Mais um ursinho na lista. Porém, ao contrário de Paddington, Ted está longe de ser fofo ou ingênuo. Ele é desbocado e irresponsável, e por mais que John, seu melhor amigo, goste muito dele, vai ser difícil manter seu novo relacionamento com Ted por perto.

Essa é a premissa do filme de 2012 dirigido por Seth MacFarlane - que também é a voz de Ted - e estrelado por Mark Wahlberg e Mila Kunis. Hilário e realmente espirituoso, Ted na verdade é um ótimo filme de "bromance", bastante escrachado e cheio de referências à cultura pop.

Imagem de capa do item

Scott Pilgrim contra o Mundo

Scott Pilgrim (Michael Cera) tem tudo que um cara de 23 anos pode querer: uma banda, vários empregos e um namoro firme. No entanto, tudo fica complicado quando ele encontra uma misteriosa garota chamada Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winestead) e acaba se apaixonando por ela. Conquistar seu amor não será nada fácil, já que para isso, ele precisa enfrentar os sete ex-namorados do mal dela, que estão dispostos a qualquer coisa para controlar a vida amorosa de Ramona.

Dirigido por Edgar Wright, Scott Pilgrim contra o Mundo foi lançado em 2010 a partir dos quadrinhos de Bryan Lee O'Malley e é até hoje lembrado como uma das comédias mais engraçadas e inventivas dos últimos tempos, ganhando uma legião de fãs no mundo inteiro.

Imagem de capa do item

O Que Fazemos nas Sombras

Essa comédia inusitada de Taika Waititi e Jemaine Clement trata-se de um falso documentário sobre quatro amigos vampiros que dividem uma casa. Mas ao contrário do que a gente possa imaginar, eles tem problemas como todo mero mortal, como pagar contas, inadequação social, além de coisas que envolvem encontrar sangue humano em festas e lidar com a luz do sol.

Absurdamente engraçado, O Que Fazemos nas Sombras consegue ser original em sua proposta ainda que usando um formato já testado e favorável à comédia. Em seu lançamento em 2014, o filme foi calorosamente bem recebido pela crítica.

Imagem de capa do item

Vizinhos

Dois vizinhos em guerra: um deles é um pai de família, que busca paz e tranquilidade, o outro é um jovem popular e arruaceiro. Ambos conseguem atrapalhar o estilo de vida um do outro. Vizinhos é uma comédia dirigida por Nicolas Stoller e estrelada por Seth Rogen, Zac Efron e Rose Byrne.

O filme é envolvente e engraçado do início ao fim, e tem aquele humor politicamente incorreto que muitos apreciam numa comédia. Discutindo o ideal de masculinidade, o filme brinca com essas duas visões diferentes do tema, e acerta na hora de entregar reflexões e ótimas gargalhadas.

Imagem de capa do item

Missão Madrinha de Casamento

Annie, interpretada por Kristen Wiig, aceita ser madrinha de Lillian (Maya Rudolph), sua melhor amiga. Mas logo, Annie conhece Helen (Rose Byrne), uma mulher rica e linda que ser se tornar a nova melhor amiga de Lillian. A partir daí, as duas começam a disputar não só a amizade de Lillian, assim como o posto de organizadora do casamento.

Dirigido por Paul Feig, o longa de 2011 recebeu indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Original, e Melhor Atriz Coadjuvante para Melissa McCarthy. O filme foi considerado um verdadeiro avanço no que diz respeito à comédias centradas em personagens femininas. Com piadas grotescas, astuciosas, um texto brilhante e elenco afiado, Missão Madrinha de Casamento é certamente uma das comédias mais memoráveis da década.

Imagem de capa do item

Anjos da Lei

Baseado numa série de TV da década de 80, Anjos da Lei segue dois policiais que são forçados a reviver o ensino médio enquanto estão disfarçados de estudantes para impedir o surto de uma nova droga sintética e prender seu fornecedor.

Com Jonah Hill e Channing Tatum, é uma sátira do cinema de espionagem e do cinema adolescente, e consegue ser uma espirituosa comédia cheia de nostalgia.