Capa da Publicação

Os 10 dragões mais amados da cultura pop!

Por Gus Fiaux

Dentre as criaturas mitológicas que habitam o imaginário popular, nenhuma teve tanto espaço na cultura pop quanto os dragões. Em boa parte das histórias que retratam um cenário medieval ou possuem uma ambientação mais arcaica, eles estão presentes, representando peculiaridades de cada cultura.

Cheios de poder, fúria e elegância, essas feras cuspidoras de fogo ganharam o amor do público, representando nosso elo mais sagaz com a mitologia que nos antecedeu. E com eles em destaque no cinema, nas séries de TV e na literatura, precisávamos listar os 10 dragões mais queridos da cultura pop!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Falkor (A História Sem Fim)

Um dos grandes clássicos da década de 80, A História Sem Fim é um filme sobre um menino bem criativo que usa sua imaginação como uma forma de escapar da dura realidade. A partir daí, ele embarca em um mundo fantástico que está ameaçado pelo avanço do Nada.

Para ajudar o reino a se salvar, o menino acaba se deparando com Falkor, conhecido como o Dragão da Sorte. E apesar de sua imponência, ele é uma das criaturas mais fofas e sábias da lista, auxiliando o rapaz. Destaque para seu visual, que lembra o de um fofo cãozinho.

Imagem de capa do item

Malévola (A Bela Adormecida)

Uma das vilãs mais clássicas da Disney, Malévola representou uma boa ameaça para o Príncipe Phillip, especialmente quando, ao final de A Bela Adormecida, ela se transforma em um dragão preto e roxo, disposto a abocanhar o salvador da Princesa Aurora.

A versão draconiana de Malévola é uma figura icônica, e muitos fãs inclusive ficaram decepcionados em não vê-la no filme live-action da personagem, lançado em 2014. Com sorte, na sequência poderemos ter um dragão interpretado por Angelina Jolie.

Imagem de capa do item

Saphira (Ciclo da Herança)

Uma saga muito famosa da literatura, mas que infelizmente não ganhou o sucesso que deveria nos cinemas, o Ciclo da Herança conta com um dragão excepcional: a poderosa e elegante Saphira, que é encontrada casualmente pelo humilde Eragon.

Com suas escamas azuis e um garbo incomparável, ela auxilia o rapaz em sua jornada. Ao longo dos quatro livros da saga - Eragon, Brisingr, Eldest e Herança -, ela se mantém como uma aliada muito poderosa, e é uma das responsáveis pela reconstrução da ordem dos Cavaleiros do Dragão.

Imagem de capa do item

Rabo-Córneo Húngaro (Harry Potter)

Dentro do Mundo Bruxo de J.K. Rowling, os dragões são vistos como algumas das figuras mais perigosas e encantadoras. E isso está presente desde o início da jornada de Harry Potter, quando ele precisa dar um jeito em Norberto, o dragão-bebê de Hagrid.

No entanto, quem rouba a cena mesmo é o rabo-córneo húngaro, um dragão extremamente furioso e violento que o Menino Que Sobreviveu precisa enfrentar durante sua primeira tarefa no Torneio Tribruxo. Embora sua participação seja breve, ele ficou eternamente marcado entre os fãs.

Imagem de capa do item

Mushu (Mulan)

Outra animação da Disney se faz presente aqui. Dessa vez, estamos falando de Mulan, o longa que retrata uma das maiores guerreiras e heroínas da China. Ao seu lado, temos o fiel e irônico dragãozinho Mushu, que certa vez já foi o espírito protetor da família de Mulan.

Confiante - ao extremo -, cheio de piadas prontas e com uma devoção incomparável, essa pequena criaturinha pode nem ser uma das mais poderosas da lista, mas certamente é a mais engraçada. "Desonra, desonra pra tu, desonra pra tua vaca!"

Imagem de capa do item

Shenlong (Dragon Ball)

Embora apareça pouco, Shenlong é uma das figuras mais importantes do universo de Dragon Ball. Ele é invocado toda vez que alguém consegue reunir as sete Esferas do Dragão. E seu poder é tamanho que ele é capaz de conceder qualquer desejo a quem o invocou.

Apesar de ser um dragão de poucas palavras, sua participação na saga de Goku é tamanha - especialmente com tantas ressurreições de Kuririn para fazer. E sua sabedoria é necessária em tempos de grande caos, uma vez que ele é uma das maiores forças do universo.

Imagem de capa do item

Charizard (Pokémon)

Embora, nos games, ele não seja classificado como dragão, nós não podemos esquecer do adorável Charizard, a evolução final de Charmander. E de todos desta lista, ele é um dos que possui o visual mais icônico e inesquecível.

Ele é um dos Pokémon favoritos de qualquer treinador que já se aventurou pela região de Kanto. E vale lembrar que, apesar de ser muito poderoso, ele sequer se compara com suas duas evoluções, Mega Charizard X e Mega Charizard Y.

Imagem de capa do item

Viserion, Rhaegal e Drogon (Game of Thrones)

Dentro d'As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin, a família Targaryen não é conhecida por seu brasão à toa. Afinal de contas, eles são domadores de dragões. E Daenerys está aí para manter o legado vivo, comandando Viserion, Drogon e Rhaegal.

Três dragões que botam medo em qualquer habitante de Westeros, acompanhamos seu nascimento e crescimento em Game of Thrones, e sabemos que eles serão peças cruciais da batalha final - ainda mais agora que Viserion foi transformado em um dragão de gelo pelo Rei da Noite.

Imagem de capa do item

Smaug (O Hobbit)

De um mundo fantástico para o outro, a Terra-Média de J.R.R. Tolkien também é habitada por figuras fascinantes. E enquanto alguns deles são perigosos e devastadores, nenhum supera o astuto Smaug, que se apossou da Montanha Solitária dos anões, e de todo tesouro que lá havia.

Um inimigo inteligentíssimo e mais poderoso que qualquer outro dragão desta lista, Smaug posa como uma figura gananciosa que está disposto a incinerar qualquer um em sua frente para manter seu ouro. Ele só é derrotado graças à habilidade do arqueiro Bard, usando uma Flecha Negra.

Imagem de capa do item

Banguela (Como Treinar o Seu Dragão)

Encerrando a lista, temos o dragãozinho mais fofo e engraçado que já apareceu nos cinemas. Estamos falando de Banguela, o adorável companheiro de Soluço na trilogia Como Treinar o Seu Dragão, que acaba de chegar ao fim com um emocionante capítulo.

Um Fúria da Noite, que cospe fogo com uma destreza letal, ele pode até parecer assustador à princípio, mas logo se prova um bobão amável e carinhoso. Além disso, ele conquistou o direito de ser o Alfa, tornando-se o rei dos dragões que habitam em Berk.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux