Os 10 melhores filmes da Pixar!

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes da Pixar!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Toy Story

O primeiro longa-metragem da Pixar, Toy Story foi o início de uma era mágica para o estúdio. O filme trazia um conflito básico envolvendo brinquedos que ganham vida quando o dono não está por perto, e uma questão de ciúmes por parte de Woody com a chegada de um novo brinquedo, Buzz Lightyear.

O conflito se intensifica e, graças a uma trama de Woody, Buzz se perde, e logo em seguida, Woody se junta a ele em uma cruel aventura que passa por uma pizzaria até a casa do vizinho do dono dos dois, que mutila seus brinquedos. A trama encantou gerações e foi o início da franquia mais popular do estúdio.

Imagem de capa do item

Ratatouille

Quem diria que um ratinho poderia ser um grande cozinheiro? Ratatouille conta a história de Remy, que viaja para Paris e acaba se metendo em um dos maiores restaurantes da França, onde precisa ajudar um atrapalhado cozinheiro a conquistar seu espaço.

O filme é um grande passo visual da Pixar, devido a toda a construção de cenário na França, e conta com uma história bem interessante. Destaque para as cenas que mostram as sensações provocadas pelos diversos sabores de comidas, que são momentos verdadeiramente inventivos do estúdio.

Imagem de capa do item

Monstros S.A.

Se esse filme consegue provar algo é que monstros também conseguem ser adoráveis. A história gira em torno de uma fábrica em que monstros trabalham assustando crianças para recolher energia de grito e sustentar seu modo de vida no mundo dos monstros.

Tudo começa a virar de ponta a cabeça quando uma criança acaba parando nesse mundo, e Mike e Sulley precisam devolvê-la antes que o mundo perceba. O filme é uma lição sobre como superar adversidades e encontrar soluções diferentes para o mesmo problema, e de quebra, rendeu um prelúdio, Universidade Monstros.

Imagem de capa do item

Toy Story 2

A primeira continuação do clássico Toy Story, Toy Story 2 vem com uma trama muito mais amadurecida e diferenciada. Dessa vez, ele lida com abandono e com a pouca importância que damos para as coisas pequenas da vida.

O filme consegue trazer uma núcleo de diversão ainda maior, e envolver um problema que é mais intenso que o do primeiro filme, além de contar com aliados e antagonistas inesperados.

Imagem de capa do item

Divertida Mente

O mais recente dessa lista, embora não seja o último lançado pela Pixar, Divertida Mente é provavelmente o trabalho mais inovador do estúdio. A história busca representar o interior da cabeça de uma jovem menina que acabou de se mudar para outra cidade... e o foco é em seus cinco principais sentimentos: Raiva, Nojinho, Medo, Alegria e Tristeza.

Esses sentimentos começam a ter atrito entre si, e isso provoca toda uma reviravolta emocional na protagonista do filme, que tem que lidar com amadurecimento, esquecimento e dar um jeito de conciliar suas emoções para não cair em profunda depressão.

Imagem de capa do item

Up: Altas Aventuras

O filme que faz todo mundo chorar em seus minutos iniciais, Up é sobre a história de Carl, um velhinho que, após a perda da esposa, planeja voar em sua casa até a América do Sul. Por acidente, ele acaba indo junto com Russell, um escoteiro que tem uma missão para cumprir.

A história une os dois personagens e mostra todo o choque cultural das gerações, além de ter um visual incrível ao retratar paisagens belíssimas da América do Sul. E isso sem contar seus personagens cativantes, como o cachorro Dug e a ave Kevin.

Imagem de capa do item

Os Incríveis

Um filme adorado pelos fãs de quadrinhos e super-heróis - e ironicamente chamado de "O único filme do Quarteto Fantástico que deu certo" -, Os Incríveis trata de uma família de super-heróis que entra em colapso quando o patriarca, Beto Pêra, volta à ação sem contar para sua esposa e seus filhos, em um mundo onde ser super-herói é proibido.

Contando com vozes de Samuel L. Jackson e Holly Hunter, o filme é possivelmente um dos favoritos dos fãs, gerando grande comoção para a produção de uma continuação - que de fato acontecerá, em junho de 2019.

Imagem de capa do item

Wall-e

O filme mais consciente e socialmente relevante do estúdio, Wall-e é uma aula de conscientização a respeito do meio ambiente e do que deixamos de futuro para nosso planeta, além de ser um alerta sobre como nos deixamos ser dominados facilmente pela tecnologia.

Vindo de um protagonista bem improvável em toda essa história, a trama mistura ficção científica com uma história de amor bem fofa e emocionante. Além disso, o filme traz grandes referências de cinema e cultura popular, o que por si só já vale a conferida.

Imagem de capa do item

Procurando Nemo

Com sua continuação já nos cinemas ao redor do mundo, Procurando Nemo é uma trama emocionante a respeito do valor da família, mostrando um pai fazendo de tudo para recuperar seu filho que foi sequestrado e levado para o outro lado do oceano.

O filme explora bem no seu visual os encantos da vida marinha, criando diversas criaturas aquáticas belíssimas, ao mesmo tempo que transforma essa jornada em algo fantástico, mostrando os dois núcleos (Marlin e Dory contra Nemo) em seu desespero para retornar ao lar. E é um dos filmes mais premiados do estúdio.

Imagem de capa do item

Toy Story 3

Apesar de não ser o melhor avaliado pela crítica dentre todos os da Pixar (o que não é nenhuma desvantagem, visto que a crítica continua amando o filme), Toy Story 3 é certamente a coroa da Pixar no coração de muitos fãs. Uma história que acompanha toda a geração de fãs dos personagens, o filme "encerra" a jornada de Woody, Buzz e companhia, ao mesmo tempo que abre as portas para algo novo.

Apesar do forte apelo infantil, a maior qualidade de Toy Story 3 é dialogar tão bem com um público mais velho, fazendo-nos repensar sobre nosso amadurecimento e a relação que temos com coisas importante de nossa vida. E é um filme garantido para quem quer chorar bastante!