Capa da Publicação

Os 10 alienígenas mais assustadores do cinema!

Por Gus Fiaux

O espaço é um vasto enigma para a humanidade. Nós ainda não sabemos se há vida lá fora, ou se estamos sozinhos nessa imensidão escura. No entanto, a ficção já se deu ao trabalho de imaginar quais maravilhas e horrores podem nos esperar em outros planetas e galáxias.

Nesta lista, selecionamos os 10 alienígenas mais aterrorizantes dos cinemas, deja em filmes de ficção científica ou até mesmo em longas de horror. Eles definitivamente não vieram em paz, e você precisa tomar cuidado para não ser abduzido – ou pior, morto!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Yautja (Predador)

Prestes a retornar aos cinemas nesta semana, com o lançamento de O Predador, temos aqui uma criatura que nos aterroriza desde 1987, os Yautja - também conhecidos como Hish-Qu-Ten. Eles são seres altamente inteligentes e frios, que viajam pelo cosmos fazendo um violento jogo de assassinatos, morte e devastação.

Intensamente interessados pelos seres humanos, os membros dessa espécie são caçadores de troféus e adoram coletar crânios de suas vítimas. Eles possuem uma tecnologia de ponta que os torna o topo da cadeia alimentar, e quando estão sem máscara, são aterrorizantes. E acredite, se alguém consegue dar trabalho para Arnold Schwarzenegger, esse alguém merece respeito.

Imagem de capa do item

Extraterrestres (Sinais)

Uma das maiores obras da carreira de M. Night Shyamalan, Sinais funciona como qualquer longa de invasão alienígena. A diferença é que acompanhamos tudo do ponto de vista de uma família à beira do caos, e os invasores aparecem relativamente pouco no filme. Mas quando finalmente se mostram, as cenas são dignas de arrepios.

Não há nada muito inovador no visual dos extra-terrestres de Sinais, mas sua presença em si é o suficiente para ficarmos aterrorizados. Eles são soturnos, movimentam-se nas sombras e podem se camuflar. O maior susto se dá durante as filmagens da festa de aniversário no Brasil, onde temos um pequeno vislumbre desses seres perigosos e letais.

Imagem de capa do item

Marcianos (Guerra dos Mundos)

Baseado na obra de H.G. Wells, Guerra dos Mundos retrata o que acontece quando os habitantes de Marte finalmente chegam à Terra, causando uma assustadora onda de devastação por onde passam, e usando humanos como escravos e até mesmo como adubo para sua plantação extra-terrestre, enquanto eles tentam transformar o planeta em seu novo lar.

Desde as criaturas mínimas aos gigantes Tripods, que disparam raios vaporizadores e arrebanham os seres humanos como gado, esses habitantes do Planeta Vermelho são visualmente aterrorizantes, especialmente considerando seu desejo de sobrevivência - e seu pouco interesse em uma coexistência pacífica.

Imagem de capa do item

Clover (Cloverfield: Monstro)

A franquia Cloverfield é uma das mais peculiares e interessantes de Hollywood atualmente, por mais que o filme mais recente não tenha sido muito bem recebido. No entanto, o primeiro longa - filmado no formato found-footage - nos apresentou Clover, o terrível monstro gigantesco que invade a Terra.

Embora ainda não saibamos com precisão as origens da criatura - e de seus vários "descendentes" e "irmãos" -, podemos assumir que ele seja um alienígena - afinal de contas, ele definitivamente não veio da Terra. No entanto, com mais filmes sendo planejados para o futuro, é bem possível que descubramos ainda mais sobre esse ser devastador.

Imagem de capa do item

Monstros (Um Lugar Silencioso)

Assim como Clover, os monstros de Um Lugar Silencioso não possuem uma origem muito clara. Embora o diretor John Krasinski já tenha deixado claro que se trata de uma raça alienígena, nós ainda não sabemos como eles chegaram à Terra. Mas isso pouco importa, já que o horror provocado por essas criaturas é avassalador.

Eles se guiam através do som, graças a seu potente sistema auditivo. Imensamente violentos e devastadores, eles se movimentam com uma rapidez gigantesca e devoram suas vítimas com a mais profunda brutalidade. E eles logo devem se tornar mais um ícone da cultura pop, uma vez que uma continuação do longa já está sendo desenvolvida.

Imagem de capa do item

Invasores (Independence Day)

Considerado um dos maiores clássicos do cinema blockbuster dos anos 90, Independence Day traz uma grande invasão alienígena acontecendo justamente por volta do Dia de Independência dos Estados Unidos. E só um homem pode impedi-la: o Capitão Steven Hiller, interpretado por Will Smith em seu auge.

Em sua missão, o militar acaba enfrentando as assustadoras criaturas conhecidos como Harvesters - que possuem esse nome justamente pois vêm à Terra fazer sua "colheita". Destaque para a assustadora Rainha da Colheita, que além de seu tamanho descomunal, possui nojentos tentáculos preênseis.

Imagem de capa do item

Blob (A Bolha Assassina)

O Blob é uma figura icônica dos filmes de horror, tendo surgido nos cinemas em 1958 e ganhado uma nova adaptação 30 anos depois, que se tornou um grande clássico do horror corporal e grotesco. Conhecido como "A Bolha Assassina", essa criatura veio do espaço em um meteoro, e uma vez despertado, começou sua onda de devastação.

Apesar de não ter nenhuma forma física concreta, essa criatura absorve e se alimenta de qualquer ser vivo à sua frente, dissolvendo-o como ácido. Só isso já é capaz de provocar pesadelos, conforme as pessoas que são englobadas pela bolha começam a derreter ainda vivas, enquanto seus gritos ficam ensurdecedores.

Imagem de capa do item

Calvin (Vida)

Falando em criaturas dismórficas, não podemos nos esquecer do ser alienígena que é evoluído em Vida. Após descobrirem uma célula extra-terrestre em Marte, cientistas começam a fazer alguns experimentos à bordo de sua nave... e isso desperta um monstro assassino, cruel e terrível, que pode se transformar rapidamente.

Batizado de Calvin, essa criatura começa a crescer conforme devora a tripulação da nave, tornando-se um ser gigante e ameaçador. Ele também é munido de uma inteligência sobre-humana, sendo capaz de perseguir suas vítimas com uma frieza calculista - e ainda assim, ele é capaz de chegar à Terra, onde poderá evoluir de uma forma ainda mais grotesca.

Imagem de capa do item

Alien metamorfo (O Enigma de Outro Mundo)

John Carpenter é um mestre do cinema de horror, e suas contribuições ficam bem nítidas quando lembramos de O Enigma de Outro Mundo, um clássico do cinema de terror espacial - e primeiro filme da Trilogia do Apocalipse. Tudo começa quando uma base na Antártida é surpreendida com a chegada de uma criatura metamórfica.

Esse ser alienígena é, provavelmente, a criatura mais repulsiva desta lista. Trata-se de um ser capaz de se transformar completamente em suas vítimas, imitando até mesmo suas vozes. Além disso, ele pode tomar qualquer forma, o que gera momentos grotescos e altamente nojentos, conforme essa entidade se transforma em criaturas bizarras e assustadoras.

Imagem de capa do item

Xenomorfo (Alien)

Em primeiríssimo lugar, está a espécie alienígena que aterroriza o público de cinema desde 1979, com o lançamento de Alien, o Oitavo Passageiro. Os Xenomorfos são seres completamente aterrorizantes, que não cessam sua sede de sangue por nada, especialmente quando se proliferam em meio a um grupo de cientistas espaciais.

E se você acha que o exemplar "padrão" da espécie é assustador, espere para ver a Rainha Xenomorfo, que dá as caras em Aliens, O Resgate. Disposta a tudo para defender seus "filhos", ela se torna uma criatura assassina e sedenta por vingança. E infelizmente, nem sempre teremos uma Ripley para nos defender...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux