Os 10 filmes mais caros da história!

Capa da Publicação

Os 10 filmes mais caros da história!

Por Evandro Lira

Nos dias de hoje, os estúdios hollywoodianos parecem estar cada dia mais dispostos a arcar com grandes filmes. Alguns dos maiores blockbusters que chegaram às telas grandes nos últimos anos tiveram orçamentos astronômicos, e nessa lista você confere o top 10 dos mais caros.

Os filmes listados aqui medem apenas o custo líquido negativo da produção, ou seja, se exclui custos que envolvem ações promocionais, por exemplo. Os números são reconhecidos por pesquisadores, profissionais e especialistas da indústria, e não necessariamente foram divulgados pelas empresas.

Imagem de capa do item

Star Wars: Os Últimos Jedi

O Episódio VIII de Star Wars, lançado em 2017, precedeu de um estrondoso sucesso causado pelo revival da franquia em 2015.

E apesar de Os Últimos Jedi não ter feito a mesma bilheteria do primeiro, o filme foi um dos maiores sucessos daquele ano. Seu custo de $262 milhões de dólares, entretanto, foi o maior da franquia até agora.

Imagem de capa do item

Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Um dos grandes filmes-eventos da década, Batman vs Superman: A Origem da Justiça custou muito caro aos cofres da Warner. Estima-se que o filme tenha custado 263 milhões de dólares, subtraindo os incentivos fiscais do governo.

O longa foi produzido em torno de muitos rumores e expectativas e dividiu a opinião em sua estreia, em 2016, mas fez dinheiro o suficiente para o estúdio manter seus planos para Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

John Carter - Entre Dois Mundos

O orçamento de John Carter, filme de 2012, foi de 264 milhões de dólares. Poucos sabem sobre o que se trata a trama do filme, mas quase todo mundo já ouviu falar que este é o maior fracasso da Disney de todos os tempos.

Graças a vários problemas na pós-produção do filme, relata-se que o diretor Andrew Stanton precisou refilmar boa parte do filme, o que é claro, deve ter feito os executivos do estúdio pirarem. O resultado foi um filme de 264 milhões de dólares que ninguém viu.

Imagem de capa do item

Solo: Uma História Star Wars

Estamos falando aqui de mais um fracasso da Disney, e dessa vez um que conseguiu surpreender pelo nome que carrega: Solo: Uma História Star Wars.

O filme que conta a história do icônico Han Solo passou por diversos problemas no meio das filmagens, quando sua dupla de diretores abandonaram o filme citando "diferenças criativas". A produção sofreu um hiato no meio, e ao retornar ainda precisou passar por algumas refilmagens. Isso levou a LucasFilm a arcar com 275 milhões de dólares, sem contar os custos de pós-produção.

Imagem de capa do item

Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

Piratas do Caribe: O Baú da Morte e Piratas do Caribe: No Fim do Mundo foram produzidos em conjunto, custando aproximadamente 500 milhões de dólares. Mas por alguma divisão que não ficou muito clara, o orçamento do terceiro filme, O Fim do Mundo, saiu cravada nos 300 milhões de dólares.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça

Esse filme foi uma verdadeira decepção, e não só para os fãs, mas também para a Warner Bros., que viu sua grana caindo pelo ralo em 2017.

O que era para ser um grande fenômeno dos filmes de super-heróis, passou de um corte de 3 horas filmado por Zack Snyder, para se transformar em um filme de menos de 2 assinado por Joss Whedon. Em meio a tantos problemas, Liga da Justiça custou no mínimo 300 milhões para o estúdio.

Imagem de capa do item

Vingadores: Guerra Infinita

O terceiro filme dos Vingadores, Guerra Infinita, teve sua produção quase inteiramente filmada na Europa. Relatórios do The Hollywood Reporter e Deadline estimam que o filme foi orçado por volta dos 300 milhões de euros, dos quais equivale a 316 milhões de dólares.

Imagem de capa do item

Vingadores: Ultimato

Responsável por quebrar todos os recordes possíveis, Vingadores: Ultimato ficou orçado em 356 milhões de dólares, um valor astronômico mas que nem chega perto do faturamento do filme.

O longa foi grandioso de todas as formas que um *blockbuster pode ser. Seja na escala épica da história, ou do elenco impressionante ou mesmo na sua duração de três horas. Se tratando de números, é claro que Vingadores: Ultimato vai constar em qualquer lista.

Imagem de capa do item

Vingadores: Era de Ultron

Essa lista prova que a Marvel nunca poupa dinheiro quando decide entregar seus épicos dos Heróis Mais Poderosos da Terra. O segundo filme da equipe precisou ser muito mais caro que o primeiro por diversas razões.

Era o retorno de seu grande elenco, que agora, é claro, cobrava bem mais caro. Além disso, a produção precisou ir para várias locações diferentes e gastar com um CGI ainda mais apurado para trazer a vida o vilão Ultron. Estima-se que o orçamento do filme foi de 365 milhões de dólares.

Imagem de capa do item

Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas

O quarto filme da franquia Piratas do Caribe, lançado em 2011, não foi nada barato. O filme contou com o retorno de Johnny Depp, que deve ter negociado um belíssimo cachê para assumir os dreads de Jack Sparrow outra vez.

Custando impressionantes 379 milhões de dólares, Navegando em Águas Misteriosas compensou os gastos passando do 1 bilhão nas bilheterias. Segundo relatórios oficiais, o filme foi orçado em 410 milhões, mas devido a incentivos fiscais acabou economizando um pouco.

Ainda assim, o filme é considerado a produção cinematográfica mais cara da história.