Os 10 maiores heróis e vilões com poderes de gelo da Marvel e DC!
Os 10 maiores heróis e vilões com poderes de gelo da Marvel e DC!
Poderes ligados ao gelo são bastante explorados na ficção, em especial no mundo das histórias em quadrinhos. Com inúmero heróis e vilões com a habilidade de criar e manipular o gelo – conseguindo isso com poderes mágicos, experimentos científicos, aparatos tecnológicos ou mutações – não é preciso pensar muito para lembrar das rajadas de frio, estacas de gelo e beijos congelantes.
Se você está cansado desse verão e não vê a hora do inverno chegar, fique ligado e acompanhe a nossa lista com os 10 maiores heróis e vilões com poderes de gelo!

Senhor Frio (DC)
Victor Fries era um cientista que se especializou em criogenia, depois de passar a infância se divertindo enquanto congelava animais. Quando sua esposa e o grande amor da sua vida, Nora descobre ter uma doença incurável, Fries decide buscar uma cura para sua amada, enquanto a mantém congelada.
Mas, depois de sofrer um acidente e acabar caindo em diversos elementos químicos, o cientista se transformou no Senhor Frio, que precisa precisa ser mantido em temperaturas baixas para sobreviver. Desde então, enquanto segue buscando uma cura, ele segue espalhando o caos e destruição com a pistola congeladora que ele mesmo criou.

Bitter Frost (Marvel)
A vida nunca foi muito gentil com Betty Forest, depois de perder a mãe para o câncer e sofrer nas mãos de seu pai alcoólatra, ela realmente pensou que as coisas começariam a melhorar quando se apaixonou por um homem chamado Wayne. Mas esse se mostrou apenas o início de mais tragédia na vida de moça.
Em uma briga com seu namorado, ele perde o controle e, mais uma vez, bate em Betty que acaba caindo em um experimento científico relacionado ao frio, sendo transformada em Bitter Frost, uma criatura capaz de criar e controlar o gelo. Seguindo em busca de vingança contra aqueles que já a haviam machucado, ela mostra todo o seu poder (e frieza) ao congelar e matar seu próprio pai.

Gelo (DC)
Tora Olafsdotter, mais conhecida pelo nome de Gelo é a princesa de uma tribo nórdica, famosa pelos seus poderes místicos que permitem o controle do gelo. A heroína, tão logo deixa sua tribo nos confins da Noruega, entra para os Guardiões Globais, se tornando parceira da brasileira Fogo.
Toda a sua raça é capaz de criar rajadas de gelo, geadas e tempestades de neve, construir estruturas elaboradas com o gelo e utilizar uma espécie de magia ligada a estes elementos. Além disso, ao longo de sua história, foi mostrado que ela possui uma grande habilidade em combate corpo-a-corpo, super-força voo e, mais recentemente, controle climático.

Coldmoon (Marvel)
Criada em um laboratório, Wanxia cresceu incapaz de controlar sua habilidade de criar um frio intenso. Retraída, mas bastante inteligente, a moça cresceu isolada, recebendo visitas apenas de sua cuidadora, enquanto sentia que havia algo que estava faltando. Quando ela finalmente conheceu seu irmão aos 16 anos, seus poderes se desenvolveram ao máximo.
Como dito anteriormente, Coldmoon, nome adotado pela heroína, tem a habilidade de gerar e controlar ondas de frio e gelo, sendo extremamente poderosa, ao ponto do limite dos seus poderes continuarem desconhecidos.

Dama de Gelo (DC)
Depois de ser submetida à experimentos científicos Sigrid Nansen se tornou a heroína conhecida como Dama de Gelo. Com uma pele azulada e novos poderes, Sigrid já participou de diversas equipes do universo da DC, incluindo Guardiões Globais e Liga da Justiça.
A Dama de Gelo consegue criar e controlar ondas de frio, rajadas de gelo e neve, além de estacas e escudos de gelo, sendo boa tanto para proteger como para atacar. Além disso, sendo os seus poderes ligados ao seu estado mental, em momentos de grande estresse, ela já se mostrou capaz de criar armaduras completas - bastante poderosas.

Princesa do Gelo (Marvel)
Aparecendo pela primeira vez em Capitão América Nº 387 ainda em 1991, a Princesa do Gelo era uma das vilãs que antagonizaram o herói em uma de suas aventuras. Seu momento de maior destaque foi quando ela atacou o Capitão junto de um grupo de vilãs conhecidas como Femizons, que desejava criar um novo mundo governado apenas por mulheres.
Capaz de causar ventos gelados, rajadas de gelo e até estacas afiadas de gelo, a vilã deu bastante trabalho para o super-herói quando eles se encontraram.

Capitão Frio (DC)
Outro personagem que ganhou bastante fama depois de aparecer na série The Flash, foi Leonard Snart, mais conhecido como Capitão Frio. Depois de crescer sob os abusos e violência de seu pai, o vilão acabou entrando para uma vida de crimes, chegando a fundar a Galeria dos Vilões.
Apesar do criminoso não possuir nenhuma mutação ou habilidade especial, sua arma de frio é poderosa o bastante para ele se tornar um dos maiores antagonistas do velocista escarlate.

Ymir (Marvel)
Em uma lista tão gelada como essa, seria uma grande heresia não ter o maior e mais antigo Gigante de gelo conhecido no universo Marvel. Ymir é o progenitor de todos os gigantes do reino de Niffleheim, sendo uma das criaturas mais poderosas, junto de Odin.
Além de ser um gigante com mais de 300 metros de altura e possuir imensa força e durabilidade, ele ainda é capaz de gerar ondas de frio mortais e se regenerar, mesmo se reduzido ao menor dos pedaços de gelo.

Homem de Gelo (Marvel)
Quando Robert Drake, mais conhecido como Bobby Drake, apareceu pela primeira vez em uma aventura dos X-Men, todo coberto de neve, você já seria capaz de adivinhar que o garoto possuía algum tipo de poder gelado, o inimaginável seria pensar que aquele grande boneco de neve se tornaria um dos mutantes mais poderosos dos quadrinhos.
O Homem de Gelo é capaz de soltar rajadas de gelo e, como dito anteriormente, transformar seu corpo em puro gelo, sendo praticamente imortal nessa forma. Além disso ele também é capaz de criar clones de gelo com algum grau de consciência.

Nevasca (DC)
Quem acompanha The Flash sabe o quão poderosa - e perigosa - a bela Nevasca pode ser. Apesar de existirem outras versões da vilã no universo DC, desde os novos 52 é Caitlin Snow que carrega esse fardo depois de acabar sobrevivendo a uma tentativa de assassinato.
Capaz de congelar seus inimigos utilizando seu toque, criar adagas de gelo ou grandes tempestades de frio absoluto. Infelizmente, para continuar existindo, ela precisa estar absorvendo o calor continuamente, sendo essa a principal razão para a sua obsessão com o Nuclear que é o único que consegue aliviar sua condição sem acabar morto.