Os 10 maiores encantamentos e feitiços do Doutor Estranho!

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Os 10 maiores encantamentos e feitiços do Doutor Estranho!

Por Gus Fiaux

Antes de mais nada, é preciso saber que, como mago, o Doutor Estranho retira seus poderes os invocando através de dimensões ou divindades místicas. E essas divindades nem sempre são amigáveis ou boas, ainda que Stephen use seus dons para praticar atos benignos.

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Pelo Terrível Dormammu

Sim, Dormammu é um dos maiores inimigos do Doutor Estranho. Mas isso não impediu que Stephen, antes de conhecer o demônio, utilizasse seus poderes em encantamentos e invocações. Isso acontecia porque, no início de sua carreira, Estranho era um herói que não fazia muita distinção entre magia benigna e magia negra, e por isso, não tinha medo de invocar alguns seres bem sinistros.

Esse encantamento, em particular, canaliza as habilidades do terrível Dormammu a partir da Dimensão Negra, ajudando o mago a aumentar seus próprios poderes e capacidades... a um custo nada agradável para sua alma.

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Pela Onipotente Oshtur

Um dos seres mais antigos do Universo Marvel é a entidade Oshtur, que compõe os Deuses Ancestrais e a trindade do Vishanti. Ela é uma grande divindade, que foi responsável por desenvolver e criar grandes leis da magia, principalmente através do Livro do Vishanti, que foi uma ideia concebida por ela.

Quando usada em uma invocação, Oshtur serve para abençoar magias e encantamentos, de modo similar a Dormammu, porém, sem todo o preço sombrio cobrado sobre seu usuário.

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Os Ventos de Watoomb

Um encantamento utilizado, geralmente em posse da Varinha de Watoomb, os Ventos de Watoomb são poderes de outra divindade no universo místico, conhecida como Watoomb - jura? -, e que comanda uma dimensão com poderosas ventanias e tempestades.

Volúvel como ar, contudo, Watoomb pode corromper aqueles que o invocam, mesmo que não seja um ser maligno. Ainda assim, Estranho usa comumente seus ventos, sempre que precisa apagar incêndios místicos, repelir inimigos ou até mesmo voar.

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A Sombra do Serafim

Um encantamento poderoso, que dependia de seres alienígenas azuis e com aparência humanoide, chamados de Serafim - sem relação com os seres da mitologia judaico-cristã -, as Sombras de Serafim já chegaram a ser usadas por outros personagens antes mesmo da criação do Doutor Estranho nos quadrinhos.

O principal uso desse encantamento era para gerar esferas com poderes variados. Algumas servem como escudos, enquanto outras ajudam o mago a curar-se de ferimentos físicos. Além disso, elas podem ser utilizadas para o transporte entre dimensões.

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As Chamas de Faltine

Faltine é o nome de uma dimensão mística e também dos seres que a habitam. O local é constituído puramente de energia mágica, assim como os seus habitantes. Foi nessa dimensão que nasceram Dormammu e Umar, dois terríveis feiticeiros sombrios que se tornaram grandes inimigos do Mago Supremo.

Ainda assim, Estranho consegue manipular a energia dessa dimensão, trazendo-a ao nosso universo de várias formas. A mais recorrente são as Chamas de Faltine, um fogo místico que consome além da matéria.

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Os Vapores de Valtorr

Um ser reptiliano e viperino, Valtorr também tem poderes ligados a ventos e vapores. Membro da Octessência, um grupo de entidades místicas comumente invocadas por feiticeiros, ele é principalmente utilizado em combate.

Os Vapores de Valtorr tem habilidades variadas. Eles podem servir para camuflar a presença de seu usuário, ou serem usados como métodos ofensivos, como gases venenosos ou vórtices místicos que deixam suas vítimas em um estado precário.

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Pelos Poderes do Vishanti

Quando Oshtur surgiu, ela logo se tornou companheira e amiga de Hoggoth, outra divindade mística, que por sua vez, criou um terceiro ser de energia e poder mágico, Agamotto. Juntos, eles formam a trindade conhecida como Vishanti, que servem como aliados sobrenaturais dos Magos Supremos.

Juntos, eles desenvolveram o Livro do Vishanti, a partir da ideia de Oshtur. Sempre que invocados, eles ajudam seu usuário - caso tenha intenções benignas - a cumprir seus desejos e derrotar seus inimigos.

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As Faixas Escarlates de Cyttorak

Um dos seres místicos mais famosos do Universo Marvel, Cyttorak é a entidade demoníaca que dá poderes ao Fanático. Trata-se de um emissário da destruição, da morte e do caos. Ainda assim, mantendo-o sob controle, o Doutor Estranho gosta de conjurar as Faixas Escarlates.

Trata-se de uma "substância" mística impenetrável e quase indestrutível, utilizada para imobilizar inimigos ou criar escudos potentes. As faixas, quando materializadas no mundo real, geram placas poderosas, como as que cobrem o corpo do Fanático.

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As Hostes Hostis de Hoggoth

Hoggoth é o ser místico mais antigo do Universo Marvel. Quando Oshtur o encontrou, ele já estava presente na eternidade há eras. Ele é invocado através de uma poderosa magia, conhecida como as Hostes Hostis de Hoggoth - ainda que essa tradução não seja certa para designar The Hoary Hosts of Hoggoth, que é algo mais puxado para Os Ancestrais Anfitriões de Hoggoth.

Essa magia permite ao usuário invocar todos os espíritos e almas que Hoggoth trouxe consigo em sua existência, tendo um exército aliado que pode ser canalizado como energia ou como guerreiros em campo de batalha.

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O Olho de Agamotto

O objeto místico mais reconhecido de Estranho, o Olho de Agamotto é normalmente usado nas invocações e encantamentos do mago. Trata-se de um amuleto físico deixado por Agamotto - parte do Vishanti e primeiro Mago Supremo da Terra - para todos que tem a capacidade de proteger a Terra de ameaças sobrenaturais.

Quando invocado em combate, o Olho de Agamotto serve para reviver eventos passados e, através de uma rajada de luz, pode revelar mentiras e enigmas, mostrando ao seu usuário apenas a verdade.