Os 10 maiores encantamentos e feitiços do Doutor Estranho!
Os 10 maiores encantamentos e feitiços do Doutor Estranho!
Às vésperas de receber seu próprio filme, o Doutor Estranho se tornou um personagem bem popular no Universo Marvel, representando todo o núcleo místico da editora. E antes que você vá vê-lo nos cinemas, precisa conhecer os 10 maiores encantos, conjurações, feitiços e invocações do Mago Supremo!
Antes de mais nada, é preciso saber que, como mago, o Doutor Estranho retira seus poderes os invocando através de dimensões ou divindades místicas. E essas divindades nem sempre são amigáveis ou boas, ainda que Stephen use seus dons para praticar atos benignos.

Pelo Terrível Dormammu
Sim, Dormammu é um dos maiores inimigos do Doutor Estranho. Mas isso não impediu que Stephen, antes de conhecer o demônio, utilizasse seus poderes em encantamentos e invocações. Isso acontecia porque, no início de sua carreira, Estranho era um herói que não fazia muita distinção entre magia benigna e magia negra, e por isso, não tinha medo de invocar alguns seres bem sinistros.
Esse encantamento, em particular, canaliza as habilidades do terrível Dormammu a partir da Dimensão Negra, ajudando o mago a aumentar seus próprios poderes e capacidades... a um custo nada agradável para sua alma.

Pela Onipotente Oshtur
Um dos seres mais antigos do Universo Marvel é a entidade Oshtur, que compõe os Deuses Ancestrais e a trindade do Vishanti. Ela é uma grande divindade, que foi responsável por desenvolver e criar grandes leis da magia, principalmente através do Livro do Vishanti, que foi uma ideia concebida por ela.
Quando usada em uma invocação, Oshtur serve para abençoar magias e encantamentos, de modo similar a Dormammu, porém, sem todo o preço sombrio cobrado sobre seu usuário.

Os Ventos de Watoomb
Um encantamento utilizado, geralmente em posse da Varinha de Watoomb, os Ventos de Watoomb são poderes de outra divindade no universo místico, conhecida como Watoomb - jura? -, e que comanda uma dimensão com poderosas ventanias e tempestades.
Volúvel como ar, contudo, Watoomb pode corromper aqueles que o invocam, mesmo que não seja um ser maligno. Ainda assim, Estranho usa comumente seus ventos, sempre que precisa apagar incêndios místicos, repelir inimigos ou até mesmo voar.

A Sombra do Serafim
Um encantamento poderoso, que dependia de seres alienígenas azuis e com aparência humanoide, chamados de Serafim - sem relação com os seres da mitologia judaico-cristã -, as Sombras de Serafim já chegaram a ser usadas por outros personagens antes mesmo da criação do Doutor Estranho nos quadrinhos.
O principal uso desse encantamento era para gerar esferas com poderes variados. Algumas servem como escudos, enquanto outras ajudam o mago a curar-se de ferimentos físicos. Além disso, elas podem ser utilizadas para o transporte entre dimensões.

As Chamas de Faltine
Faltine é o nome de uma dimensão mística e também dos seres que a habitam. O local é constituído puramente de energia mágica, assim como os seus habitantes. Foi nessa dimensão que nasceram Dormammu e Umar, dois terríveis feiticeiros sombrios que se tornaram grandes inimigos do Mago Supremo.
Ainda assim, Estranho consegue manipular a energia dessa dimensão, trazendo-a ao nosso universo de várias formas. A mais recorrente são as Chamas de Faltine, um fogo místico que consome além da matéria.

Os Vapores de Valtorr
Um ser reptiliano e viperino, Valtorr também tem poderes ligados a ventos e vapores. Membro da Octessência, um grupo de entidades místicas comumente invocadas por feiticeiros, ele é principalmente utilizado em combate.
Os Vapores de Valtorr tem habilidades variadas. Eles podem servir para camuflar a presença de seu usuário, ou serem usados como métodos ofensivos, como gases venenosos ou vórtices místicos que deixam suas vítimas em um estado precário.

Pelos Poderes do Vishanti
Quando Oshtur surgiu, ela logo se tornou companheira e amiga de Hoggoth, outra divindade mística, que por sua vez, criou um terceiro ser de energia e poder mágico, Agamotto. Juntos, eles formam a trindade conhecida como Vishanti, que servem como aliados sobrenaturais dos Magos Supremos.
Juntos, eles desenvolveram o Livro do Vishanti, a partir da ideia de Oshtur. Sempre que invocados, eles ajudam seu usuário - caso tenha intenções benignas - a cumprir seus desejos e derrotar seus inimigos.

As Faixas Escarlates de Cyttorak
Um dos seres místicos mais famosos do Universo Marvel, Cyttorak é a entidade demoníaca que dá poderes ao Fanático. Trata-se de um emissário da destruição, da morte e do caos. Ainda assim, mantendo-o sob controle, o Doutor Estranho gosta de conjurar as Faixas Escarlates.
Trata-se de uma "substância" mística impenetrável e quase indestrutível, utilizada para imobilizar inimigos ou criar escudos potentes. As faixas, quando materializadas no mundo real, geram placas poderosas, como as que cobrem o corpo do Fanático.

As Hostes Hostis de Hoggoth
Hoggoth é o ser místico mais antigo do Universo Marvel. Quando Oshtur o encontrou, ele já estava presente na eternidade há eras. Ele é invocado através de uma poderosa magia, conhecida como as Hostes Hostis de Hoggoth - ainda que essa tradução não seja certa para designar The Hoary Hosts of Hoggoth, que é algo mais puxado para Os Ancestrais Anfitriões de Hoggoth.
Essa magia permite ao usuário invocar todos os espíritos e almas que Hoggoth trouxe consigo em sua existência, tendo um exército aliado que pode ser canalizado como energia ou como guerreiros em campo de batalha.

O Olho de Agamotto
O objeto místico mais reconhecido de Estranho, o Olho de Agamotto é normalmente usado nas invocações e encantamentos do mago. Trata-se de um amuleto físico deixado por Agamotto - parte do Vishanti e primeiro Mago Supremo da Terra - para todos que tem a capacidade de proteger a Terra de ameaças sobrenaturais.
Quando invocado em combate, o Olho de Agamotto serve para reviver eventos passados e, através de uma rajada de luz, pode revelar mentiras e enigmas, mostrando ao seu usuário apenas a verdade.