Capa da Publicação

Obi-Wan Kenobi: Os easter-eggs que você pode não ter notado nos episódios 3 e 4

Por Jaqueline Sousa

A cada semana que passa, Obi-Wan Kenobi segue fornecendo aos fãs de Star Wars uma nova leva de referências e easter-eggs escondidos no meio das aventuras vividas pelo Mestre Jedi. Tais elementos vão desde paralelos com os filmes clássicos da franquia até outras produções canônicas. 

Pensando nisso, reunimos nesta lista aqueles easter-eggs que você pode não ter notado na Parte III e na Parte IV da série do Disney+!

Imagem de capa do item

Kenobi precisa de ajuda

Começando pelo terceiro episódio, os momentos iniciais da Parte III trazem novamente mais uma referência para Qui-Gon Jinn, o mestre de Kenobi que aparece em A Ameaça Fantasma. Além disso, enquanto Ben relembra alguns eventos de seu passado, escutamos as vozes de Yoda, do próprio Qui-Gon e de Anakin Skywalker, todas da trilogia prequel.

Imagem de capa do item

De volta para Mustafar

Os primeiros instantes do terceiro capítulo também contam com a presença imponente de Darth Vader, em Mustafar. Quem é fã sabe que, conforme os eventos narrados em A Vingança dos Sith, foi ali no sistema que Anakin recebeu o empurrãozinho que faltava para assumir totalmente o seu lado Sith, o que torna o local bastante importante para sua construção.

A cena onde Vader aparece na sala de seu trono faz referência à Rogue One: Uma História Star Wars, filme onde o local apareceu pela primeira vez em live-action.

Imagem de capa do item

O retorno de James Earl Jones

É na Parte III que também temos o retorno de James Earl Jones, a majestosa voz por trás de Darth Vader. O ator foi o responsável por construir o tom ameaçador do vilão na trilogia original de Star Wars.

Imagem de capa do item

A visão de Kenobi

A visão que Obi-Wan tem de Anakin quando ele chega em Mapuzo foi outro momento marcante do episódio 3. Na breve miragem, o antigo aprendiz aparece com a mesma capa marrom que ele estava usando no final de A Vingança dos Sith.

Imagem de capa do item

A fortaleza dos Inquisidores

A grandiosa construção que serve como base para os Inquisidores também aparece, em todo seu esplendor, neste episódio. Localizada na lua Nur, a primeira vez que a fortaleza deu as caras foi no jogo Jedi: Fallen Order.

Imagem de capa do item

Mais uma menção à Padmé

Desde o início de Obi-Wan Kenobi, a relação entre o Mestre Jedi e a pequena Leia vai crescendo cada vez mais. E Ben não perde a oportunidade de sempre mencionar o quanto a garota o lembra de Padmé Amidala, a mãe biológica da princesa.

No terceiro capítulo, Kenobi, acidentalmente, deixa o nome de Leia escapar enquanto eles estão sob a presença de Stormtroopers. Ele logo se retifica ao dizer que tinha errado o nome porque sempre que olhava para a menina lembrava da mãe. Apesar de estarem fingindo ser pai e filha para manterem sua identidade em segredo, a frase faz mais uma referência à Padmé e como Leia lembra a líder.

Imagem de capa do item

Símbolo da Ordem Jedi

O símbolo da Ordem Jedi aparece na cena onde Reva, a Terceira Irmã, entra no abrigo onde Kenobi, Leia e Tala estavam escondidos. O logo estava cravado na parede, confirmando as suspeitas da Inquisidora.

Imagem de capa do item

Quinlan Vos

Quando Tala leva Kenobi e Leia para o abrigo de Jedis e pessoas sensíveis à Força, ela conta um pouco sobre aquilo que seria os primeiros indícios de uma resistência rebelde. Na cena, Obi-Wan vê uma gravação na parede que confirma que Quinlan Vos esteve ali. O personagem é um Jedi que já fez algumas aparições na série animada The Clone Stars.

Imagem de capa do item

O cameo de Zach Braff

Ao longo da história da franquia, muita gente famosa já fez pequenas participações nas produções de Star Wars. No terceiro episódio, temos mais uma delas: Freck, o personagem que deu carona para Obi-Wan e Leia, foi interpretado pelo ator Zach Braff, que é mais conhecido por seu papel na série de comédia Scrubs.

Imagem de capa do item

Vader vs. Kenobi

É praticamente impossível não traçar paralelos entre o reencontro de Darth Vader e Obi-Wan Kenobi na Parte III com o duelo final de A Vingança dos Sith. Embora o Mestre Jedi não esteja em sua melhor forma, a cena do embate com seu antigo aprendiz faz referência aos escaldantes eventos de Mustafar.

Imagem de capa do item

Uma Nova Esperança

Já na Parte IV, acompanhamos mais uma missão de resgate de Leia depois que a menina é capturada por Reva. A estrutura narrativa desse episódio conversa o tempo inteiro com a de Uma Nova Esperança, o primeiro filme da trilogia original. Seja na invasão na base inimiga por Kenobi ou no interrogatório da princesa, é difícil não traçar paralelos com o longa de 1977.

Imagem de capa do item

Continue a nadar

Durante a sequência em que Obi-Wan aparece nadando para conseguir se infiltrar na fortaleza dos Inquisidores, é possível ver que o Jedi está utilizando um certo dispositivo na boca para que ele consiga respirar debaixo d’água sem problemas.

Essa não é a primeira vez que o aparelho é apresentado em Star Wars, já que, em A Ameaça Fantasma, Kenobi, Qui-Gon Jin e Jar Jar Binks usam o mesmo objeto para chegarem na cidade de Gungan.

A cena também faz referência ao jogo Jedi: Fallen Order, pois, assim como Obi-Wan, Cal Kestis também entra na fortaleza dos Inquisidores por meios subaquáticos.

O Senhor dos Anéis

Quando Obi-Wan percebe que a Fortaleza dos Inquisidores não é um palácio, mas sim uma tumba, ele solta uma frase bem parecida com um momento icônico de O Senhor dos Anéis. Boromir, em "A Sociedade do Anel", ao perceber que muitos anões haviam morrido em Moria, bradou "Isso não é uma mina. É uma tumba!

Imagem de capa do item

A misteriosa tumba

A cena onde Obi-Wan Kenobi encontra uma tumba escondida na base do Império é uma das grandes revelações do quarto episódio. Ali, ele se depara com um corredor enorme onde corpos de Jedis e de pessoas sensíveis à Força são mantidos em um recipiente com um líquido alaranjado.

O primeiro que aparece em foco se parece muito com Tera Sinube, um Mestre Jedi que marcou presença na série animada The Clone Wars. A figura foi um grande instrutor no Templo Jedi, juntamente com Yoda. Além disso, ele também mantinha uma forte relação com Ahsoka Tano.

Imagem de capa do item

A cena da inundação

Outra referência ao jogo Jedi: Fallen Order é a sequência em que Kenobi, utilizando a Força, tenta segurar um vidro que está rachando. A cena também acontece no game e envolve um confronto entre Cal Kestis e Darth Vader.

Imagem de capa do item

Purge Troopers

Já que estamos falando sobre Jedi: Fallen Order, vale mencionar que o quarto episódio também mostra os Purge Troopers, um dos tipos de soldados do Império que são apresentados no game.

Imagem de capa do item

Uma certa tendência de Darth Vader

Ao longo da saga de Star Wars, Darth Vader já provou não medir esforços para conseguir o que ele quer, nem que para isso ele precise contar com métodos controversos. Um deles é a tendência que o vilão tem em asfixiar seus próprios seguidores usando a Força.

No final do quarto episódio, Vader direciona toda sua fúria para Reva, enforcando-a depois que Kenobi e Leia fogem da base imperial.

Imagem de perfil
Jaqueline Sousa

Jornalista. Apaixonada por cinema, música e literatura. | @jqlnsss