Capa da Publicação

Os 10 filmes da Marvel com melhores efeitos visuais!

Por Gus Fiaux

Não estamos considerando apenas o Universo Cinematográfico Marvel, mas sim, toda obra que utiliza as propriedades dos personagens da Casa das Ideias.

Vale lembrar que a época em que o filme foi lançado também conta entre os critérios de seleção. Então mesmo que tal efeito visual possa ser datado atualmente, ele foi importante na época em que o filme foi lançado. Além disso, gostaria de informar que “Vingadores – Era de Ultron” não está na lista… ainda.

Imagem de capa do item

O Espetacular Homem-Aranha 2

Apesar de sequências que mais remetem a um videogame que a um filme, O Espetacular Homem-Aranha 2 possui cenas memoráveis que fazem bom uso de efeitos visuais digitais.

Grande exemplo são as tomadas de ponto de vista enquanto o Homem-Aranha se balança por Nova York. Além disso, vale mencionar o conflito com o Duende Verde e Aranha contra Electro na Times Square.

Imagem de capa do item

Motoqueiro Fantasma: O Espírito da Vingança

Tudo bem que o filme se encaixa facilmente numa lista dos "10 piores filmes de quadrinhos de todos os tempos", mas venhamos e convenhamos que ele traz um grande avanço na área de CGI, especialmente se comparado com seu primeiro filme.

Um bom exemplo disso é o próprio Motoqueiro Fantasma, que traz consigo não apenas os detalhes clássicos do personagem, como também elementos que o tornam palpável (o couro borbulhando, a fumaça). Destaque para as sequências surreais de ação do filme.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia

O primeiro grande épico espacial da Marvel conta com um uso inacreditável da computação gráfica, o que torna o filme muito consolidado e até mesmo real.

Isso pode ser visto nas sequências envolvendo personagens criados por CGI ou captura de movimentos, como é o caso do Rocky Racum, do Groot e do Thanos. Além disso, a épica cena do confronto final trazendo diversas naves é um exemplo máximo de como o filme sabe usar seus recursos.

Imagem de capa do item

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Dias de um Futuro Esquecido corrige os defeitos de "Primeira Classe" no sentido de efeitos visuais e efeitos práticos. O grande porém que rebaixa ele nessa lista é a falta de uso, uma vez que o filme se foca até mesmo em tramas desnecessárias e esquece de puxar a ação de modo mais grandioso.

O maior mérito do filme se dá, sem dúvidas, na cena do Mercúrio, em que foram utilizadas câmeras especiais e etc para criar o efeito de velocidade do personagem. Mas outros momentos também brilham, como é o caso da luta contra os Sentinelas no futuro.

Imagem de capa do item

Thor: O Mundo Sombrio

Thor: O Mundo Sombrio acerta em cheio quando o assunto é construção de mundo. Melhorando ainda mais o que vemos no primeiro filme, temos uma Asgard melhor desenvolvida que enche os olhos, especialmente no cinema.

Vale lembrar das sequências de batalha, especialmente a do início do filme. Entretanto, o grande mérito mesmo fica com a sequência do funeral de Frigga, que usa de técnicas digitais para trazer uma cena mais que tocante.

Imagem de capa do item

X-Men 2

X2: Men United trouxe uma espetacular melhora no uso de efeitos visuais, se comparado com outros filmes da época e com seu filme anterior.

Grande destaque para a cena de abertura envolvendo o Noturno e a sequência dos tornados da Tempestade.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro 2

Ainda que não espetacular, Homem de Ferro 2 diverte, e grande parte disso se deve às divertidíssimas sequências de ação do filme. O CGI está mais definido e melhor trabalhado que no primeiro filme.

Destaque para as construções das armaduras e a luta entre Tony, Rhodes e os drones de Ivan Vanko.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro 3

Ainda melhor que seu anterior, Homem de Ferro 3 usa e abusa de técnicas digitais para uma construção ainda melhor dos heróis e vilões do filme, além de uma sequência final alucinante.

A destruição da Mansão Stark é um dos pontos altos do filme, mas também precisamos lembrar do uso do CGI na construção dos soldados com vírus Extremis.

Imagem de capa do item

Os Vingadores

Trazendo o melhor de cada universo, Os Vingadores conta com batalhas grandiosas, bom uso da captura de movimentos e traz a emoção que todos os fãs queriam ver há tempos.

O holofote vai para o Hulk, agora idêntico ao ator que faz Bruce Banner, além da batalha de Nova York, que é simplesmente insana.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha 2

Homem-Aranha 2, para a época, é um dos filmes com melhor uso de efeitos visuais, tanto que chegou a ganhar o Oscar de melhor VFX em 2004.

Basta olhar todas as sequências do filmes, desde a movimentação do Homem-Aranha entre os prédios, os tentáculos mecânicos do Dr. Octopus. Além disso, lembremos da sequência final, com o Aranha salvando Mary Jane e Nova York do plano do vilão.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux