Os 10 melhores dobradores do universo de Avatar!

Capa da Publicação

Os 10 melhores dobradores do universo de Avatar!

Por Gus Fiaux

Seja através de A Lenda de Aang ou A Lenda de Korra, o universo vasto e rico de Avatar nos proporcionou uma mitologia interessantíssima, já que esse mundo é habitado por dobradores – pessoas que possuem domínio sobre algum dos quatro elementos. Ao centro de tudo, temos o Avatar, que domina e equilibra todas essas forças da natureza.

Ao longo de várias temporadas, descobrimos lutadores extremamente poderosos e figuras incríveis (que inclusive, você pode descobrir nas listas de melhores personagens, aqui e aqui). No entanto, aqui separamos os 10 melhores dobradores da franquia, prontos para usar seus poderes para trazer a paz – ou semear o caos!

Créditos: Nickelodeon

Imagem de capa do item

Katara

Personagem em destaque desde o início da franquia, Katara pode ser apenas uma adolescente, mas seu desenvolvimento é gigantesco, fazendo com que ela se torne uma das maiores dobradoras de água de toda a saga, tornando-se uma aliada valorosa de Aang.

Ao longo de sua jornada, Kata aprende a usar os poderes regenerativos da dobra d'água, além de acabar aprendendo sobre os perigos da dobra de sangue. Sua ajuda é essencial para que Zuko finalmente possa deter sua irmã, a insana Azula.

Imagem de capa do item

Amon

Falando em dobradores de água, um que não pode ficar de fora desta lista é Amon, o primeiro inimigo de A Lenda de Korra. Originalmente, ele parece um ser humano comum, líder dos Igualitários, que lutam pelo fim do domínio dos dobradores.

No entanto, ele posteriormente é revelado como Noatak, um manipulador de água que usa o poder da dobra de sangue para retirar a dobra de seus adversários. Ele inclusive dá um baita susto em Korra ao remover a dobra da Avatar - mas isso foi posteriormente "corrigido".

Imagem de capa do item

Jinora

Filha mais velha de Tenzin, a jovem Jinora pode não ser tão poderosa quanto seu pai ou seu avô, mas provou seu valor ao se tornar uma Mestre do Ar, inclusive ajudando sua família a reconstruir toda a nação do elemento, treinando novos dobradores de ar pelo mundo.

O que torna Jinora tão especial não chega a ser seu domínio da dobra de ar, mas sim a grande conexão espiritual que ela possui. Isso fez com que ela ajudasse Korra em diversas situações, além de iluminar seu caminho no Mundo Espiritual.

Imagem de capa do item

Tenzin

Tal pai, tal filha. Tenzin é o caçula de Aang, mas acabou se tornando o filho mais disciplinado e justo, por ser o único (originalmente) a carregar o legado da dobra do ar. Com seus poderes, ele se provou um aliado e mestre sem igual para Korra.

Sua presença foi essencial na reconstrução da Nação do Ar, e ele sabia usar o elemento como ninguém - especialmente em combate, o que o torna um guerreiro letal, por mais que as aparências enganem. No fundo, Tenzin é um sucessor à altura do legado de seu pai.

Imagem de capa do item

Azula

Irmã de Zuko, a jovem e destemida Azula é uma guerreira das mais incríveis já vistas no mundo de Avatar. Ela certamente merece seu lugar ao ser a primeira dobradora de fogo desta lista, principalmente por dominar o elemento como poucos outros.

Capaz de dobrar a chama azul e o raio - duas variantes bem mais poderosas da dobra de fogo -, ela também é uma acrobata nata, desviando dos golpes de seus inimigos como ninguém. Uma pena que seus poderes foram empregados em usos tão diabólicos.

Imagem de capa do item

Iroh

Ainda mantendo a história em família, não podemos nos esquecer do Tio Iroh. Originalmente um pacífico conselheiro e mentor para Zuko, ele aos poucos se revelou como um dos maiores líderes da resistência contra o domínio de Ozai, e integrante fiel do Lótus Branco.

Destemido e, ao mesmo tempo, descompromissado, ele é um dobrador de fogo bem inteligente, que soube ensinar várias técnicas a quem estivesse disposto a aprender. O foco vai para sua disciplina física e mental, que fez com que ele conseguisse escapar do calabouço da Nação do Fogo.

Imagem de capa do item

Toph

Outra aliada inigualável de Aang, a jovem Toph merece ainda mais destaque por ter elevado a dobra de terra a outro nível - e isso tudo graças à sua deficiência visual, que fez com que ela descobrisse outras formas de usar seus dons em combate.

Para começar, Toph desenvolveu um sentido sísmico, que posteriormente foi aprendido por suas filhas, Lin e Suyin. Além disso, ela foi a primeira a inventar e dominar a dobra de metal, um dos domínios da terra que se tornaram imprescindíveis para qualquer dobrador.

Imagem de capa do item

Zaheer

Zaheer era o poderoso líder do Lótus Vermelho, uma organização disposta a trazer o equilíbrio ao mundo através da disseminação do caos. O vilão era apenas um humano comum, mas tudo mudou quando ele ganhou a dobra de ar, como resultado da Convergência Harmônica.

Como dobrador de ar, Zaheer era quase imparável. Ele podia manipular o elemento a seu bel-prazer, formulando ataques letais. Sua maior conquista se dá quando ele domina o voo, uma das sub-dobras mais raras que existe, tornando-se um inimigo extremamente imprevisível.

Imagem de capa do item

Ozai

Em segundo lugar na lista, não poderia faltar o Senhor do Fogo. Pai de Zuko e Azula, o impiedoso Ozai era um exímio dobrador - mas merece seu lugar na lista por ser um astuto líder estrategista e por saber dominar cada jogada de seu império conquistador.

Ele se provou um guerreiro amedrontador, quase derrotando Aang. No final, sua presença em combate se mostrou muito imponente, já que ele é um glorioso dobrador de raios, mais poderoso que qualquer outro que já existiu. Aang precisou penar para deter esse vilão tenebroso.

Imagem de capa do item

O Avatar

Em primeiro lugar não temos apenas uma pessoa, mas sim centenas. É difícil categorizar os Avatares em níveis de poder, uma vez que eles compartilham da sabedoria de seus antecessores, tornando-se uma peça pequena de um esquema muito maior.

Kyoshi, Roku, Aang e Korra são apenas alguns dos nomes que merecem espaço nesta lista. Ao longo dos anos, os Avatares se tornaram imprescindíveis não apenas por manipularem todos os quatro elementos, mas também por servirem como a ponte entre o mundo físico e o mundo espiritual.