Os 10 heróis mais clássicos das histórias em quadrinhos!

Capa da Publicação

Os 10 heróis mais clássicos das histórias em quadrinhos!

Por Fernando Maidana

Vale ressaltar que a lista inclui os personagens que surgiram fora do eixo das grandes editoras – MarvelDC Comics – portanto personagens como NamorSuperman ficaram de fora!

Imagem de capa do item

Zorro

El Zorro foi criado em 1919 por Johnston McCulley, como um herói de revistas pulp. Em 1948, ele ganhou sua primeira versão para os quadrinhos e passou pelas mãos de diversas editoras ao longo dos anos.

Don Diego de la Vega é um jovem californiano, descendente de uma tradicional família espanhola.

Depois de passar um período estudando na Europa, ele retorna para os Estados Unidos e passa a defender os fracos e oprimidos utilizando capa, máscara e espada. Ele adota a alcunha de Tornado.

No entanto, o herói mascarado passa a ser chamado de Zorro pela população local, já que se movimenta rapidamente pelas sombras, como uma raposa - que em espanhol é chamada de Zorro. Diego adota o nome e passa a marcar os criminosos que captura com a marca de um Z feita com sua espada.

Imagem de capa do item

Cavaleiro Solitário

Criado por George Washington Trendle e Fran Striker, em 1933, o Cavaleiro Solitário surgiu como um herói cujas aventuras eram narradas na rádio WXYZ de Detroit.

Em 1938, ele ganhou uma série de tirinhas diárias nos jornais, mas sua revista solo só chegou às bancas 10 anos mais tarde, pela Dell Comics em 1948.

Apesar do título, o Cavaleiro Solitário estava sempre acompanhado de seu fiel escudeiro, o nativo americano Tonto.

É do herói que vem a famosa frase Hi-yo, Silver! Já que Silver é o nome de seu cavalo.

Imagem de capa do item

Buck Rogers

Criado por Anthony Rogers em 1928, as aventuras de Buck Rogers eram publicadas em tirinhas diárias nos jornais.

O personagem passou a aparecer nas revistas da Famous Funnies em 1930, mas só ganhou sua própria revista em 1940.

As histórias de Buck Rogers abordavam questões de ficção científica e exploração espacial, com fortes influências de Julio Verne, H.G. Wells e Edgar Rice Burroughs (que você verá no próximo item dessa lista).

Em 1927, Rogers era um veterano da Primeira Guerra Mundial que foi exposto a um gás radioativo. O gás o deixou em suspensão animada e ele só acorda no ano de 2419.

Imagem de capa do item

Tarzan

Mais um personagem da literatura pulp que ganhou vida nos quadrinhos.

Tarzan foi criado em 1912 por Edgar Rice Burroughs. Em 1929, o Filho das Selvas ganhou uma série de tirinhas diárias nos jornais. Sua própria revista só chegou às prateleiras em 1947, pela Dell Comics, em uma versão muito diferente da criada por Rice.

Em uma visita à África quando ainda era um bebê, os pais de John Clayton III são mortos e ele passa a ser criado por um grupo de macacos.

Os animais passam a chamá-lo de Tarzan, que significa Pele Branca e ele cresce com habilidades incríveis que o permitem sobreviver na selva, além de comunicar-se com os animais.

Imagem de capa do item

Mandrake

Originário em tirinhas diárias no jornal, Mandrake foi criado por Lee Falk em 1934 e é um dos primeiros e mais conhecidos heróis místicos dos quadrinhos.

Apesar de ter inúmeros poderes como telecinese, telepatia, metamorfose e teletransporte, uma das principais habilidades do mago é a hipnose, que Mandrake utiliza para derrotar gangsters, cientistas malucos, extraterrestres e outros tipos de vilões.

Imagem de capa do item

Fantasma

Depois do sucesso do Mandrake, Lee Falk criou o Fantasma, em 1936, também publicado em tirinhas no jornal.

O vigilante inovou por introduzir conceitos que ainda não haviam sido vistos na mitologia de heróis e é considerado um dos personagens mais influentes de todos os tempos.

Utilizando máscara preta e um uniforme roxo, o Fantasma é, na verdade, um manto passado de geração em geração. Mas o primeiro Espírito que Anda surgiu em meados de 1500.

Com sua base secreta na Ilha da Caveira, o Fantasma supera seus inimigos com sua inteligência e bravura.

Imagem de capa do item

Conan

Conan foi criado por Robert E. Howard em 1932, mas sua primeira história em quadrinhos foi publicada no México, em 1952.

Depois disso, ele já passou por outras grandes editoras como Marvel e Dark Horse.

As histórias do Cimério se passam na Era Hiboriana, depois da destruição de Atlântida e antes do surgimento das civilizações ancestrais.

O guerreiro passou por diversas fases, enfrentando feiticeiros, bruxas, demônios e tiranos ao longo de suas missões, mas, certamente, seu período mais conhecido é como um Bárbaro.

Imagem de capa do item

Flash Gordon

Flash Gordon é o personagem central da série de tirinhas criada em 1934, por Alex Raymond, para competir com as histórias de Buck Rogers.

A história começa quando cientistas descobrem que o planeta Mongo está em rota de colisão com a Terra. O Doutor Hans Zarkov cria um foguete para que o herói vá até o planeta e descubra uma maneira de evitar o choque.

É assim que começa a história de viagens espaciais e aventuras em planetas misteriosos.

Imagem de capa do item

Tex

Tex Willer foi criado em 1948, por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, em uma série de revistas americanas.

Apesar de ser um ranger americano, o personagem possui um senso moral muito forte e luta em defesa dos nativos americanos, enfrentando milionários gananciosos e exploradores.

Tex possui uma grande base de fãs ao redor do mundo, mas o Brasil é um dos principais consumidores da revista.

Imagem de capa do item

Spirit

Criado pelo cartunista Will Eisner em 1940, Denny Colt era um detetive policial que foi dado como morto durante uma missão. No entanto, Denny sobreviveu e passou a combater o crime como um espírito da noite.

Com sua base de operações no cemitério da cidade, as histórias abordavam desde situações de ação e comédia, até questões misteriosas e de horror.