Os 10 melhores filmes da Netflix em 2020

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes da Netflix em 2020

Por Gus Fiaux

Em um ano caótico e zoneado como 2020, quem saiu no lucro foram justamente as empresas de streaming, que puderam aproveitar a lacuna deixada pela falta de filmes nos cinemas para fazer lançamentos cada vez mais imponentes e ousados. Nesse sentido, a Netflix se mostrou uma verdadeira campeã.

Desde filmes de ação frenética a dramas biográficos e suspenses psicodélicos, o ano foi muito produtivo no que diz respeito às produções originais da empresa. E é por isso que resolvemos listar aqui os 10 melhores filmes originais da Netflix em 2020, para você poder ver o que ainda não viu até o fim do ano!

Imagem de capa do item

Estou Pensando em Acabar com Tudo (I'm Thinking of Ending Things)

Bem conhecido por seu trabalho como roteirista de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Charlie Kaupfman ousou na direção este ano com Estou Pensando em Acabar com Tudo, um filme único em sua proposta que mistura elementos de drama, fantasia e até mesmo horror existencial.

Definir a história desse filme é um trabalho bem difícil. Tudo começa quando um homem vai com sua namorada até a casa dos pais, para poder apresentá-la a eles. A partir daí, os eventos se desenrolam em uma espiral de insanidade e psicodelismo. Destaque para a presença de atores de peso, como Jessie Buckley, Jesse Plemmons e Toni Collette.

Imagem de capa do item

Power (Project Power)

Se teve um gênero no qual a Netflix apostou ferrenhamente em 2020, certamente foi a ação. Tivemos filmes para todos os gostos e com propostas bem diferentes entre si. Um dos que mais nos marcou foi Power, o longa de "super-heróis" protagonizado por Jamie Foxx e Joseph Gordon Levitt.

No mundo do filme, há uma droga em circulação que garante aos seus usuários habilidades únicas. Com a substância se espalhando rapidamente, vemos a colisão entre um policial, uma jovem garota e um veterano do exército que estão cada vez mais ligados à misteriosa droga. O filme é dos mesmos diretores de Nerve: Um Jogo Sem Regras.

Imagem de capa do item

The Old Guard

Por falar em filmes de "super-heróis", não podemos esquecer também de The Old Guard, longa de ação dirigido por Gina Prince-Bythewood e inspirado nas HQs de Greg Rucka (que também assina o roteiro, adaptando sua própria obra original).

Na história do filme, acompanhamos um grupo de guerreiros imortais que vivem há centenas de anos e possuem dons regenerativos, conforme uma grande conspiração se desenrola, podendo representar o fim dessa equipe. O longa conta com Charlize Theron, Kiki Layne e Chiwetel Ejiofor e traz algumas cenas de ação bem empolgantes e divertidas.

Imagem de capa do item

Resgate (Extraction)

Após dirigirem um filme tão grandioso quanto Vingadores: Ultimato, os Irmãos Russo estão de olho em projetos novos e inspiradores. Aqui, eles produzem o longa Resgate, que foi o primeiro de uma nova franquia exclusiva da plataforma de streaming, com mais lançamentos já anunciados.

O longa traz Chris Hemsworth no papel principal e é o tipo de filme de ação que não economiza nas cenas de pancadaria e explosões. Na trama, um mercenário letal embarca na missão mais perigosa de sua vida ao ser contratado para resgatar o filho sequestrado de um poderoso traficante indiano. Uma experiência eletrizante e cheia de sequências de tirar o fôlego.

Imagem de capa do item

Você Nem Imagina (The Half of It)

Quem olha de longe para os filmes teen da Netflix pode ficar com receio de dar uma chance para Você Nem Imagina (afinal, basta ver franquias como A Barraca do Beijo para ficar com o pé atrás). Ainda assim, o longa de 2020 é um projeto bem especial, que foge de vários clichês.

Na trama, seguimos Ellie Chu, uma garota que vive infeliz em uma cidade pequena no interior dos EUA, e que se envolve em uma confusão ao ajudar um amigo a escrever cartas para uma menina da escola. É um filme extremamente sensível e cativante, que nos conquista por sua trama envolvendo a descoberta da sexualidade e o amadurecimento.

Imagem de capa do item

O Diabo de Cada Dia (The Devil All the Time)

Baseado no livro O Mal Nosso de Cada Dia de David Ray Pollock, o longa O Diabo de Cada Dia é uma análise bem interessante sobre como a humanidade está destinada a viver em um ciclo de morte, violência e destruição para sempre, sem ter nenhuma perspectiva de mudança até o fim dos dias.

Misturando thriller psicológico com elementos de horror, o filme segue um jovem rapaz que vê o mundo ao seu redor desmoronando desde que era apenas uma criança. O filme possui um cinismo absoluto e uma história imprevisível, além de ter um dos maiores elencos do ano, com Robert Pattinson, Riley Keough, Sebastian Stan, Eliza Scanlen e Tom Holland.

Imagem de capa do item

Mank

Após ter feito uma obra bem consolidada na plataforma de streaming com a série Mindhunter, o diretor David Fincher retorna aos longas-metragens para produzir um de seus filmes mais singelos, a biografia Mank, que aborda a vida de Herman Mankiewicz, o roteirista de Cidadão Kane.

O filme acerta justamente por retratar a fragilidade de um homem com seus próprios problemas e medos, ao mesmo tempo em que trabalha toda a logística da Era de Ouro de Hollywood e a produção tumultuada do filme, além de nos mostrar como Orson Welles não foi o único responsável pelo sucesso de um dos maiores clássicos do cinema mundial.

Imagem de capa do item

Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7)

Um roteirista espetacular, Aaron Sorkin assume mais uma vez a carreira de diretor em Os 7 de Chicago, um drama de tribunal que carrega todos os traços mais autênticos do artista, como os diálogos inteligentes e um desenvolvimento de personagens sem igual.

O filme se passa em 1968 e segue um grupo de protestantes contra a guerra do Vietnã que estão sendo julgados por incitar rebelião na população. O longa ganha ainda mais força quando analisamos seu elenco, composto por nomes como Sacha Baron Cohen, Yahya Abdul-Mateen II, Joseph Gordon Levitt e Michael Keaton, entre outros.

Imagem de capa do item

A Voz Suprema do Blues (Ma Rainey's Black Bottom)

Baseado na peça homônima, A Voz Suprema do Blues é uma cinebiografia como nenhuma outra. Ambientado nos anos 20, o filme explora a vida de Ma Rainey, a lendária estrela do blues nos Estados Unidos, enquanto ela participa de sessões de gravação em estúdio.

O filme é abrilhantado pela performance estrondosa de Viola Davis no papel central, além de contar com Chadwick Boseman em seu último papel, lançado após seu falecimento. É um longa espetacular e emocional, que tenta fazer algo a mais com um gênero que está sendo bem saturado nos últimos anos, as cinebiografias de astros e estrelas da música.

Imagem de capa do item

Destacamento Blood (Da 5 Bloods)

Um dos grandes diretores de peso da atualidade, Spike Lee é bem conhecido por seus filmes extremamente políticos e repletos de subtextos e discussões raciais. Destacamento Blood não foge à regra, entregando um longa especial e que também conta com Chadwick Boseman em seu elenco.

Aqui, vemos quatro veteranos de guerra voltando ao Vietnã para buscar um tesouro escondido. O filme traz um grande debate sobre a cultura bélica norte-americana, o racismo institucional e as relações afetivas na masculinidade negra. É um baita filme e que certamente deveria render ao menos a indicação ao Oscar de Melhor Ator para Delroy Lindo.