Obi-Wan Kenobi: 7 eventos do universo Star Wars que a série deve mostrar

Capa da Publicação

Obi-Wan Kenobi: 7 eventos do universo Star Wars que a série deve mostrar

Por Jaqueline Sousa

A divulgação do primeiro trailer de Obi-Wan Kenobi deixou os fãs extremamente nostálgicos e entusiasmados para a nova série do universo de Star Wars no Disney+. A prévia deu um gostinho do que podemos esperar da produção, que promete ser grandiosa ao trazer o retorno de grandes nomes da franquia como Ewan McGregor e Hayden Christensen.

Mas também há muito mistério ao redor da série. Desde o anúncio oficial, os fãs andam especulando a respeito dos acontecimentos que estarão presentes no enredo e, com o lançamento do trailer, podemos imaginar quais desafios o Jedi enfrentará. Pensando nisso, reunimos aqui 7 acontecimentos que a série pode mostrar!

Imagem de capa do item

A infância de Luke Skywalker

Até o momento, sabemos que a história de Obi-Wan Kenobi vai se passar 10 anos após os eventos narrados em Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005). Em vista disso, e como já fica evidente nas primeiras cenas do trailer, onde um garoto aparece brincando como se fosse um piloto em cima de uma casa bem familiar aos fãs, é provável que a série mostre mais sobre a infância de Luke Skywalker.

O menino foi levado para Tatooine por Obi-Wan Kenobi, que aparece observando-o de longe na prévia. Apesar da distância, o Jedi sempre se manteve em alerta para proteger Luke, mesmo que o tio da criança, Owen Lars, tenha impedido que ambos tivessem qualquer tipo de relação próxima.

Claro que a presença do menino Luke pode não ser o grande foco da trama, mas sua presença é importante para o arco do próprio Kenobi, já que ele faz de tudo para manter a segurança do garoto. Divergências a respeito do assunto à parte, podemos esperar ao menos algum aspecto da infância de Luke na série.

Imagem de capa do item

O exílio de Obi-Wan Kenobi e dos Jedi sobreviventes

Na produção, veremos Obi-Wan Kenobi exilado. Isso porque, após os eventos brutais da Ordem 66, que culminou no extermínio da Ordem Jedi nas Guerras Clônicas, os poucos sobreviventes precisaram se esconder para não serem capturados e mortos.

“A luta acabou. Nós perdemos. Fique escondido” são as primeiras frases narradas no trailer, o que ressoa o aviso de Obi-Wan a todos os jedi sobreviventes após a guerra. Assim, há a possibilidade da série abordar um pouco mais sobre o momento através de flashbacks ou menções, por exemplo.

Vale ressaltar que, além de Kenobi, Ahsoka Tano também conseguiu sair ilesa da Ordem 66. A personagem já apareceu em sua versão live-action, vivida pela atriz Rosario Dawson, nas séries The Mandalorian e O Livro de Boba Fett. Além de Tano, o Mestre Yoda e o jovem Caleb Dume também foram grandes sobreviventes do evento.

Imagem de capa do item

Caçadores de Jedi à solta

Complementando o item anterior, outro evento que a nova série de Star Wars deve mostrar é a caçada dos Inquisidores por Jedi exilados. Sabemos que, apesar do extermínio da Ordem Jedi, alguns conseguiram sobreviver. Em vista disso, podemos esperar para ver uma intensa investida dos Inquisidores, sob o comando de Darth Vader, em busca daqueles que restaram, especialmente o próprio Obi-Wan Kenobi.

O grupo foi muito presente nos livros, quadrinhos, na animação Star Wars: Rebels e no jogo Star Wars Jedi: Fallen Order, logo sua estreia em live-action é bastante aguardada. É provável que, além da presença do alter-ego vilanesco de Anakin Skywalker, o grupo seja a maior ameaça da trama. Afinal, os vilões, liderados pelo Grande Inquisidor, prometem transformar o exílio de Kenobi em um verdadeiro inferno.

Imagem de capa do item

Além de Tatooine

Mesmo que Tatooine tenha sua devida importância na trama, o trailer da série mostrou que a história irá além do planeta arenoso. Em certos momentos, vemos um local bem diferente, repleto de luzes neon e com um aspecto moderno, o que pode indicar um ponto relevante no enredo, já que Kenobi aparece no cenário.

O lugar em questão é o planeta Daiyu, uma locação inédita no universo live-action de Star Wars. Mas o que vai fazer com que Kenobi saia de Tatooine? Estaria ele tentando atrair os Inquisidores para longe de Luke Skywalker? Alguns fãs andam especulando sobre um possível envolvimento de sua irmã, a jovem Leia Organa. Será?

Imagem de capa do item

A ascensão de Darth Vader

Além do retorno de McGregor como Kenobi, os fãs estão ansiosos pela volta de Hayden Christensen como Anakin Skywalker, ou melhor, o icônico vilão Darth Vader. O arco do personagem ainda é um segredo, mas certamente veremos os avanços do lado sombrio da Força pela galáxia e o aumento do poder do Império.

Vale lembrar que, neste período, Vader está começando sua jornada como o braço direito do Imperador Palpatine, mas não há indícios de que teremos a dupla reunida novamente. Também há a possibilidade da série mostrar o vilão em sua Câmara de Meditação, local onde ele pode retirar o capacete sem grandes problemas.

Imagem de capa do item

Kenobi vs Vader

Star Wars utiliza bastante da nostalgia para traçar alguns paralelos com outras produções de seu universo. Portanto, o reencontro entre Obi-Wan Kenobi e Darth Vader é uma peça que faz parte deste novo tabuleiro, já que até mesmo uma das artes conceituais da série indica um embate entre a dupla.

A relação entre mestre e ex-pupilo é uma das mais significativas no cânone, abrindo espaço para um novo confronto entre ambos na produção do Disney+.

Imagem de capa do item

O retorno de Darth Maul?

Em Star Wars: Rebels, há um confronto emblemático entre Obi-Wan Kenobi e Darth Maul. A dupla já tinha uma história bastante conflituosa e, apesar de ter sido dado como morto em Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, o sith retornou ao universo galáctico na série animada Star Wars: The Clone Wars. Mas foi apenas em Rebels que Maul investiu, de fato, em seu objetivo de matar Kenobi, o que acabou culminando no duelo mortal entre os dois.

Durante o período em que a nova série do Disney+ se passa, o antigo sith está comandando uma organização criminosa. Neste momento, ele está convencido que seu antigo rival foi morto durante a Ordem 66 e só descobre seu paradeiro durante Rebels, pouco antes de seu duelo contra Kenobi.

Caso a trama se estenda por vários anos, existe a possibilidade de que esta luta seja contada mais uma vez, agora em live-action. Claro que ainda estamos apenas no âmbito das teorias, mas alguns fãs andam especulando sobre o retorno do antagonista.

E aí, o que você acha que Obi-Wan Kenobi vai mostrar ao longo de seus episódios? Conte nos comentários!