Capa da Publicação

Os 10 demônios mais assustadores do cinema!

Por Gus Fiaux

O horror no cinema é cheio de possibilidades tenebrosas. Temos bruxas, vampiros, fantasmas, monstros, assassinos cruéis e, é claro, demônios. Há muitos anos, essas criaturas infernais dão as caras para tirar o que há de mais puro e verdadeiro do público: o medo.

Considerando que essa é uma tendência que nunca deve parar, ainda mais com o recente lançamento de filmes como A Freira, aqui estão os 10 demônios mais assustadores do cinema, estejam eles em filmes de terror ou até mesmo em outros gêneros cinematográficos. Então prepare o seu crucifixo e a água benta!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Valak (Invocação do Mal 2 e A Freira)

Nenhum ser do abismo tem assustado tanto o público recentemente quanto o Valak - ou seja, o demônio que assume a forma de uma freira em Invocação do Mal 2. E ele foi tão assustador e sinistro que está prestes a ganhar seu próprio filme solo dentro desse "universo compartilhado": A Freira.

O Valak é uma entidade antiga que pode ser encontrada dentro dos Demônios da Goétia. Na demonologia, ele é conhecido por governar 38 legiões, e nos cinemas, ele é um inimigo de Lorraine Warren, atacando sua família e seu lar. Com essa aparência sinistra e bizarra, ele já aterrorizou muito o público - e deve aterrorizar ainda mais.

Imagem de capa do item

Bughuul (A Entidade)

Quem não tem medo do Bicho-Papão, não é mesmo? Pois bem, o filme A Entidade resolveu trazer uma nova roupagem para essa criatura mitológica, que espanta crianças à noite. E o resultado é um ser diabólico e aterrorizante, que passou a espantar crianças e adultos. No longa, conhecemos Bughuul, um demônio babilônio.

O Bughuul se manifesta sempre que alguém faz alguma representação visual sua - seja através de fotos, desenhos ou vídeos. Seu modus operandi se dá ao matar famílias inteiras, levando consigo apenas uma criança, para que sua alma possa ser consumida eternamente. Assim sendo, ele foi responsável por milhares de assassinatos brutais ao longo da história.

Imagem de capa do item

O Demônio do rosto vermelho (Sobrenatural)

James Wan é um grande visionário do cinema de horror, e isso é comprovado se pensamos em todas as criaturas que ele já trouxe à vida em Invocação do Mal e outros de seus filmes. Paralelamente a isso, ele também concebeu outra franquia de horror bem interessante: Sobrenatural, que trazia um demônio bem assustador.

Embora não tenha um nome oficial, essa criatura ficou conhecida como Demônio do rosto vermelho - ou até mesmo Lipstick-face Demon (algo como o Demônio com rosto de batom). Sua primeira aparição é extremamente perturbadora, e a cena em seu "covil" é muito assustadora e inquietante.

Imagem de capa do item

Lâmia (Arraste-me para o Inferno)

Tome muito cuidado ao recusar ajudar alguém que necessita disso, pois você pode acabar sendo vítima de uma maldição ancestral. É o caso de Christine Brown, a personagem principal de Arraste-me para o Inferno, que acaba sendo perseguida por uma velha cigana - que na verdade, é o receptáculo para um ser antigo e maligno, a demoníaca Lâmia.

Curiosamente, Lâmia é o nome de um demônio grego, famoso por devorar crianças. A partir daí, essa entidade continua perseguindo Christine até levá-la à loucura. Como criação de Sam Raimi, a entidade consegue ser tanto ameaçadora e involuntariamente engraçada - o que torna o filme excelente para quem quer se assustar e rir ao mesmo tempo.

Imagem de capa do item

Demônios Kandarianos (A Morte do Demônio)

Ainda falando nas obras de Sam Raimi, não podíamos nos esquecer das criaturas possuídas de A Morte do Demônio (ou Uma Noite Alucinante, se preferir). Tudo começa quando um grupo de jovens burros - para variar - resolve ler um misterioso livro dos mortos, conjurando um feitiço que logo se volta contra eles.

Conhecidos como Demônios Kandarianos, essas hordas de mortos-vivos vieram para dar bastante trabalho para Ash. Vale mencionar Uma Noite Alucinante 3, onde eles são uma legião incontrolável, por mais que o filme seja bem mais cômico do que assustador. Ah, e não podemos esquecer do reboot, que levou esses seres a um novo extremo de brutalidade e gore.

Imagem de capa do item

Senhor das Trevas (A Lenda)

A Lenda é um clássico de fantasia de Ridley Scott, e embora não se trate de um filme de terror, não deixou de nos apresentar um dos seres infernais mais conhecidos e perigosos do cinema: o Senhor das Trevas, brilhantemente interpretado por Tim Curry. No longa, ele deseja retornar ao mundo, causando o apocalipse.

Maligno, brutal e aterrorizante, esse demônio possui uma aparência digna de pesadelos, e não tem medo de cometer atos terríveis - como assassinar unicórnios - para cumprir sua meta e voltar ao poder. Destaque para a cena onde o vemos saindo de um espelho, corrompendo a Princesa Lili e quase transformando-a em sua Rainha das Trevas.

Imagem de capa do item

Creeper (Olhos Famintos)

Olhos Famintos é um clássico do cinema trash, mas ainda assim conseguiu nos apresentar uma das bestas mais assustadoras e tenebrosas já vistas em filmes de terror. Trata-se do Creeper, um ser abissal que retorna a cada vinte e três anos para se alimentar, causando um intenso massacre por onde passa.

Embora não saibamos ao certo quais são suas origens, ou qual é o seu papel, o Creeper é considerado por muitos como um demônio - e isso é bem nítido, seja por sua aparência grotesca, suas conexões profanas ou pela sua extrema inteligência e longevidade. Entre os ícones dos filmes de horror, ele é um dos mais assombrosos, e se você ouvir sua música, certifique-se de sair correndo!

Imagem de capa do item

Pinhead e os Cenobitas (Hellraiser)

Se, um dia, você encontrar um quebra-cabeça perigoso conhecido como Caixa de Lemarchand, afaste-se. E se tentar resolvê-lo e começar a escutar o barulho de sinos, reze por sua alma. Isso porque esse objeto serve como um portal para que os Cenobitas atravessem do Inferno para a Terra, abrindo uma dimensão de tortura e prazer.

Criados por Clive Barker para seu universo assombroso de Hellraiser, os Cenobitas são sacerdotes de uma alta casta de demônios, liderados por Pinhead (embora esse não seja seu nome verdadeiro). Eles vêm nas mais diversas formas, todas grotescas e mutiladas, e sua função é mergulhar o mundo em uma espiral de loucura, dor e sofrimento.

Imagem de capa do item

A Besta (Poltergeist)

Um famoso clássico dos anos 80, Poltergeist assustou gerações com os acontecimentos bizarros testemunhados pela Família Freeling. Tudo começa quando a família se muda para uma casa construída sobre um cemitério indígena, e logo estranhos fenômenos passam a atormentá-los, como TV ligando sozinha e brinquedos ganhando vida.

No entanto, tudo é um prelúdio para o surgimento da Besta, uma entidade de puro mal que atravessa os planos de existência. Basicamente, trata-se de um sacerdote de um culto satânico que acabou transcendendo e se tornando um demônio, e posteriormente voltou à vida. Ele é apresentado nas continuações como Reverendo Kane.

Imagem de capa do item

Pazuzu (O Exorcista)

É claro que o demônio mais assustador e brutal dos cinemas não poderia ser outro senão Pazuzu, o rei dos demônios do vento que fez muitas pessoas ficarem aterrorizadas em O Exorcista. Um longo inimigo do Padre Lankester Merrin, ele aparece para possuir a jovem Regan MacNeil, transformando uma menina inocente em um monstro horrendo.

Tanto no livro de William Peter Blaty quanto no filme de 1973, dirigido por William Friedkin, o demônio tem uma presença astuta, mostrando-se como uma grande força que não pode ser controlada. Sua aparição não se limita a isso, uma vez que ele também se mostrou presente na recente série de TV que serve como continuação direta ao filme original.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux