Capa da Publicação

Obi-Wan Kenobi: Easter Eggs e Referências dos primeiros episódios

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

Obi-Wan Kenobi, nova série do Disney+, mira no sentimento de inocência que a trilogia original de Star Wars conseguiu construir tão perfeitamente. E para isso, além de trazer para os holofotes personagens icônicos da história original, o roteiro faz diversas referências aos filmes clássicos.

Separamos nesta lista todas as referências e easter eggs dos dois primeiros episódios de Obi-Wan Kenobi. Confira!

Imagem de capa do item

Ordem 66

A primeira cena recria a Ordem 66, que aniquilou os Jedi, da perspectiva de Padawans. Entre o grupo há uma garotinha negra que pode ter crescido e se tornado Reva, a Terceira Irmã e principal vilã da série.

Imagem de capa do item

Mos Eisley

Mesmo sem ser citada por nome, a cidade de Tatooine que aparece no início da parte I é Mos Eisley. O vilarejo traz os mesmos destroços de nave que apareceram em Uma Nova Esperança.

Imagem de capa do item

Mar Morto

Obi-Wan trabalha minerando carne de uma grande criatura aquática há muito tempo morta. O peixe enterrado na areia é uma referência às histórias contadas pelos Tusken, em O Livro de Boba Fett, de que Tatooine era um grande oceano que secou.

Imagem de capa do item

Eopie

Para cruzar os desertos de Tatooine, Obi-Wan monta em um Eopie, assim como fez no final de Star Wars: A Vingança dos Sith.

Imagem de capa do item

Parecido com a Rey

Duas cenas trazem paralelos entre Obi-Wan Kenobi e Rey… Skywalker. Primeiramente quando o jedi prepara comida desidratada em seu abrigo, como Rey em O Despertar da Força. Depois ele desenterra seu sabre e de Anakin, o oposto do que Rey faz no final de A Ascensão Skywalker.

Imagem de capa do item

Brinquedo favorito

O brinquedo que Obi-Wan compra dos Jawas e deixa na porta dos Lars, uma réplica de um transporte T1, aparece nos filmes. Luke adulto brinca com ele em Uma Nova Esperança.

Imagem de capa do item

Luke, o Podracer

Quando foge das tarefas de Owen, Luke fica brincando de podracer. Seu pai, quando criança, era um podracer de Tatooine.

Imagem de capa do item

Alderaan

Em Uma Nova Esperança, Darth Vader destrói um planeta para mostrar o poder da Estrela da Morte. Este planeta é Alderaan, que aparece em metade do primeiro episódio.

Imagem de capa do item

Como a Padmé

A Princesa Leia disfarça uma de suas servas para enganar sua mãe adotiva. A técnica era muito utilizada por sua mãe biológica, Padmé Amidala. Na Parte II, Obi-Wan comenta como Leia o lembra de alguém, descrevendo sua mãe.

Imagem de capa do item

Mão decepada

Star Wars tem uma tradição de cortar as mãos de seus personagens e este episódio pode ter trazido uma explicação. Antes de cortar a mão de uma senhora, Reva explica que “Desse jeito, quando tentarem pegar qualquer coisa, lembrarão de nós”.

Imagem de capa do item

C3PO e R2-D2

Originalmente construídos por Anakin Skywalker, C3PO e R2-D2 aparecem na posse de sua filha Leia pela primeira vez em Uma Nova Esperança. Na série, eles aparecem na festa dos Organa. C3PO em evidência conversando com convidados, R2-D2 no fundo, escondido, quando os pais de Leia descobrem que ela fugiu.

Imagem de capa do item

Hologramas

Uma Nova Esperança começou com Leia Organa deixando um holograma para Obi-Wan Kenobi pedindo ajuda. Ele então começa uma missão de resgate para salvá-la. Nesta série, quem deixa o holograma são seus pais, mas Obi-Wan vai protegê-la do mesmo jeito.

Imagem de capa do item

Clones

Na parte II, Obi-Wan encontra um Clone em situação de rua. A apresentação é feita para lembrar o público do Rex e dos outros parceiros do jedi nas Guerras Clônicas.

Imagem de capa do item

A Filha Secreta do Kenobi

Uma vendedora de especiarias aparece tentando vender drogas de Kessel, planeta que aparece em Han Solo: Uma História Star Wars, e Felucia, de A Vingança dos Sith. A personagem é interpretada por Esther Rose McGregor, filha de Ewan McGregor (o Obi-Wan).

Imagem de capa do item

Haja

Haja, interpretado por Kumail Nanjiani (Kingo em Eternos), finge ser um jedi. O planeta que ele menciona para enganar uma mãe e seu filho é Corelia, terra natal de Han Solo.

Imagem de capa do item

Inquisidores

Com a exceção de Reva, os três Inquisidores da Parte I já apareceram no cânone. Em Rebels, o Grande Inquisidor é o vilão principal da primeira temporada. O Quinto Irmão (Han de Velozes e Furiosos) persegue Darth Maul na segunda temporada. A série marca a primeira aparição de Reva.

Imagem de capa do item

Quarta Irmã

A Quarta Irmã aparece brevemente na Parte II. Esta é a primeira aparição oficial dela, uma vez que só havíamos conhecido um personagem fingindo ser ela nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Fuga no Mercado

A cena em que a Leia está fugindo no mercado faz um forte paralelo à fuga de Omega em Bad Batch.

Imagem de perfil
Gabriel Mattos

Editor, repórter correspondente de Wakanda, caçando Pokémon por onde eu vou! Sempre nas lives da Legião! • @gabeverse