Capa da Publicação

Os 10 feitiços mais populares do universo de Harry Potter!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Imperius

A primeira das três maldições imperdoáveis, a Maldição Imperius é utilizada para que um bruxo possa subverter e controlar a vontade de outro bruxo. É uma maldição comumente utilizada por bruxos das trevas, o que não significa que, em momentos complicados, os heróis não tenham o utilizado.

O feitiço foi introduzido pela primeira vez no quarto livro da série, ainda que menções ao seu efeito tenham ocorrido desde o primeiro. Um momento curioso da saga é quando Harry utiliza a maldição para controlar um duende no banco de Gringotes.

Imagem de capa do item

Morsmordre

Possivelmente, é o feitiço que muitos não conhecem direito, devido às poucas vezes em que foi usado nominalmente. Trata-se do feitiço utilizado pelos Comensais da Morte para conjurar o símbolo de Voldemort, a marca negra.

Seu nome significa "mordida da morte" - algo que se liga diretamente ao termo "Comensal da Morte" - e ela foi apresentada pela primeira vez na série durante a Copa Mundial de Quadribol, quando foi conjurada para indicar o ataque dos seguidores de Voldemort.

Imagem de capa do item

Petrificus Totalus

Um dos feitiços mais utilizados em toda a saga, Petrificus Totalus faz com que o bruxo possa imobilizar completamente seu inimigo, transformando-o em uma estátua por um tempo finito.

É uma habilidade constantemente utilizada tanto por heróis quanto por vilões, e foi necessária em grandes momentos da série, como por exemplo durante a morte de Alvo Dumbledore (nos livros).

Imagem de capa do item

Wingardium Leviosa

"É leviôsa, e não leviosá!" O feitiço da levitação é constantemente relembrado devido a esse popular momento imortalizado no primeiro filme da franquia.

Através dele, bruxos podem fazer com que coisas e seres voem para onde quer que tenham interesse, poupando assim energia física e tempo.

Imagem de capa do item

Accio

Um dos feitiços mais antigos conhecidos pela comunidade bruxa, Accio permite que seu usuário traga um objeto distante para perto.

Um momento muito épico referente à utilização do feitiço accio se dá quando Harry faz uso dele para trazer sua vassoura durante o desafio do Dragão no Torneio Tribruxo.

Imagem de capa do item

Cruciatus

A maldição cruciatus é a segunda na linha dos feitiços imperdoáveis, e possivelmente é a pior das três. Sua função é causar extrema dor física em sua vítima, sendo utilizada por bruxos das trevas para torturar seus inimigos.

Apesar de não deixar sequelas físicas em seus atingidos, a maldição causa danos por estimular receptores neurológicos da dor. Um caso popular na série é o dos pais de Neville Longbottom, que ficaram loucos ao serem torturados incessantemente por Comensais da Morte.

Imagem de capa do item

Lumos

Lumos é um feitiço com diversas variantes, mas sua finalidade é sempre a mesma: gerar luz a partir da varinha de um bruxo. Ele é usado para iluminar locais escuros ou até mesmo cegar oponentes momentaneamente.

Além disso, ela possui um contra-feitiço próprio, que serve para apagar a luz criada por seu próprio usuário. Trata-se do feitiço "Nox".

Imagem de capa do item

Expecto Patronum

Possivelmente o feitiço mais fascinante de todo o universo de Harry Potter, o feitiço do patrono convoca um escudo que espanta seres alimentados por tristeza, conhecidos como dementadores. É um feitiço muito complicado, e requer o uso de uma lembrança muito feliz para que possa funcionar efetivamente.

Ele se manifesta através de um animal feito por luz, e além de espantar dementadores, pode servir para outras utilidades, como transmitir mensagens.

Imagem de capa do item

Avada Kedavra

A última e temida das maldições imperdoáveis, a maldição da morte é uma ferramenta importante ao longo de toda a série. Através dela, a história de Harry Potter teve de existir, para que ele pudesse derrotar Lord Voldemort.

A maldição é utilizada para matar seres vivos. Sua potência é tão grande que ela é capaz até mesmo de destruir horcruxes.

Imagem de capa do item

Expelliarmus

Expelliarmus é possivelmente, o feitiço de combate mais utilizado pelos heróis durante toda a franquia. Através dele, o bruxo pode desarmar seu adversário, com um raio de energia vermelho.

O encantamento permite com que o usuário possa também empurrar pessoas e ser utilizado de forma ofensiva, não apenas desarmando o oponente.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux